Blog

Faça a diferença onde você estiver
18 de maio de 2011
Aprenda a controlar suas emoções
29 de maio de 2011

Quatro passos para fazer a diferença no mundo

Eu acredito que não viemos ao mundo apenas para acumular o máximo que pudermos e depois deixar para os outros. A vida não é uma corrida louca e o vencedor é que tiver conseguido acumular mais. Abaixo compartilho com você quatro atitudes que pratico diariamente e que acredito fazem a diferença.

Seja um exemplo positivo

Um dos valores mais importantes para qualquer líder que se preze é o que chamo de congruência. Ser congruente é ter seus valores alinhados, ou seja, aquilo que você pensa, fala e faz estão em total harmonia. Você jamais fará qualquer diferença no mundo se disser para as pessoas uma coisa e fizer outra completamente diferente. Seja a mudança que você quer ver no mundo, já dizia Mahatma Gandhi.

Esteja preparado para ajudar

A voz da aeromoça que fala sobre as normas de segurança em cada voo, diz que, em caso de descompressão da cabine, máscaras de gás cairão do teto, coloque primeiro em você e depois na outra pessoa. Você não conseguirá ajudar alguém que está se afogando se não souber nadar. Prepare-se para ser melhor a cada dia.

Saiba ouvir com o coração

Se você realmente quer ser um agente de mudanças para fazer a diferença no mundo, precisa entender que saber ouvir é importante, mas saber ouvir com o coração é fundamental. Isso ajuda a criar empatia com quem quer que seja, e com isso, as chances de influenciar positivamente alguém são muito maiores.  Como Coach aprendi que preciso ouvir atentamente caso queira realmente entender meu cliente, mas que também preciso deixar meu coração sentir o que é o melhor para cada caso.

Não espere aplausos

Certa vez, Madre Tereza de Calcutá estava limpando as feridas de um enfermo com lepra, quando um milionário que estava visitando a Índia, se aproxima e com cara de nojo diz – Eu não faria isso nem por um milhão de dólares! E ela responde; – Eu também não. Ela fazia porque acreditava que aquilo era o certo a se fazer. Não espere aplausos quando fizer alguma para ajudar alguém, apenas sinta que aquilo é o certo a se fazer.

Se você realmente quiser fazer a diferença na vida das pessoas, seja positivo, aprenda a ouvir, observe as coisas boas que todos nós temos e principalmente saiba que nosso legado deve ser deixado através das atitudes que tomamos enquanto estamos vivos. Se você também acredita nisso, faça a diferença de onde estiver  e como puder.

Forte abraço!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

3 Comentários

  1. Artur Aguiar disse:

    Os 4 passos são irrefutáveis e quero acrescentar aquele que creio ser o “start” para realização deles.
    ” Entregue sua vida pessoal, profissional e financeira nas mãos de Deus” e acredite que Ele te sustentará nos momentos que vc desviar do caminho”

  2. Fernando

    Gostei das 4 atitudes e mais feliz porque elas fazem parte das minhas crenças e as pratico.
    É bom constatar que estamos no caminho certo e que também estamos passando para as pessoas com quem temos o privilégio de conviver.
    Sou também palestrante, instrutora de cursos e ministro coachings.
    Estou feliz por também manter a postura de eterna aprendiz.

    Obs: Fiz um comentário do artigo de Vendas – Não Venda – viva uma experiência. E, repeti alguns elogios e o que farei com o artigo. Realmente, ele será usado no treinamento da minha equipe. Fiquei um pouco desconfortável, ao receber uma mensagem com esse significado – detectado comentário repetido. Minha sensação não foi agradável. Como tudo que você faz é muito bom, sugiro reavaliar este tópico.
    abraços

    • Maria Elizabete, tudo bem? Muito obrigado por participar do nosso site e fazer comentários. Realmente nao entendi sua observação, pois nao recebi o comentário. O sistema do wordpress, as vezes, interpreta algumas mensagem como spam ou envia alguma notificação e eu nem chego a receber.

      Vou me atentar a isso.

      Forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *