Blog

Não desista até alcançar o sim
14 de setembro de 2012
Decifra-me ou devoro-te
18 de setembro de 2012

Coaching Express: Como Ser Um Ninja da Produtividade

Boa parte das pessoas tem se sentido atordoada e estressada com a imensa quantidade de coisas que precisam gerenciar no dia a dia. São dezenas, às vezes, centenas de e-mails que pipocam todos o dias em suas caixas postais, além do número gigantesco de informações que tem que digerir através da mídia, tarefas que precisam realizar e projetos que precisam finalizar.

O mais incrível é que mesmo com toda essa avalanche de informação, algumas pessoas conseguem produzir muito, enquanto outras,  sentem-se como aqueles carrinhos de batida dos parques de diversão, indo de um lado para o outro,  sem direção e sem foco.

Muitas vezes, essas pessoas ficam apagando incêndios e atendendo urgências porque não aprenderam a focalizar suas mentes para fazer as coisas acontecerem. O acúmulo de tarefas para fazer tem a ver com as interrupções diárias que todos sofremos.

Um dos grandes desafios que todos nós enfrentamos é justamente de conseguir manter o foco e sermos produtivos, até porque, não dá mais para se isolar do mundo.  É claro que também somos nossos próprios inimigos quando se trata de interrupção.

Vai me dizer que de quando em quando você não dá uma olhadinha no Facebook para ver as novidades, navega na Internet em sites de fofocas, esportes e etc? Seu programa de e-mails fica sempre aberto? Esse pode ser um dos motivos da falta de produtividade.

Não se preocupe, eu também já fui assim, e tinha sempre essa sensação de trabalhar muito e ver pouco resultado.  Mas felizmente consegui mudar essa realidade. Você já deve ter lido alguma coisa que escrevi em meu blog, pois sou um entusiasta de estratégias de produtividade.

Atualmente  estou lendo um livro chamado: How to be a Productivity Ninja: Worry Less, Achieve More and Love What You Do  escrito por Grahan Allcot dono da empresa Think Productive. Ser um Ninja da produtividade sempre foi meu sonho de consumo, e esse livro veio bem a calhar.

Uma das coisas que mais gostei,  foi que ao invés de ficar gerenciando o tempo, o melhor é você aprender a gerenciar seu foco.

O cérebro humano tem um pequeno problema com interrupção, toda vez que somos interrompidos gastamos cerca de 28 minutos para nos concentrarmos novamente naquilo que estávamos fazendo.

Pelo simples fato de que “o mundo” está o tempo todo tentando roubar nossa atenção, é o que chamo de interrupção involuntária, E-mails que chegam a todo o momento, telefone que toca, reuniões e etc.

Para ser mais produtivo você precisa aprender a ser mais focado e parar de ser interrompido(a). O cérebro humano tem um pequeno problema com interrupção, toda vez que somos interrompidos, o que nos dias de hoje,  acontece, em média,  a cada 7 minutos, gastamos cerca de 28 minutos para nos concentrarmos novamente naquilo que estávamos fazendo. Isso explica porque não terminamos quase nada,  e ainda assim,  nos sentimos exaustos com o trabalho.

Eu criei um infográfico GRATUITO com 12 atitudes que podem te ajudar a ser mais produtivo!

Mas como terminar aquilo que estamos fazendo se somos interrompidos o tempo inteiro? Minha dica é que você crie mini metas de 7 minutos. Você precisa realizar alguma coisa antes que seja interrompido. Parece loucura, mas certa vez,  participei de um curso em que o palestrante nos deu 1 minuto para criar uma meta que fosse realizada em apenas 1 minuto. 1 minuto? Isso não dá tempo de fazer nada, pensei. Bobagem, troquei 3 cartões com pessoas na sala. Pouco tempo para executar não nos dá outra escolha a não ser muuuuito objetivo. Ter foco total!

Nada é tão difícil que com o foco correto e boa vontade,  não possa ser realizado.

Forte abraço e sucesso sempre!

Quer descobrir como criar senso de urgência na sua equipe? Entre em contato no formulário abaixo e veja como uma palestra motivacional para suas equipe pode fazer a diferença em seus resultados.

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *