Na semana passada, falei como uma comunicação correta pode evitar vários problemas, tanto em sua vida pessoal como profissional. Afinal, Aprender a comunicar-se eficazmente tornou-se uma habilidade imprescindível nos dias de hoje. A comunicação feita com excelência pode aumentar a produtividade de seus funcionários, economizar custos e aumentar suas vendas, gerando mais lucros para sua empresa.
Como parte da minha estratégia de negócios, tive que aprender a melhorar minha comunicação, participei de cursos, seminários, palestras e o processo continua até hoje. Por isso, quero compartilhar com você algumas dicas sobre o que fazer para melhorar sua comunicação.
01 – Aprenda a se comunicar melhor – Tenha sempre como objetivo, aprender como se comunicar melhor com seus clientes, com seus colegas de trabalho, com seu chefe. Faça cursos de como falar em público, muitas pessoas sentem-se intimidadas em fazer uma apresentação para outras pessoas e com isso, perdem oportunidades de fazer novos negócios, receber promoções e reconhecimento por seus conhecimentos. Assista palestras ou seminários sobre como melhorar sua capacidade de comunicação, Você sabia que 85% do sucesso das pessoas se deve as suas capacidades de comunicação? Isso mesmo! por isso não perca tempo.
02 – Crie um ambiente que proporcione uma melhor comunicação – Sempre que tiver oportunidade de transmitir idéias, use aquilo que você tem no momento para exercitar suas habilidades de comunicação. Você não precisa estar em um palco, com microfone e outros recursos para mostrar sua capacidade. O contrário seria mais apropriado para várias pessoas. Comece falando para pequenas platéias, assim você ganha segurança e quando perceber estará falando em apresentações em convenções da sua empresa ou em seminários de negócios
03 – Aprenda a ouvir – Um bom comunicador é alguém que também sabe ouvir. Então exercite essa habilidade. As pessoas que sabem ouvir são reconhecidas como mais inteligentes do que aquelas que falam demais. É horrível quando conversamos com alguém e percebemos que a pessoa já está pensando na resposta.
04 – Escute sua voz interna com atenção – Passamos a maior parte do nosso tempo envolvidos em nossos pensamentos. Sons, imagens, lembranças, ocupam cerca de 80% do tempo, portanto, sua comunicação interna é a principal responsável pelo que acontece em sua vida externa. Preste atenção ao que esses pensamentos, vozes e etc querem te comunicar.
05 – A comunicação só acontece quando você recebe o feedback –muitos acreditam que são bons comunicadores apenas porque conseguem falar em público, falar com segurança sobre determinados assuntos, mas não percebem que a comunicação é uma via de mão dupla, é preciso saber se aquilo que estão comunicando está sendo compreendido pelo interlocutor. De que adianta falar com um funcionário que faz exatamente o contrário do que aquilo que você falou, por não ter compreendido?
06 – Use todo seu corpo para se comunicar – Em comunicação palavras representam apenas 7% do impacto que você causa em seu interlocutor, enquanto tom de voz causa um impacto de 38%, ponto crucial é que a forma como você utiliza seu corpo tem um impacto brutal na forma como você transmite a mensagem.
07 – Porque você precisa aprender a se comunicar melhor com urgência – Da mesma forma que uma pessoa de sucesso tem grandes habilidades de comunicação, a falta de habilidade em se comunicar também pode estar impedido você de alçar novos vôos dentro da empresa, acredite em você comece agora sua busca por melhoria nessa importante área, tanto pessoal como profissional, vá em frente! Tudo depende de você dar o primeiro passo.
2 Comentários
Olá, boa noite, meu nome é Tiago e trabalho em uma distribuidora de bebidas na cidade de cascavel, gostaria muito de saber e também de aprender a arte de se comunicar bem perante ao publico, como faço para me tornar um palestrante o que tenho que fazer e onde existe cursos para tal profissão, já que no meu trabalho exige muito de mim.
Tiago, boa noite!
A primeira coisa que você precisa fazer é comprar meu DVD “Desenvolva sua inteligência Relacional”, onde o assunto principal é a COMUNICAÇÃO. Clique neste link para comprar.
O segundo ponto é você procurar se tornar um expert no assunto que quer palestrar e começar a fazer o máximo de apresentações que puder. Faça isso na empresa onde trabalha, em instituições, em eventos abertos etc. Você só aprenderá de fato quando estiver no palco.
Não posso indicar cursos que não conheço… vai que….
Vamos que vamos
Forte abraço