Blog

O Fator Decisivo Entre o Sim e o Não do Cliente
30 de março de 2017
4 Perguntas Que Todo Profissional De Eventos Deve Fazer Antes De Contratar Um Palestrante Motivacional
13 de abril de 2017

Como Criei 3 Horas a Mais por dia Utilizando a Técnica Pomodoro

Você gostaria de ter mais tempo e foco para realizar todos os seus projetos em tempo recorde?

Então leia esse artigo até o final porque eu vou te contar como um cronômetro com formato de tomate já ajudou milhares de pessoas a se tornarem mais produtivas.

Antes quero te fazer uma pergunta:

Você já teve um daqueles dias em que ficou até tarde no trabalho e mesmo assim, no final do dia, sentiu que não havia produzido nada?

É muito provável que em algum momento você já tenha sentido uma enorme frustração por ter dedicado tempo e energia, e não ver seus esforços tendo um bom resultado.

Durante muito tempo eu me senti desse jeito, começando e não terminando o que tinha começado. E além de frustrado, eu me sentia sobrecarregado mentalmente por começar projetos que nunca tinham fim.

Até que eu conheci uma estratégia muito simples de implementar chamada:  Técnica Pomodoro…

A técnica Pomodoro foi criada na década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo, e consistia em usar um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de descanso de 5 minutos. Ou seja, a cada 25 minutos de trabalho focado e dirigido, você faz uma pausa, e com isso, recupera a energia e foco para mais uma rodada de 25 minutos.

Eu comecei utilizando essa técnica em 2011, e eu me lembro que naquele ano eu lancei meu segundo livro; o Liberte seu poder pessoal, criei e produzi 4 Dvds motivacionais, e realizei 3 edições do meu seminário sobre metas; o Conquistando objetivos. E de lá pra cá, eu venho me superando ano a ano, e produzindo cada vez mais.

Para começar a usar essa técnica é muito simples, Em primeiro lugar você só precisa:

– Estabelecer uma lista de tarefas que você precisa executar. Algumas pessoas gostam de criar listas no celular, ou em algum aplicativo, eu escrevo em uma folha de papel, e funciona muito bem. Você quem sabe o que funciona melhor pra você. Segunda coisa é…

– Ajustar seu cronômetro para 25 minutos e começar a executar a tarefa imediatamente até o cronometro tocar.

– Nesse momento você faz uma pausa de 5 minutos… levante-se, beba água, vá ao banheiro e em seguida retorne para começar e terminar mais uma tarefa em uma rodada de 25 minutos.

Agora uma regra importante… se você fizer 4 rodadas de 25 minutos seguidas, o que vai dar 2 horas de trabalho concentrado…você precisa fazer uma pausa um pouco maior de no mínimo 15 e no máximo 30 minutos, ok?

Utilizar essa técnica durante meu dia de trabalho, me fez economizar pelo menos 3 horas por dia em produtividade perdida, onde eu tentava me manter focado em uma coisa, mas sem um objetivo a ser cumprido, e com isso, nada de fato acontecia.

O que achou da técnica Pomodoro? Já conhecia ou usa outra técnica ou aplicativo para controlar seu tempo produtivo?

Deixe um comentário, será um prazer responder pra você!

Um forte abraço e sucesso sempre

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *