O Inventor, escritor e futurologista Ray Kurzweil autor do livro A Medicina da imortalidade , diz que em 20 anos as pessoas conseguirão viver até os 130 anos. E que devido a evolução da medicina, da robótica e da nano tecnologia, quem estiver vivo, e saudável, em 2050, poderá viver para sempre. Conforme ele afirma, chegaremos à era da singularidade, espécie de simbiose entre seres humanos e máquinas. Essa revolução já começou. As próteses estão cada vez mais “inteligentes” e os medicamentos farão com que a qualidade de vida das pessoas se mantenha indefinidamente.
O fato é que muita gente mesmo sem saber disso, leva suas vidas como se fosse viver para sempre. Quantas pessoas que você vê andando por aí que poderia dizer que estão realmente felizes, motivadas e aproveitando tudo que há de bom? Pra falar a verdade são pouquíssimas as pessoas que estão realmente vivendo. Li em algum lugar uma frase que me marcou para sempre. “Algumas pessoas morrem aos 20 anos, mas só são enterradas aos 80. O que isso significa? Que a vida foi feita para ser vivida em toda a sua plenitude.
Não importa quanto tempo nos resta, o importante é que quando chegar sua hora, você não se arrependa daquilo que não viveu. O psiquiatra e escritor Roberto Shinyashiki diz que boa parte das pessoas quando estão no leito de morte não se arrependem de não ter acumulado mais bens ou de ter se vingado de algum inimigo. Elas se arrependem de não ter vivido mais. De não ter amado mais. De não ter dado valor às pequenas coisas. Quem não se lembra da música Epitáfio do grupo Titãs?
Perguntaram ao líder espiritual Dalai Lama o que mais o surpreendia na humanidade, e ele respondeu:
– Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido.
Você já deve ter ouvido naquela série de livros sobre os “1000 lugares que você precisa conhecer antes de morrer”, “1000 livros para ler antes de morrer”, “1000 discos para ouvir antes de morrer” e etc. Eu espero que você tenha também sua lista (bem longa) de coisas que planeja fazer antes de “bater as botas”. Já diz um velho ditado que “o que você leva da vida é a vida que você leva”.
Ter dinheiro, segurança e estabilidade são fundamentais para que você tenha um futuro mais tranquilo, mas você não deveria passar sua vida pensando apenas nisso.
Por isso, meu amigo (a), eu recomendo que você VIVA! Que aproveite seus dias o máximo que puder, concentre-se naquilo que pode fazer hoje, construa seu futuro com muita energia e motivação, e que você possa acima de tudo despertar seu potencial máximo para viver uma vida completa, cheia de realizações, propósito e principalmente sem arrependimentos pelo que deixou de fazer.
Forte abraço e sucesso!
O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Comente, dê sua opinião, participe.
3 Comentários
Ótima reflexão…e o Nosso Criador nos alerta todos os dias…
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus!” Mateus 4:4
“De que vale o homem ‘ganhar’ o mundo todo e perde sua alma?” Ou o que pode dar o homem em troca por sua vida? Marcos 8:36
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3
“Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo…” Filipenses 3:8
não era o que estava procurando, mas achei interessante seu texto. Acredito que o Titulo está um tanto quanto subjetivo e por isso acabei entrando no seu blog, porém, não me arrependo. rs
Sensacional! Realmente, o ser humano precisa despertar para a vida! A vida é boa e cheia de possibilidades!