Blog

Você aprende com seus erros?
14 de abril de 2011
Como Vencer o Medo de Cometer Erros
27 de abril de 2011

O Desafio da Auto-Motivação

Um dos maiores desafios que tenho enfrentado ao final de cada uma de minhas palestras, é o de comunicar ao público que “não basta sair dali motivado”. É preciso buscar a motivação constantemente. Explico que a motivação não é uma vacina que se toma e pronto! Se nada for feito, é quase certo de que na semana seguinte, o mesmo padrão de pensamento de antes da palestra volte a reinar, e com ele, as mesmas velhas atitudes. É preciso tomar consciência de que estar motivado requer esforço, exige que você tenha tomado a decisão de se comprometer consigo mesmo, com seus resultados e com a realização daquilo que quer para sua vida.

 

Talvez você já tenha assistido a algumas palestras, mas não sentiu uma mudança efetiva em sua vida. É por isso que resolvi escrever esse artigo, para dizer que a responsabilidade é sua. Mas calma, manter a chama acessa pode ser mais fácil do que você imagina. O novo livro do escritor Dan Pink – Motivação 3.0, fala sobre o que realmente motiva as pessoas. Ele destaca três pontos fundamentais, são eles; Autonomia, Maestria e Propósito.

Pesquisas recentes mostram que as pessoas ficam mais motivadas quando sentem que aquilo que estão fazendo, é o resultado de uma INICIATIVA própria. Não é de estranhar que a quantidade de empreendedores esteja aumentando cada vez mais no Brasil, e por outro lado há o aumento da desmotivação de equipes quando são lideradas por gerentes autoritários.  O segundo ponto diz respeito à maestria que só é conquistada com a repetição sistemática de ações que o levem a ser o melhor naquilo que faz. Buscar a MAESTRIA, portanto, motiva as pessoas. E por fim, ter um PROPÓSITO. Ter um propósito ou missão pessoal é o motor da motivação, e provavelmente é a palavra que mais se aproxima do sentimento de vibração e energia que as pessoas sentem quando tem a visão do que vieram fazer nesse mundo. Eu descobri que o que me mantém motivado é o fato de ter clareza a respeito da minha missão pessoal, que é inspirar as pessoas a se sentirem mais motivadas e dispostas a viver em alto desempenho, conseguindo assim melhores resultados em suas vidas e carreiras.

 

Infelizmente a maioria das pessoas ainda está lutando para se manterem em seus empregos. Sem se importar se estão ou não realizando algo grandioso em suas vidas, contanto que o dinheiro entre na conta no começo de cada mês. O que fazer? Em primeiro lugar, você precisa, como disse no começo desse artigo, tomar a decisão de se comprometer, de mudar, de fazer melhor do que está fazendo hoje. Procure entender a visão e a missão da empresa que trabalha e descubra se estão alinhadas com seus valores pessoas. Descubra como pode gerar mais valor dentro da empresa.  Converse com seu chefe… Converse com as pessoas… Trabalhe para ser o melhor naquilo que faz, e finalmente, encontre um tempo em sua agenda para pensar a respeito do que realmente move você. Quais são seus gostos? O que você faria de graça e sem reclamar? Qual é a sua causa? Você tem uma? As respostas a essas perguntas podem levar você a uma nova maneira de enxergar aquilo que faz, e, como consequência disso, fazer com que você se sinta com mais energia e motivação para elevar seus resultados a outro nível.

 

Pense nisso!

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *