Blog

O que você realmente veio fazer aqui?
30 de setembro de 2007
A hora da virada
30 de outubro de 2007

Você é otimista ou entusiasta?

Outro dia fui entrevistado em um programa de tevê e o apresentador me perguntou se eu achava que o brasileiro era otimista. Respondi que de certa forma a maioria dos brasileiros possuem um grau elevado de otimismo, estamos o tempo todo dizendo como tudo vai dar certo, que as coisas vão mudar, que o governo vai realmente fazer o que promete etc e tal. Apesar de termos a fama de reclamar da situação o tempo todo.

Somos otimistas sim!

O otimismo é algo que faz parte da mentalidade do brasileiro. Porém somente ser otimista não fará grandes coisas por você. O otimista apenas olha para o céu e diz:

– Se Deus quiser tudo vai melhorar!

Tenho certeza de que ELE quer, mas a pergunta é; Você está fazendo alguma coisa para ajudá-lo a fazer com que dê certo? Não basta ser otimista é preciso ser entusiasta.

O entusiasta é alguém bem diferente do otimista. E a diferença básica entre um e outro é que o otimista acha que as coisas vão dar certo e o entusiasta faz com que as coisas dêem certo.

O entusiasta é o empresário que acorda cedo para abrir a empresa e sai tarde para fechá-la depois que todos já foram embora. É alguém que acredita no seu negócio e investe tempo e energia para ter sucesso.

O entusiasta é aquele funcionário que faz mais do que foi o pedido, é aquela pessoa que acredita que tudo pode ser melhorado. O entusiasta é aquela pessoa que acredita no futuro, mas faz alguma coisa hoje para que esse futuro se concretize.

A postura do otimista é mais reativa, a do entusiasta é pró-ativa, por isso eu disse ao final da entrevista que se você quer que algo mude radicalmente em sua vida é preciso que você seja um entusiasta de carteirinha, não aquele que vive rindo à toa, mas sim alguém que carrega dentro de si a crença de que é o único responsável por fazer as coisas darem certo.

O escritor Alemão Johann Wolfgang von Goethe, dizia – O que quer que você possa fazer ou sonhar que possa. Faço-o, coragem contém genialidade, poder e magia. Portanto comece agora!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

13 Comentários

  1. Ola! Fernando, adorei o texto, sobre tudo por que a muito tempo eu me identifico com etimologia da palavra Entusiasmos. Se observarmos a fundo todas as culturas que enfatizam-na trata da mesma abordagem a respeito daquilo que você acredita, no latim In-Tehos quer dizer “Literalmente em Deus”, no Grego Entusiasmus significa o deus que habita dentro de você, e foi como um empreendedor nato que não deixa de acreditar nos seus sonhos que eu criei minha própria marca de roupas para pessoas que acreditam e fazem seu melhor para concretizar suas metas.

    Gostaria de deixar aqui um convite para conhecerem um pouco mais da @entusiastas.store no instagram ou em nosso site http://www.entusiastas.store e gostaria que você @Fernando pudesse nos contatar por lá ou em nosso WhatsApp para presenteá-lo com uma camisa para que possa se vestir de entusiasmo e despertar o deus que existe dentro de você.

    (11)97885-3251

  2. Salles disse:

    Gostei . Não o conhecia
    Muito concretas e objetivas suas colocações motivacionais.

  3. Fernanda Ventura disse:

    Adorei o texto! Descobri que sou uma entusiasta! Até inclui o termo no meu LinkedIn!

  4. Carlos Eduardo disse:

    Ótimo artigo meu caro. Muito bom!

  5. Stephanie Oliveira Santos disse:

    Ótimo artigo, Fernando. Muito inspirador e motivacional. Sinto agora uma vontade enorme de ser alguém entusiasta. Meus parabéns pelo texto.

  6. Ramon Vieira disse:

    Muito bom.

  7. […] alguns anos fiz um curso de ~técnicas de venda~ e lembro bem quando explicaram a diferença entre ser um otimista e um entusiasta. Até aquele dia não via muita diferença entre uma coisa e outra, a não ser na denominação de […]

    • Você precisa entender que existem coisas que não conseguimos controlar, principalmente as que você descreve em seu artigo, não tente mudar as pessoas ou esperar alguma coisa delas. Nada tem significado a não ser o significado que damos às coisas. Não fique em casa para que as pessoas não a machuque, é praticamente impossível controlar a atitude de outros. Continue acreditando que vale a pena acreditar e fazer acontecer.

      Forte abraço e sucesso sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *