Blog

Eu recomendo que você se torne um Águepardão
31 de julho de 2011
Como Aumentar a Produtividade Nas Empresas
2 de agosto de 2011

Nada é sagrado

Esta semana quero falar com você que é empresário, profissional liberal ou funcionário de alguma empresa. Você já deve ter ouvido falar de alguns empresários que obtiveram grande sucesso em seus empreendimentos, mas depois de algum tempo, deixaram a concorrência ganhar mercado e até superá-los fazendo com que seus produtos e serviços não fossem mais tão valiosos como antes. Muitos se perguntam; – Se meus produtos eram um sucesso, por que  estou em dificuldades para colocá-los no mercado? A resposta é que muitos empresários de sucesso acreditam que o sucesso é eterno. Ter um produto de sucesso não representa que suas vendas acontecerão para sempre. Muitas empresas enfrentam problemas por não conseguirem se livrar do “Status Quo”. Que é quando a empresa obtém sucesso estrondoso com algum produto, mas, não faz mais nada para criar novos produtos e ficam presas aquela forma de fazer negócios. Cria-se toda uma cultura baseada naquele produto de sucesso, mas depois não conseguem mais mudar.

O mesmo pode-se dizer da grande quantidade de músicos que fizeram sucesso na década de 80 e que agora voltam repetindo as mesmas velhas músicas. Eles não conseguiram se livrar do Status Quo. Alguns até tentaram fazer alguma coisa diferente, mudaram o nome da embalagem para brega, trash, mas o conteúdo continuou o mesmo. Ou seja, ficaram presos ao mesmo velho paradigma.

Por um outro lado temos o exemplo da cantora Madonna e mais recentemente da Lady Gaga, que estão sempre se renovando. A cada nova tournê,  criam novas formas de cantar e se vestir. Se muitos de nós sabemos que precisamos nos reinventar sempre, porque então insistimos em manter esse Status Quo? Jack Welch EX-CEO da General Eletric, disse certa vez “Quando decidir o que deve mudar na sua empresa mude, nada deve ser sagrado” . Se ficarmos com receio de mudar achando que perderemos mercado, é muito provável que não demore muito para alguém criar uma coisa diferente e superar seu produto ou serviço.

Costumo citar o presidente da Apple Computers, Steve Jobs como alguém que não para de inovar a cada momento, para ele, nada é sagrado. Sua busca por inovação com o objetivo de criar novos mercados é uma das suas principais características. Veja o exemplo do Ipod, iPhone e iPad, proutos que criaram uma demanda, até então inexistente. Li recentemente que o iPad deixará de ser líder até 2016. Será? Se a Apple continuar se reinventando, é muito provável que não vai existir um Tablet como conhecemos  agora. Como medir algo que vai acontecer em 2016, justamente na área de tecnologia? Simplesmente não dá.

Se sua empresa quer fazer a diferença no mercado corporativo, vai precisar passar por um tratamento de choque para concretizar as mudanças que precisam ser feitas. Muitos não irão gostar, outros irão lutar contra, mas será preciso fazer o que realmente precisa ser feito. Por isso, esteja disposto(a) a abandonar atitudes e paradigmas que já não mais condizem com a atual realidade do mercado, livre-se dos velhos hábitos, invente um novo produto para sua empresa, invente um novo você a cada dia e tenha a consciência de que para vencer no mundo dos negócios é preciso saber que nada é sagrado.

Um Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *