Nos últimos artigos tenho falado sobre a capacidade que temos de decidir como viver melhor a partir de pequenas mudanças em nossa forma de agir e pensar. Ressaltei, ainda, que o que vivemos hoje é conseqüência de nossas escolhas passadas. Porém, por mais que isso seja um fato, muitas pessoas passarão a vida tendo apenas alguns momentos especiais, tais como o dia da formatura na escola, o casamento, aniversários, nascimentos e mortes de pessoas queridas, datas que em geral tornam o dia marcante.
Alguns podem afirmar: “Mas é assim que as coisas acontecem. Minhas maiores lembranças são de quando me formei, quando me casei, quando tive meu primeiro filho etc.” Eu concordo com você. Realmente temos mais facilidade para lembrar momentos como esses, pois essas datas marcam nossas vidas para sempre! Mas por que isso acontece? A resposta óbvia é que todas essas datas são acompanhadas de intensa emoção. O nosso cérebro tem a capacidade de registrar e armazenar com mais facilidade algo que nos aconteceu quando estamos abertos aos acontecimentos.
Lembro-me da época em que eu pegava ônibus todos os dias para ir trabalhar. Depois de um tempo tudo era muito parecido, eu via praticamente as mesmas pessoas no ponto de ônibus, o trajeto era o mesmo e praticamente nada mudava, até que passei uma temporada fora do país. A partir dessa experiência mudei a minha forma de ver as coisas. Quando retornei ao Brasil e voltei à antiga rotina comecei a perceber as mesmas coisas de forma diferente, um mundo novo se abriu para mim (ou melhor, eu me abri para novas perspectivas!). Isso foi incrível.
Lembro-me de uma história que o escritor Zig Ziglar conta no livro “Além do topo”. Numa determinada circunstância, alguns passageiros entram num avião e, entre eles, um casal com sua pequena filha de quatro anos que ao subir as escadas é atraída por algo que chama sua atenção. A porta da cabine do piloto está aberta e a pequena garotinha observa a infinidade de botões que todo avião possui. Impressionada com aquela visão ela exclama um surpreendente “nooooossa!” Quando me lembro dessa história, percebo que quando recebemos o “título” de adulto deixamos de nos impressionar com as coisas maravilhosas ao nosso redor e passamos a esperar somente as datas importantes para registrar os acontecimentos em nossa memória.
Quero lançar um desafio a você e espero que você o aceite. Isso não tomará quase nada do seu precioso tempo. Feche os olhos, “olhe” para o seu passado e procure relembrar diversas situações vividas. Se à sua mente vêm apenas uns poucos momentos especiais é muito provável que você tenha deixado de enxergar as pequenas coisas extraordinárias que estão acontecendo à sua volta. E que estão disponíveis a você diariamente.
Para transformar nossos dias em extraordinários é preciso enxergar as coisas de forma diferente e deixar a emoção aflorar. Tal como a menina do avião, diga “noooooossa” às situações corriqueiras de sua vida. Diga isso para cada dia, para cada pôr-do-sol, para cada estrela, para o fato de que seu coração continua batendo hoje enquanto muitos não tiveram esse privilégio e, principalmente, para o fato de que a partir de agora você tem a oportunidade de escrever sua história com muitos momentos e datas especiais. Viva hoje e torne o seu dia extraordinário. Lembre-se disso todos os dias.
O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? faça um comentário, participe!