Blog

Coisas incríveis que as pessoas podem fazer
11 de janeiro de 2011
Que estratégia você usa para ser feliz?
13 de janeiro de 2011

Essa é a Maneira Certa de Pensar Para Vencer o Medo do Fracasso

Eu quero começar esse artigo fazendo uma pergunta ousada pra você…

O que você faria se soubesse que não pode fracassar?

Hum….Que tipo de pergunta é essa? você pode estar pensando…

Como assim o que faria? Não fracassar?  Ou talvez tenha afirmado logo de cara – Não tem jeito, mais cedo ou mais tarde TODO MUNDO fracassa. Certo?

Sob certo ponto de vista você está certo. É muito provável que você e boa parte dos habitantes desse planeta já tenham passado por momentos onde os resultados ficaram muito aquém do que esperavam.

Momentos em que qualquer um fica com aquela sensação de vazio, de que faltou competência ou persistência para continuar até conseguir.

Você não pensa assim quando falha? Não? Ótimo!!!

Assim como você, alguns poucos bem aventurados descobriram como lidar com os próprios erros, ou com um retumbante “fracasso”.

Quem são as pessoas que conseguiram virar o jogo mesmo depois que “o destino” mostrava que eles não seriam bem sucedidos?

Alguns exemplos conhecidos são; Soichiro Honda, O fundador da Honda Motors, Thomas Edison, o Inventor da lâmpada elétrica e Silvester Stallone, ator da série Rocky e Rambo.

O que eles têm em comum?

A capacidade de dar um novo significado à palavra fracasso.

Pra começar, o norte americano Silvester Stallone, conta que após escrever o roteiro de Rocky, um lutador, procurou incansavelmente estúdios e produtores para financiarem o filme, mas ninguém se interessou.

Alguns (poucos) se interessaram apenas pelo roteiro, mas Stallone não abria mão de interpretar o papel principal. Ele sabia que se conseguisse realizar o filme, sua vida mudaria.

E não deu outra, depois de muita insistência por parte de Stallone, um pequeno estúdio resolveu investir na produção do filme e o resto você já sabe.

Rocky ganhou o Oscar de melhor filme e catapultou Stallone ao estrelato. Depois disso vieram várias continuações, além de outras com o personagem Rambo.

O Japonês Soichiro Honda começou sua carreira construindo pequenos motores para motocicletas.

Sua competência o fez crescer rapidamente, mas quando a guerra começou, ele teve sua fábrica completamente destruída por um bombardeio. Bem…

Você deve imaginar porque ainda hoje a Honda Motors é uma das maiores empresas do mundo.

Simplesmente porque Soichiro Honda não se deixou abater por causa do que aconteceu.

Ele reconstruiu sua fábrica e a fez crescer ainda mais. Fracassar não constava no dicionário do Sr. Honda.

É muito provável que ele já tinha como filosofia de vida a frase;

Não importa o que acontece com você. O que importa é o que você faz com o que acontece com você.

O inventor norte americano Thomas Alva Edison costumava dizer que não fracassava, mas que estava sempre aprendendo. 

Quando disseram que ele havia fracassado duas mil vezes antes de descobrir como fazer funcionar a lâmpada incandescente, ele respondeu… “Eu não fracassei, apenas descobri duas mil formas da lâmpada não funcionar”.

Suas muitas e frustradas tentativas não o abateram, e com isso, Edison já adiantava uma das pressuposições da programação neurolinguística que diz; “não existe fracasso, apenas feedback”. Ou seja, estamos sempre aprendendo.

Que ótima maneira de pensar!

Por que será que todos nós não fomos ensinados a pensar assim? Por que não podemos simplesmente seguir em frente quando tropeçamos, assim como fazem as crianças?

No mundo competitivo em que vivemos, precisamos ESTAR CERTOS o tempo inteiro, e isso não nos dá espaço para errar.

Qualquer erro pode ser fatal. Bem… O fato é que se você não pode fracassar, vai se arriscar muito pouco e ficar torcendo para que as coisas não mudem tão rápido.

O que tenho a dizer a esse respeito é que não importa qual é o seu objetivo, se você realmente ACREDITA que vai alcançá-lo, nada (NINGUÉM) será capaz de impedir você de atingir aquilo que deseja.

Tenha flexibilidade para aprender a mudar sua mente quando as coisas não derem certo, mas não deixe de arriscar.

Você só irá fracassar se aceitar uma falha como algo definitivo, mas se souber usar a experiência para aprender, tenho certeza de que irá voar cada vez mais alto.

Essa é a maneira certa de pensar para vencer o medo do fracasso

Sabendo que não existe fracasso, quais serão suas novas metas e objetivos a partir de agora? O que você vai fazer para alcançar tudo aquilo que deseja?

Um Forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *