Blog

O comprometimento necessário para vencer
28 de setembro de 2012
A primeira impressão é a que fica
1 de outubro de 2012

Coaching Express: Como um Diário de Bordo Aumentou Minha Produtividade

Continuando nossa série de Coaching Express, hoje eu quero compartilhar  com você mais uma estratégia para manter o FOCO e aumentar a PRODUTIVIDADE.

Tenho usado há cerca de 1 mês  um Log Book ou diário de bordo, que  é um desses cadernos utilizados pelos aviadores para anotar suas rotas e horários de voos. A dica veio do livro “Steal Like An Artist” de Austin Kleon.

E desde então,  tenho anotado tudo aquilo que faço em um dia com o tempo que  levou cada tarefa. Parece coisa de maluco, ficar anotando cada minuto do dia (e é!), mas o fato é que isso gerou resultados incríveis, principalmente no meu foco e na importância em que cada coisa acontece.

Você também pode usar um diário de bordo para aumentar sua produtividade. Abaixo destaco 3 passos fundamentais para ver seu rendimento aumentar e ainda sobrar tempo para jogar vídeo game com seu filho, se você tiver um.

PASSO 1 – DEFINA CLARAMENTE QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS

Meus cabelos estão ficando brancos de tanto que já escrevi sobre a importância de estabelecer metas claras para sua vida. Nesse caso específico, a meta é estabelecer objetivos e tarefas para um dia.

Isso deve ser feito na noite anterior, ou pelo menos antes de qualquer coisa que você vá fazer no dia. Escreva tudo aquilo que precisa fazer, em especial aquilo que é IMPORTANTE  fazer, não fique preso somente às tarefas que precisa realizar hoje. Escreva essas tarefas em seu diário de bordo ou agenda. Feito isso, vá para o passo 2.

PASSO 2 – UTILIZE UM CRONOMETRO PARA MARCAR O TEMPO.

Existem várias maneiras de marcar o tempo, seja através do seu relógio de pulso ou do cronometro que praticamente todo Smartphone tem. Eu, como já escrevi aqui no blog, uso o Focus Booster, que é um marcador de tempo, que possibilita que você mantenha o foco durante um certo período de tempo, evitando assim,  perder tempo com distrações e interrupções que sempre acontecem no dia a dia.

Leia o artigo clicando aqui e descubra como utilizá-lo. Independente disso, determine um período de tempo que precisa para realizar cada tarefa  e em seguida vá ao passo 3.

PASSO 3 – ANOTE O TEMPO EM SEU DIÁRIO DE BORDO

Em essência é muito fácil fazer isso, mas requer disciplina para fazer isso de forma continua. Minha estratégia é, ao invés de escrever o que preciso fazer em uma agenda, eu já coloco no próprio Log Book, (pode ser um caderno comum), assim quando defino o que tenho que fazer, ligo o Focus Booster e começo a tarefa, quando se passa os 25 minutos do contador,  eu sei quanto tempo gastei na tarefa até ali.

Caso eu precise de mais tempo concentrado, deixo passar o 5 minutos de descanso (aproveito para levantar e alongar) e recomeço para mais 25 minutos. Estou usando essa estratégia nesse exato momento para escrever esse post.

Você verá que ao saber onde está gastando seu tempo, poderá controlar melhor aonde está desperdiçando seus valiosos minutos.  Eu reduzi em mais de 50% o tempo desperdiçado navegando na internet com esse método, e espero que você também possa tirar proveito dessa dica.

Forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *