Blog

3 Coisas Que Não Te Contaram Quando Era Criança
8 de maio de 2014
[VÍDEO] 3 Super Dicas Para Melhorar Sua Atitude Em Vendas
2 de junho de 2014

3 Maneiras Simples De Silenciar Seu Sabotador Interno

Você tem dificuldades para acordar cedo? Vive inventando desculpas para não fazer o que precisa fazer, e não sabe como mudar isso?

Não se preocupe, você eliminar ou pelo menos silenciar seu sabotador interno com algumas atitudes simples.

Desde que eu me entendo por gente, eu sei que todo mundo deseja ter um dia melhor do que foi o anterior.

Ninguém acorda e pensa; hoje eu quero que o dia seja uma droga, quero ficar sem energia e motivação, vou desperdiçar meu tempo com bobagens e vou adiar ao máximo o que preciso fazer.

Ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas, pois como você pode imaginar, tudo aquilo que pensamos e dizemos, acaba de uma forma ou de outra se tornando a nossa realidade.

Só que nem sempre acordamos, colocamos uma capa e saímos voando por aí para salvar o dia. Tem dias que precisamos de um “tranco” para sair da cama e “ir à luta”.

Recentemente eu tive um desses dias, eu sabia que tinha uma série de coisas para fazer; palestras para preparar, temas motivacionais para definir,  mas estranhamente estava sem energia e sem vontade de fazer absolutamente nada.

Em outros tempos eu até me permitiria um folga, afinal, com exceção do Tony Stark, ninguém é de ferro. certo?

Mas, eu aprendi que qualquer pessoa pode controlar sua própria atitude e vencer o sabotador interno que nos impede de realizar mais coisas em nossas vidas.

Eu decidi não ser controlado, e sim, controlar meu estado emocional e mudar os resultados daquele dia.

Porque é tão importante controlar sua atitude? Simplesmente porque isso vai permitir a você fazer escolhas melhores, e com isso, poderá mudar os resultados da sua própria vida. Parece bom? Pode ter certeza que sim.

Bem… voltando ao meu dia…

Quando somos despertados de forma mecânica, a primeira coisa que pensamos é; esse relógio só pode estar errado, deve estar 5 minutos adiantado vou dormir um pouco mais.

Mas talvez pela força do habito, resolvi não seguir à tentação de apertar o soneca do relógio, e levantei rapidamente.

Eu havia me programado para ir à academia no dia anterior, e minha roupa ficou lá me olhando. Pensei; Quer saber vou colocar essa roupa e ir até lá. Nessa hora foi meu corpo que reclamou, “Não vá hoje!”, “você merece um descanso”.

Nesse exato momento lembrei de uma informação importante, que estava guardada em algum lugar do meu cérebro…

O movimento vai ajudar o cérebro a produzir endorfina, e isso aumentará sua ENERGIA. Yes! Não tive dúvidas. Corri até a porta da academia…( ouvi falar que se conseguirmos chegar até lá, acabamos sendo impelidos a entrar), e foi exatamente o que aconteceu.
Depois de 30 minutos de esteira resolvi ir um pouco mais além, e pegar pesado. Incrível como o corpo responde quando você aumenta a demanda.

Nem preciso dizer que saí da academia de alma lavada, agora só faltava o banho pra tirar aquela essência francesa da minha camiseta. mas meu dia foi um dos mais produtivos e significativos que já tive.

O fato é que controlar sua própria atitude está em suas mãos. As pessoas não fazem ideia do poder que tem para mudar seu destino para muito melhor. Igualmente não fazem ideia de que negligenciar as pequenas coisas pode sabotar completamente sua vida.

Eu preparei para você 3 dicas infalíveis de como vencer o seu sabotador interno e controlar sua atitude.

Quando estamos sem energia a primeira coisa que acontece é a confusão mental, seguida de sono. Não importa o que você vai fazer, mas é fundamental que você se mexa, faça seu corpo vencer a gravidade que nos puxa pra baixo a todo o momento, por isso…

01 – TRANSFORME PENSAMENTO NEGATIVO EM AÇÃO POSITIVA

A primeira coisa que você precisa fazer é não dar ouvidos àquela voz que fica repetindo coisas que não vão trazer o que você deseja. Na maioria das vezes, cedemos à esses pensamentos que vão contra nossa própria felicidade.

Entenda que, muitas vezes, essa voz tem o objetivo de te proteger, mas ela também acaba te protegendo das realizações.

O negócio então é transformar esses pensamentos em ação potencializada. Seus pensamentos negativos só podem te sabotar, se você permitir que eles tomem conta da sua mente.

Eu poderia ter cedido ao sono e à voz dizendo, só mais um pouquinho, só que decidi que quem manda na minha vida sou eu!

hoje em dia quando ouço minha própria voz dizendo para esperar, não fazer ou reclamar de alguma coisa, eu simplesmente digo; obrigado pela informação, mas eu tenho que fazer isso se eu quiser alcançar meus objetivos. Não tem negociação, não tem conversa, eu simplesmente me levanto e faço o que precisa ser feito.

02 – CRIE UM RITUAL POSITIVO

Charles Duhigg, Autor do livro O Poder do Hábito,  diz que a mudança de um simples hábito pode impactar várias áreas da sua vida.

De maneira bem simplista, os hábitos são formados através da repetição das nossas ações por determinado tempo, até que nosso cérebro crie um novo caminho neural e “automatize” essas ações. O ritual é justamente a repetição de um hábito.

Eu descobri uma maneira de vencer o sono ao acordar cedo; percebi que mesmo tendo que acordar cedo, eu tinha o HÁBITO de assistir televisão até mais tarde, quase sempre vendo reprises ou programas que não estavam acrescentando nada em minha vida.

Desde que esse ano começou (e tive que acordar cedo por causa do meu filho que vai pra escola), introduzimos um novo ritual noturno, jantamos mais cedo, colocamos roupa de dormir e apagamos as luzes, não demora muito até que, muitas vezes, bem antes das 22 horas vamos dormir.

O efeito colateral é acordar mais disposto, ir para a academia mais cedo, ter energia para trabalhar melhor e com isso, ser mais produtivo do jamais fui em minha vida.

Isso é bom ou bom? Isso é ótimo! Experimente!

03 – PLANEJE SEU DIA VIGOROSAMENTE

Confesso a você que o planejamento não era muito meu forte, até que certa vez, ouvi a frase;

Quem não tem um plano para o sucesso, inevitavelmente tem um plano para o fracasso.

Desde então, sou um “fanático” por planejar meu dia e as coisas que preciso fazer.

Eu ainda tenho uma agenda de papel e anoto tudo o que preciso fazer nela, geralmente planejo as coisas que tenho que fazer no dia seguinte, no final da tarde do dia anterior.

O fato é que quando você sabe o que tem que fazer, não abre espaço para a procrastinação, para mudanças de foco.

Portanto, crie o hábito de planejar seu dia, mas não fique contando apenas com a memória.

Escreva tudo que precisa fazer em um lugar de fácil acesso. Ficou um pouco desconcentrado porque chegou um novo e-mail? Sem problemas, volte pra lista. Não aguentou e quis dar uma olhadinha no seu Feed do Facebook? Sem problemas, volte pra lista, e recomece. Planeje, planeje e planeje mais um pouco, e ainda assim, seu sabotador vai tentar fazê-lo mudar direção.

Bem… essas foram as 3 dicas que você pode usar para silenciar ou dar um pé na bunda do seu sabotador interno.

O que achou desse artigo? Foi útil? Faça um comentário, acrescente, questione, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

3 Comentários

  1. Sirlene disse:

    Achei excelentes as dicas, agora só colocar em pratica

  2. Vitor disse:

    Amei tudo! Dicas valiosas 👍🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *