Blog

Como transformar frustração em inspiração
15 de agosto de 2013
REVELADA: A Estratégia Que Faltava Para Você Alcançar O Sucesso Que Deseja
20 de setembro de 2013

Como Se Manter MOTIVADO Mesmo Quando as Coisas não Acontecem Como Queremos

Você já se sentiu desanimado por não ter conseguido realizar um projeto? Ficou envergonhado quando percebeu que a dieta foi por água abaixo depois  que  cedeu a tentação no final de semana? Ou até mesmo, se sente frustrado por ter desistido daquelas aulas de violão, que havia prometido fazer no começo do ano?

Hummm, talvez tenha pensado  que talvez não fosse digno de realizar um sonho ou obter o corpo que desejava? Bem vindo a raça humana!

Todos nós em algum momento nos sentimos desanimados e sem forças,  quando não conseguimos finalizar um projeto ou realizar algum objetivo. Muitas vezes, vem aquela sensação de que nem vale a pena tentar.

Esse ESTADO ENFRAQUECEDOR parece surgir justamente quando mais precisamos de mais motivação e energia extra, não é mesmo?

Neste caso é preciso colocar seu FOCO naquilo que precisa ser feito e não naquilo que ainda não foi feito.

Minha experiência mostra que boa parte das pessoas desistem de seus objetivos quando estão muito próximas de alcançá-los.

Por isso, quero compartilhar com você 3 formas que eu uso para me manter motivado, mesmo quando as coisas não estão acontecendo como eu gostaria.

 

01 – PERSISTA ATÉ CONSEGUIR

Uma das coisas que aprendi em minha vida é que a MOTIVAÇÃO pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Muitos têm uma ideia maravilhosa de como vão ficar ricos, começam algum empreendimento, mas desistem nas primeiras dificuldades.

Uma das principais estratégias para se manter firme na direção da conquista dos seus objetivos é ter a capacidade de se manter motivado para não fazer como muitos fazem que é nadar, nadar e… morrer na praia.

Isso quase aconteceu comigo quando estava aprendendo a tocar violão. Os primeiros 3 meses foram terríveis, meus dedos doíam, eu só fazia barulho e nem uma música saia, mas “de repente”, comecei a tocar uma música,  e isso me inspirou a continuar. Toquei mais uma, e outra até que comecei a tocar várias músicas.

Imagine se eu tivesse desistido no primeiro ou no segundo mês, como muitos fazem? Eu jamais teria aprendido a tocar. Portanto,  manter-se focado e persista até conseguir.

 

02. PARE DE OUVIR O QUE OS OUTROS DIZEM

Isso mesmo, pare de ouvir o que as outras pessoas estão dizendo a respeito de alguma ideia que você está colocando em ação.

Evite, principalmente, aquelas pessoas negativas, e até de certa forma tóxicas. Eu costumo chamá-las de oponentes externos,  porque elas roubam toda sua ENERGIA e faz você se sentir como se tivesse tomado uma surra.

Além dessas pessoas, é preciso ficar atento às mensagens que chegam até você através da Mídia e telejornais com suas tragédias diárias que só fazem você acreditar que o mundo vai de mal a pior, e que não há nada de errado em desistir de um sonho, já que quase todos fazem isso.

Não dê ouvidos a nada e ninguém que diga que você não vai conseguir ou que não é merecedor de obter sucesso naquilo que deseja.

 

03. COMEMORE OS FRACASSOS ASSIM COMO ÀS VITÓRIAS

Umas das maneiras que descobri para me manter motivado é o de não deixar o fracasso limitar minhas ações ou me estagnar por completo.

Você pode usar a frustração como uma aliada. Ao invés, de ficar desmotivado ou irritado quando algo não aconteceu como você queria,  trabalhe mais forte ainda para aumentar sua energia e seu foco no objetivo que quer ver realizado. Eu considero o fracasso sempre como aprendizado, para melhorar da próxima vez.

Assim como os atletas de alta performance que sabem que a conquista de um resultado tem  a ver com a preparação e treinamentos diários, cada treino requer, muitas vezes, vencer pequenas limitações, e quando conseguem vencer uma limitação, sua motivação aumenta,  e com isso, você tem mais energia para a próxima etapa.

Você sabe que está na frente de um vencedor quando mesmo na derrota, ele não se deixa abater e diz; As coisas não aconteceram como eu queria, mas da próxima vez vou treinar mais para melhorar meu desempenho.

Assim deveria acontecer com todos nós. Se você fracassar, apenas diga; Obrigado pelo aprendizado, mas vou melhorar da próxima vez.

Forte abraço e sucesso sempre!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos e aproveite para comentar.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

1 Comentário

  1. LIA disse:

    Nossa bem assim mesmo…. parece q as coisas nao acontecem! E a gente fica desmotivado mesmo !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *