Vivemos num mundo repleto de desafios, que exige a melhoria constante de nosso desempenho, independentemente da área de atuação profissional, posição social ou situação familiar.
Com isso, muitas pessoas ficam preocupadas e dão espaço à insegurança e perguntas tais como:
Por quanto tempo permanecerei no meu emprego?
Será que vou conseguir pagar todas as minhas contas?
Será que meus clientes continuarão solicitando meus produtos e serviços?
E assim por diante.
Com todos esses questionamentos, acabam não percebendo que na maioria das vezes, as preocupações surgem quando a imaginação nos leva a vislumbrar consequências negativas de algo que ainda não aconteceu e, na verdade, pode nem chegar a se concretizar.
E, verdadeiramente, a chance de ocorrer esses fatos seria mínima se o seu foco estivesse na solução e criação de novas possibilidades.
Uma estatística aponta que apenas 5% do nosso tempo são vividos no momento presente, 75% vivemos com os pensamentos voltados para o passado e 20% projetando o futuro. Planejar o futuro é muito importante, mas o amanhã depende de nossas ações hoje.
Se você tem investido tempo com preocupações futuras ou acontecimentos do passado é importante que passe a ter consciência que essa atitude é paralisante e o impede que realize o que é realmente importante. Quando damos espaço para preocupações, insucessos e fracassos abrimos a porta justamente para que aconteça aquilo que mais tememos.
O famoso psicanalista Sigmund Freud já dizia no século passado:
Se você não aprender a controlar a ansiedade e as preocupações elas tomarão conta dos seus pensamentos e, com isso, sobrará muito pouco tempo para realizar as coisas maravilhosas que certamente surgem em seu caminho e você nem percebe.
Para levar uma vida equilibrada e produtiva é necessário ocupar-se, entrar em ação, se comprometer na realização de uma missão.
Aliás, quem não está em missão se coloca em submissão, fazendo coisas que não vão levar em lugar algum.
A sua realidade acontece onde seu foco está. Ficar pensando que seus desejos e planos não darão certos gera grandes possibilidades de que realmente nada aconteça.
O contrário também é verdadeiro. Se você firmar seu foco naquilo que deseja realizar, estabelecer metas e objetivos de onde quer chegar, certamente terá seus pensamentos voltados para o que se deve realizar neste momento e não se preocupará com circunstâncias e fatos que podem nem acontecer.
O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!
2 Comentários
COMENTARIOS QUE SEMPRE NOS ESQUECEMOS. VALE A LEITURA PARA SACUDIR A POEIRA. PARABENS POR REFORÇAR SEMPRE!
Estimado Fernando :
PARABÉNS ! Gostei muito do “Não se preocupe, ocupe-se” , a começar pelo título. Você não acrescentou nada de novo, mas as idéias estão muito bem encadeadas. Além disso, é muito importante repetir, repetir e novamente repetir, para que em dado momento ocorra o estalo de Vieira, e passemos a aplicar as informações armazenadas e transformá-las em conhecimento por meio da ação.
Voltarei a visitar o seu site .
Um forte abraço .