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Aprenda a Gerenciar sua Vida Antes de Gerenciar a Vida de Outras Pessoas

Você já reparou quanto tempo nós perdemos tentando resolver os problemas alheios?

 

Conversas de bebedouro, fofoca nos corredores da empresa, comentários sobre como está o desempenho do colega, são comuns no mundo corporativo.

Não quero dizer com isso que o universo empresarial é um antro de fofocas e criticas, até porque o que fazemos na empresa é o reflexo do que somos e fazemos frequentemente em nossa vida cotidiana.

Ninguém é um santo em casa e fica na empresa criando intrigas e procurando defeitos nas outras pessoas.

Eu compreendo que muitas vezes, temos “intenções positivas”, quando criticamos alguém.

Imaginamos que com nossa “grande sabedoria” podemos mostrar o problema, e em seguida oferecer o melhor conselho ao “pobre coitado”, que não foi abençoado com nossa genialidade para solucionar uma situação difícil.

Muitos usam a desculpa do; posso fazer uma critica construtiva?

Que de construtiva não tem nada!

Saiba que enquanto ficamos procurando os erros e defeitos em alguém, estamos nos esquecemos que também temos problemas, e somos sujeitos a errar.

Recentemente ouvi uma frase sobre o porque as pessoas se casam e porque elas se separam, era algo como; “as pessoas se casam porque enxergam as coisas boas que o outro faz, e se separam, porque só consegue enxergar as coisas erradas que o outro faz”.

Enxergar o problema nos outros é muito mais fácil, porém, não é garantia de que você terá um relacionamento duradouro.

No mundo empresarial é a mesma coisa, comece a criticar ou enxergar os defeitos nos companheiros de trabalho, seja o sabidão para dar sua opinião quando ninguém pede, diga que tem a resposta para o problema, e você os verá se afastando como o diabo foge da cruz.

Tenha a consciência de que muitas vezes o problema dos outros tem haver com uma visão equivocada da situação.

Talvez, você descubra que precisa cuidar primeiro dos seus próprios problemas, antes de querer cuidar da vida alheia. Pare de tentar fazer com as pessoas aceitem o seu mapa de mundo.

As maiores habilidades dos grandes líderes é a empatia e a capacidade de ouvir o outro sem julgar ou criticar.

Às vezes, a única coisa que a pessoa quer, é poder se abrir com alguém, sem ter que ser julgada ou ter que ouvir sermões a respeito de como ela deveria viver a sua vida.

A verdade é que boa parte das pessoas sabe exatamente como você deve viver a sua vida melhor do que elas mesmas sabem cuidar da própria vida.

Portanto, nada de ficar dizendo; “Eu já passei por isso”, “Eu sei como resolver”. “Faça isso ou aquilo”. Ninguém precisa de alguém dizendo; “Eu sei como resolver o seu problema”, ao invés disso, aprenda a ouvir verdadeiramente o outro, pergunte se essa pessoa precisa de ajuda e se quer alguma sugestão.

Na maioria das vezes já é suficiente para mudar completamente um estado emocional fragilizado em um estado mais fortalecedor.

Em outras palavras, aprenda a gerenciar (e cuidar) da sua vida antes de tentar de gerenciar a vida de outras pessoas.

E então, o que acha disso? Deixe um comentário.

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

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