Blog

Chute-se para fora do tédio
14 de agosto de 2012
Coaching Express: 3 fatores para melhorar seus resultados (parte 1)
27 de agosto de 2012

Chegou a Hora de Fazer Uma Lavagem Cerebral

Levanta a mão quem assistiu a algum telejornal na última semana!!!

Do  que você pode se lembrar?

Agora me diga cinco notícias que o ajudarão a ser uma pessoa melhor, ter mais energia ou melhorar seu desempenho. Tempo…

Tic Tac, Tic tac, tic tac, tic tac…tempo esgotado!

Nada?

Uma pelo menos vai! Ok, ok,  eu vou dizer qual eu vi…hum…espera…foi a…. opa! Não teve, desculpe amigo, mas talvez em qualquer outro programa, quem sabe na Tv a cabo.

Essa introdução não tem como objetivo denegrir os telejornais brasileiros, pelo contrário,  eu acredito que eles são muito bem feitos,  e os profissionais são excelentes.  Mas o fato é que as notícias que temos absorvido em sua maioria são sobre violência, assaltos, acidentes, crise financeira e guerras.

Uma verdadeira avalanche negativa desaba sobre nossas cabeças diariamente, e nem nos damos conta de que essas informações estão programando nossos cérebros de forma igualmente negativa.

Fiquei intrigado com essa constatação e me perguntei; Por que eles ficam passando isso na TV? Fiquei P da vida porque imaginei que as emissoras de televisão tem como objetivo causar pânico na população.

De verdade, o quanto saber sobre a guerra na Síria vai ajuda-lo(a) a ser mais produtivo hoje?

Como saber quantas pessoas foram mortas em assaltos ontem podem inspirar você a ser mais criativo?

Bem.. essa foi minha primeira impressão, mas logo em seguida pensei; e se ninguém assistisse, será que eles continuariam mostrando tanta tragédia em forma de notícia?

É claro que não. Mas será que as pessoas não tem um certo gosto mórbido em assistir esse tipo de programação? A triste resposta é  SIM.

A consequência de ficar assistindo esse tipo de programação é que quando ela mostra assaltos, latrocínios, sequestros relâmpagos, acaba programando em nossas mentes o MEDO de sair de casa.

Quando ouvimos noticias da CRISE, ficamos com medo de perder o emprego, de não pagar as contas, de não sustentar a família.  E todo esse medo influencia dramaticamente suas decisões e seus resultados.

Conheço pessoas que assistem a todos telejornais, sabem de todas as tragédias e tem sempre uma palavra depressiva para deixá-lo pra baixo. O que essa pessoa precisa é “lavar o cérebro, pois tem muita sujeira, muita porcaria  que não serve pra nada.

É preciso fazer uma verdadeira faxina mental,  e você pode fazer isso,  deixando de assistir a telejornais que não acrescentam nada em sua vida, e não permitindo que pessoas negativas venham desabafar sua lamentações com você. Já dizia o ditado; “Lixo entra, lixo sai”.

Chegou a hora de mudar e aprender como criar novos pensamentos, novas ideias e uma nova maneira de agir no mundo. Como?

Leia coisas positivas, leia até ficar vesgo, leia para se inspirar, leia para não dar espaço para ficar criando caraminholas, para não ficar achando que o noticiário pode definir como você pode viver sua vida.

Eu sei que não é fácil, pois requer sair de uma certa zona de conforto, mas saiba que você pode fazer isso quando realmente quiser!

Um forte abraço e sucesso sempre

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

3 Comentários

  1. Jéssica disse:

    mas se não assistimos os telejornais como nos manteremos atualizados? lembrando que nos dias de hoje é quase uma obrigação estar atualizado e aqui no Brasil a violência é tanta que temos que saber o que esta acontecendo… como eu faço?

    • Olá Jéssica,

      É preciso encontrar uma maneira de obter informação de qualidade. Não dependa apenas da mídia que com o intuito de informar acabam programando as pessoas para o medo e estresse.

      É preciso estar informado sim, mas você não precisa ficar inundada com tanta noticia negativa. Você pode me dizer as 5 notícias que você viu ontem e que puderam ajudá-la a melhorar seu desempenho pessoal e profissional? É provável que, se você tenha tido acessso, é quase certo que não tenha sido através de telejornal.

      Eu recomendo que vc se mantenha informada através da internet, livros e até jornais, mas tome cuidade com o que está absorvendo.

      Forte abraço e sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *