Muito tem se falado sobre o líder servidor, O autor dos livros “O Monge e o executivo” e “Como se tornar um líder servidor”, James Hunter, tem revelado que o papel do líder servidor é imprescindível em qualquer empresa no mundo, porém é importante entender o que é servir. Quando ouvimos a palavra servir, podemos imaginar um garçom com uma bandeja fazendo tudo aquilo que os clientes pedem. Mas apesar da etimologia descrita no dicionário Houaiss, que a é de ter a condição de escravo, ser escravo, tornar-se escravo, obedecer, sujeitar-se. No que diz respeito ao líder servidor não funciona assim, quando pensamos em alguém que serve a outros em uma organização, seu contexto acaba se expandido, pois servir deve ser entendido mais como o ato de ajudar, facilitar às pessoas dentro de uma empresa para que desenvolvam e utilizem seus recursos e talentos para obtenção de melhores resultados.
Ajudar outras pessoas implica muitas vezes abrir mão da vaidade pessoal e simplesmente doar-se. E para que isso realmente aconteça o líder servidor deve possuir uma característica fundamental; a humildade. É importante não confundir humildade com alguém que se humilha, ter humildade é ter a capacidade de abrir mão do ego, da necessidade de reconhecimento, é reconhecer que estruturalmente somos muito parecidos e que a única coisa que nos diferencia (além da célula de identidade), é justamente nossa capacidade de tomar decisões de forma sistemática. Observe os líderes servidores, eles estão a todo o momento tomando decisões importantes, procurando uma forma de fazer as coisas melhor.
Para o líder, tomar decisões é um exercício diário, saber tomar uma decisão pode ser a diferença entre ter seguidores motivados ou empregados insatisfeitos reclamando aos quatro cantos o quanto gostariam de serem dirigidos por alguém mais competente. Todos nós temos 24 horas em um dia, mas o que vai diferenciar o líder de um seguidor é também a capacidade de tomar decisões corajosas. Liderar pessoas é ter a coragem de aceitar que você não é perfeito e que precisa da ajuda de outras pessoas se quiser ter sucesso. Quem era Bill Gates em 1980? Apenas um cara com uma idéia, atitude invejável e que, com a ajuda de outras pessoas conquistou a maior fortuna do mundo. É preciso acreditar nas pessoas, acreditar em sua equipe, apoiá-los.
Aprenda a confiar em quem trabalha com você, sem confiança as chances de crescimento dentro da empresa diminuem muito. Seja especial para seu grupo, procure ser um exemplo através de sua conduta. Ninguém gosta de seguir alguém que não faz aquilo que diz. Se você percebeu que existe alguma incongruência entre o que você fala e faz, então pare e reflita sobre como gostaria de ser tratado daqui para frente. Não somos “julgados” pelo que pensamos ou falamos, mas pelo que fazemos. Sem uma atitude pró-ativa é praticamente impossível liderar alguém. Por isso nunca pare de se aperfeiçoar, seja congruente em suas ações, torne-se uma pessoa melhor, e principalmente seja um exemplo para aqueles estão próximo de você.