Blog

Personalização
2 de setembro de 2010
7 estratégias para você se tornar um mestre na comunicação
8 de setembro de 2010

Todas as desculpas são iguais

Cinco pássaros estavam em um telhado observando a natureza, de repente três deles tomam a decisão de sair voando, quantos pássaros restaram no telhado?
A maioria das pessoas responderia sem pestanejar que restaram dois pássaros.

E se eu disser que restaram cinco! Uau, esse cara deve estar maluco ou não sabe contar. Posso te dizer com certeza que eu não estou maluco e ainda sei contar. Vamos lá, me deixa explicar: Os cinco pássaros tomaram a decisão, mas não fizeram nada a respeito, só tomaram a decisão.

Quantas pessoas tomam a decisão de parar de fumar, emagrecer, fazer exercícios, mas não fazem nada a respeito. Esse é um ponto muito importante. Todas as pessoas de sucesso que conheço tomam decisões rapidamente e entram em ação mais rápido ainda. Tem uma frase que diz “decisão sem ação é como um caminhão sem tração”, achei fantástico quando ouvi pela primeira vez. Somente decidir não pode te levar muito longe, é preciso fazer algo a respeito.

Pense no que pode estar impedindo você de entrar em ação imediatamente. Muitas pessoas criam uma série de desculpas para não fazer as coisas. Algumas são verdadeiras especialistas em dar desculpas. Você pergunta por que ela chegou atrasada e lá vem um monte de desculpas, pergunta por que não foi à academia, e lá vem mais uma lista de desculpas.

As desculpas que você cria para os outros podem estar te impedindo de alcançar aquilo que quer em sua vida. Por isso a dica que dou é: se você quer que as coisas aconteçam pare de comprar suas próprias desculpas. As pessoas só vão acreditar em você se você vendê-las muito bem, sabia?

Recentemente li em uma revista o pedido de um empresário. O pedido era que o governo baixasse os juros, que o dólar subisse e que os políticos corruptos fossem presos. Se isso realmente acontecesse, aí sim sua empresa poderia sair do buraco. Lembre-se: todas as desculpas são sempre iguais. Elas fazem uma única coisa, impedem você de alcançar seus objetivos. Não coloque a culpa naquilo que você não pode mudar. O único responsável por seu sucesso é você mesmo!

Portanto decida vencer. Mude, faça alguma coisa a respeito, pois quando você dá o primeiro passo o universo começa a conspirar a seu favor e as coisas tendem a se realizar com mais facilidade. Estou aqui torcendo por você!

O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

7 Comentários

  1. cida disse:

    gostei muito dar desculpas so prejudica a gente temos que assumir e nao ficar dando deculpas

  2. delziane disse:

    Gostei muito , as vezes precisamos tomar decisões e decisões que não venham o arrependimento. Em muitas situações colocamos a desculpa a nossa frente , sendo que na maioria das empresas quando damos uma desculpa seja verdade ou não o empregsdor já começa a desconsiderar o seu trabalho. Por isso é empregado tem que tentar ser 100%.

    • Delziane,

      Dar desculpas só prejudica uma pessoa você mesmo. Por isso, é fundamental para de tentar justificar as coisas que não podem ser justificadas como; não tenho tempo, dinheiro ou sou jovem / velho demais para fazer alguma coisa.

      Forte abraço

  3. Pessoal, obrigado pelos feedbacks. Meu objetivo sempre foi o de inspirar as pessoas a entrarem em ação. Continuem participando. Mandem dicas ou sugestões de temas que querem que eu escreva.

    forte abraço

  4. Salma Veiga. disse:

    Gostei dessa reortagem,achei que ela me levou a cocluir,
    que o cliente também inventa desculpas para não comprar.
    E as vezes procuramos desculpas para não atende-los,pois sabemos, como esse cliente age conosco.
    Parabens pela reportagem.

  5. Leandro disse:

    Belo post, parabéns.

  6. Renato Souza disse:

    Bom dia, caros.

    Gostei muito do que acabei de ler, posso afirmar que nunca paraei para pensar desta maneira e acho que agora pensarei mais
    a respeito de falar e agir.

    Parabéns a todos um abraço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *