Blog

Superação: Você Está No Caminho Certo?
13 de abril de 2011
O Desafio da Auto-Motivação
26 de abril de 2011

Você aprende com seus erros?

Algo deu errado naquele projeto que você e um colega trabalhavam há semanas, e a primeira coisa que você fez foi olhar para o camarada e pensar, “A culpa é dele que não fez o que precisava ser feito”. Afinal, você chegou cedo todos os dias, deu o melhor de si, e o infeliz fez besteira e estragou todo o trabalho feito com sangue, suor e lágrimas (às vezes sem tanto sangue assim). Mas o fato é que a culpa não é sua, certo?…Ou é? Será que dava para ter feito alguma coisa? Será que você poderia ter ajudado esse “pobre coitado” que não sabe o que faz? Bem… Eu acredito que sempre é possível fazer algo diferente do que já foi feito, às vezes por questão de detalhes falhamos e isso não deve ser o fim do mundo.

 

Ao perceber o erro de alguém, ou até mesmo o seu próprio. Você precisa se perguntar duas coisas; Essa pessoa deu o melhor de si? Ele aprendeu com os próprios erros? Muitas vezes, os erros são como alavancas que nos ajudam a criar novas alternativas e superar obstáculos imaginados intransponíveis. O maior empreendedor do século XX, Walt Disney, cometeu muitos erros na carreira, justamente quando começava a decolar, cometeu o erro de não ler um contrato direito e acabou perdendo os direitos do Coelho Oswald, sua maior fonte de renda na época. Mas Disney não se deu tempo para lamentações, e teve a idéia de criar aquele que seria o personagem mais famoso do mundo, o camundongo Mickey Mouse.

 

Os grandes empreendedores e visionários erram muito mais do que acertam, mas a diferença é que eles focalizam mais os acertos do que os erros. Aquele que não está disposto a errar, também não está disposto a vencer. Se você quer fazer alguma coisa, se tem um sonho engavetado, se todo mundo acha que sua idéia é maluca, esse pode ser um grande motivo para você perder o medo de errar e tentar. Lembre-se que você só precisa acertar uma única vez.

 

Um forte abraço e sucesso!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *