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Os 3 Motivos Pelos Quais as Pessoas não Compram de Você

Você anda cabisbaixo porque não consegue bater seus metas de vendas, e não entende porque alguns vendedores conseguem vender, mesmo em tempos de crise, e você só recebe não?

Fique tranquilo, você não é o único vendedor a passar por isso.

A crise trás, quase sempre, grandes oportunidades para que você possa crescer como profissional, mas sempre tem uma lição que você pode receber da vida.

Comigo não foi diferente, eu não conseguia entender, porque profissionais menos experientes do que estavam trabalhando, e eu olhando os pássaros na varanda…MENTIRA!!!

Nesses últimos dois anos, eu não parei nenhum minuto de procurar pelas oportunidades e alternativas para continuar servindo meus clientes.   E justamente por não abrir mão qualidade do que ofereço, as coisas ficaram, em certos momentos, bastante difíceis, mas que me ensinaram muito a respeito de mim mesmo e do mercado em que atuo.

Eu descobri 3 motivos pelos quais as pessoas podem não querer comprar de você.

 

01- ELAS NÃO CONHECEM VOCÊ

Você já deve ter ouvido a máxima que diz: “Quem não te conhece não te compra”, certo? E é exatamente isso que acontece quando você fica abaixo do radar.

O psicólogo e pesquisador Robert B. Cialdini cita vários gatilhos mentais em seus estudos. Em uma explicação rápida, gatilhos mentais são estratégias usadas com o objetivo de persuadir as pessoas, impactando aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

O principal gatilho mental usado para combater o fator “ninguém te conhece”, é o gatilho da familiaridade. Quantas marcas são ultrafamosas e que já parecem ter ficado no inconsciente coletivo.

Você não precisa ter os bilhões usados pela Coca cola, Apple, Microsoft, Facebook para promover seus produtos e serviços. Você só precisa voar no radar das pessoas que gostaria de chamar a ATENÇÃO. Como?

A oferta é tão grande hoje em dia que colocar 2 posts por semana no Facebook não vai ajudar a alavancar sua marca.

O escritor Mike Koenigs fala sobre a Multicasting strategy, que é estar simultaneamente em diversas plataformas, que o hoje em dia estão disponibilizadas gratuitamente na Internet.

Use massivamente as redes sociais / compartilhe seu conhecimento através de artigos no seu blog ou no Twitter, grave vídeos com dicas no seu canal do Youtube, coloque posts no seu Instagram, ou de um oi no Snapchat.

Esteja em todos os lugares, seja conhecido. Essa é a melhor forma de não ser esquecido pelos seus prospectos.

 

02- ELAS NÃO CONFIAM EM VOCÊ 

A melhor maneira de fazer as pessoas confiarem em você é utilizando o gatilho da autoridade.

Você já consumiu algum produto de determina marca somente porque um amigo recomendou? É muito provável que sim. Assim como é bastante provável que mesmo já tenha recomendado a alguém que compre algo, veja um filme no cinema ou viaje para determinado lugar somente porque você gostou e recomenda isso para as pessoas.

Profissionais de Markenting Multinível fazem isso o tempo. Primeiro eles consomem os produtos de determina empresa, gostam desse produto e depois recomendam para amigos e familiares. A diferença é que nesse caso eles estão ganhando dinheiro com essas pessoas.

O ideal é que você saiba exatamente como aquele produto ou serviço vai ajudar as pessoas. Você precisa mostrar pra elas que você é uma autoridade, quem tem o conhecimento e os recursos necessários para ajudar aquela pessoa a resolver um problema específico.

 

03- ELAS NÃO GOSTAM DE VOCÊ

Não se preocupe em fazer todo mundo gostar de você. Nem Jesus conseguiu essa unanimidade. O que você precisa fazer é aprender a falar a língua do seu público alvo, escute o que eles estão dizendo, quais são suas motivações, suas necessidades.

Repita o nome das pessoas à exaustão. As pessoas adoram ouvir seu próprio nome, assim como adoram falar de seus problemas.

Quando conversar com alguém diga: e então [FULANO] conte-me mais sobre isso [PROBLEMA ESPECÍFICO], e ouça-a atentamente.

Essa é a melhor maneira de criar Rapport, que é aquela empatia instantânea que sentimos ao conversamos com alguém que nos da atenção ou se parece conosco.

Já esteve em alguma festa conversando com alguém, e depois de 5 minutos pareciam velhos amigos? Isso é muito comum acontecer, assim como aquela sensação de que você não gosta de alguém, sem mesmo ter conversado com a pessoa.

Pergunte-se; porque essa pessoa faz com que eu me senta assim?

Por fim, seja interessado nas pessoas, ao invés de interesseiro. O escritor Dale Carnegie dizia que:

Você pode fazer mais amigos em duas semanas se interessando pelas pessoas do que em dois meses tentando fazer elas se interessarem por você.

E então o que achou desse artigo? Foi útil pra você? Compartilhe em suas redes, e deixe um comentário.

Um forte abraço e sucesso sempre

Fernando Oliveira

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Coach e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

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