Blog

Como se manter otimista mesmo tendo perdido algumas batalhas
10 de maio de 2012
5 Coisas Que Aprendi Sobre Como Motivar A Mim Mesmo
22 de maio de 2012

Apenas uma coisa de cada vez

 

É fato que estamos vivendo um momento sem precedentes na história da humanidade. A evolução tecnológica, científica e comportamental tem mudado quase tudo. O mundo globalizado fez dos profissionais,  verdadeiros “maratonistas”, que se desdobram em jornadas de trabalhos cada vez mais intensas para conseguir mostrar competência e entregar os resultados que as empresas precisam.

Eu mesmo me sentia em uma corrida, onde sempre havia alguém à minha frente, e na tentativa de alcançar os primeiros lugares, corria cada vez mais. Eu era, o que poderíamos dizer de “homem polvo”, um ser multitarefa que fazia 10 coisas ao mesmo tempo, mas que no fim, produzia muito pouco. O resultado disso era cansaço, estresse  e frustração.

Foi só a partir do ano passado que resolvi endireitar as coisas e tomar de volta o controle sobre minha vida.

O que posso dizer é que hoje consigo produzir muito mais; artigos, vídeos e ideias do que há um ano. Para isso,  tive que diminuir o ritmo por um tempo, o que meu deu uma baita sensação de estar improdutivo, mas percebi que essa sensação vinha da crença de que atividade é igual a produtividade.  Logo  que comecei a fazer apenas uma coisa de cada vez, vi minha produtividade aumentar dramaticamente e obtive controle do meu tempo. Não que esteja perfeito, mas com certeza está muito melhor do que era antes.

Tenha consciência de que sempre haverão pessoas à sua frente e sempre haverão pessoas na sua cola. Minha percepção é a de que não preciso competir com ninguém, porque sou único, e olhando agora, vejo que não há ninguém à minha frente e também ninguém atrás de mim. Vejo pessoas na minha área de atuação realizando um trabalho competente, mas que é diferente do meu.

Se você pegar uma receita de bolo e der para 2 pessoas diferentes,  o resultado não será igual. Da mesma forma que, as coisas que você faz são únicas, porque simplesmente se fosse outra pessoa fazendo aquilo que você faz, o resultado seria completamente diferente.

O controle sobre sua própria vida, vem da auto consciência, de aceitar que não importa o que  esteja fazendo hoje,  você é único(a), e pode realizar coisas realmente fantásticas, isso,  se conseguir deixar de ser o homem ou a mulher polvo e  colocar seu foco e paixão no que estiver fazendo. Não tenha medo de se tornar improdutivo(a) ao fazer uma coisa de cada vez… Apenas faça!!!

Para você ter uma ideia, escrevi esse artigo em apenas 15 minutos, ouvindo musica clássica e agora, vou fazer uma pausa para o café, e depois outra coisa até o final, e depois outra e outra.

Forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

6 Comentários

  1. Regis silva disse:

    Estou fazendo isso à dois dias, e é realmente impressionante a mudança. Pela primeira vez estou com uma guia aberta somente do chrome. Vale a pena tentar. Descobri agora como treinar para se ter foco.

  2. ivonilda disse:

    estas dicas de motivaçao veio no momento certo pois estou disposta a mudar de vida de atitude de profissao e tudo começa com motivaçao…achei interesse as dicas de Fernando Oliveira ….com ajuda de Deus este ano vai ser muito produtivo////

  3. Fabiano. disse:

    Eu já falei isso muitas vezes para minha mulher,que no seu trabalho sempre quer abraçar tudo ao mesmo tempo, pois acredito fielmente, que não é preciso fazer muitas coisas ao mesmo tempo e sim fazer bem feito uma coisa de cada vez.
    Parabens pelo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *