Blog

O show precisa continuar
20 de setembro de 2010
6 Atitudes Para Vencer em Um Mundo em Transformação
22 de setembro de 2010

Cuidado com os atalhos

A busca pelo sucesso tem feito muitas pessoas correrem de forma obcecada para cruzar a linha de chegada. Não é preciso ser um atento observador para constatar que tem muita gente que, em busca de valorização e visibilidade, chega ao ponto de se expor a determinadas situações sem se importar com o impacto que isso pode causar em suas vidas. A onda “reality shows” evidencia bem essa questão. Os programas de tevê têm exibido situações até vexatórias de homens e mulheres que optaram por não fazer concessões e usam os atalhos para obter sucesso mais rapidamente sem se importar se serão rotuladas como fútil ou alguém que quer conquistar sem ter trabalho.

Nessa intensa busca pelo “sucesso”, muitos não têm se importado em pular etapas fundamentais para alcançar seu objetivo. Pessoas aparentemente maduras agem como um aluno irresponsável que passa a maior parte do tempo fora da sala de aula e depois não sabe por que ‘repetiu o ano’. A lei do mínimo esforço não é o caminho correto para quem quer realmente fazer a diferença e alcançar novos níveis em sua vida. Pular etapas só faz com que o alvo fique ainda mais distante.

O reconhecido filósofo de negócios Jim Rohn costuma dizer “torne-se uma pessoa de sucesso antes do sucesso chegar até você ”. Essa é uma orientação clara. Em todo o caminho haverá atalho, porém, o percurso que levará às verdadeiras conquistas requer tempo e crescimento pessoal. Nessa trajetória é preciso aprender SER antes de TER. O caminho inverso ou “mais curto” tem levado muitas pessoas à infelicidade, a perderem seus verdadeiros objetivos, a dar valor ao que menos importa e, pior, a perderem sua referência pessoal. Embora a sociedade pregue o contrário, o SER foi e sempre será muito mais importante.

Quem realmente quer algo mais da vida tem que pagar o preço, o que requer até certo sacrifício, e enfrentar o caminho das pedras consciente de que não há vitórias sem frustrações. Mas, deve ser sempre assim? Não necessariamente. Podemos até realizar muitas coisas sem nos frustrar (e, eu adoraria que isso acontecesse sempre!), mas a probabilidade maior é que no caminho sempre aconteça algum tipo de frustração. E o que as pessoas muitas vezes desconsideram é que há elementos positivos numa frustração e, por falta de conhecimento, tentam burlar etapas rumo à conquista do objetivo. Muitos não querem enfrentar as pedras no caminho, mas a realidade é que elas existem e devemos nos preparar para transpor todas as dificuldades.

Desconheço um homem ou mulher de sucesso que não tenha pago o preço por suas conquistas. Eles trabalham com afinco, investem em suas carreiras e no desenvolvimento de talentos, arriscam formas diferentes de desenvolver seus projetos e, principalmente, aprendem com seus erros e frustrações. Para obter sucesso é necessário ter atitude. Se você quer mais em sua vida, terá que fazer mais do que tem feito até agora. Toda e qualquer circunstância só muda quando levantamos do sofá e começamos a trilhar o caminho correto, o que nem sempre é o mais curto. Muitas pessoas passam seus dias se escondendo da vida e, com isso, seus alvos tornam-se distantes.

Outro dia, durante um evento, eu conheci uma pessoa que atraiu bastante a minha atenção, mas não pelo sucesso e sim pela atitude acomodada. Ele comentou que não queria casar, nem ter filhos, porque isso é muito complicado e as despesas aumentariam muito. E, com tom de voz extremamente desanimador, afirmou que estava bem do jeito que estava. Imagine como deve ser a vida dessa pessoa. Certamente não havia muita novidade. Ele apenas cumpria tarefas e procurava gastar o mínimo para não ter que fazer mais. Já dizia o ditado popular “Não há como fazer omeletes sem quebrar os ovos”. Parece bobagem, mas o fato é que grande parte das pessoas tem feito apenas o mínimo apenas para sobreviver.

Por trás desse tipo de comportamento certamente há uma pessoa extremamente frustrada e com receio de dar o melhor de si. Creio que nenhum ser humano existe apenas para cumprir tarefas ou praticar a “barrigoterapia”. Quem realmente quer crescer, expandir e alcançar sucesso consistente precisa se esforçar para aprender mais sobre si mesmo e sobre o que pode fazer para ser alguém melhor. Tenho a plena certeza que, ao trilhar o caminho correto, sem buscar atalhos, toda pessoa quando menos esperar descobre que já alcançou o sucesso que tanto almejou.

O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Carla disse:

    Ola. Parabens pelo artigo
    sou uma jovem feliz porque quero ser feliz mas frustada em muitas áreas da minha vida (amor, emprego, relacionamentos e sociais). Estou a atravessar uma fase de renascimento em que perco mais tempo a analisar-me, a olhar “para dentro de mim” e estou a descobrir uma pessoa que nao conhecia, pelos visto eu mesma. Estou a dar-me conta que um dos meus problemas será mesmo nao saber ser contrariada e nao saber lidar com a frustaçao. Entendo agora que esse meu problema me trás muitos dissabores. adorei ler este artigo.
    Boa continuaçao de escrita
    Carla Gaspar

    • Carla,
      Obrigado pelo comentário. O verdadeiro caminho para a felicidade é aprendermos levar uma vida equilibrada. De nada adianta, obter sucesso em apenas uma área se negligenciamos as outras.

      Forte abraço

      Fernando Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *