Não é raro no local de trabalho, ver as tão conhecidas conversas de canto, (para não dizer fofoca), parece irresistível entrar em um grupinho e ficar comentando sobre como as coisas poderiam melhorar dentro da empresa, ou ficar ouvindo comentários sobre o fraco desempenho de um colega que não é tão popular. Parece algo comum, mas não deveria ser. Falar mal de alguém funciona como um “cupim”, que vai corroendo e destruindo a madeira sem que ninguém perceba, e quando nos damos conta, o estrago já foi feito, e é tarde demais para qualquer reparo. Esse tipo de atitude tem o mesmo impacto dentro de uma empresa, as fofocas vão causando brigas, intrigas, desmotiva as pessoas e todos acabam perdendo com isso.
E se ao invés de ficar “conversando” com pessoas que não vão resolver o problema, tomássemos a atitude de conversar diretamente com a pessoa envolvida em cada situação? Abrir o jogo e dar a ela um feedback sincero sobre o que poderia ser melhorado? E por falar nisso, quantas vezes você tomou a atitude de fazer um elogio sobre os pontos fortes de alguém? (lembre-se que todos nós temos pontos fortes). Se você já fez isso deve ter visto na outra pessoa um brilho nos olhos, um sorriso em seu rosto e muitas vezes a gratidão por ouvir de uma forma direta aquilo que ninguém tinha coragem de dizer. Por que será que o elogio não é normal dentro das empresas?
Você, certamente, já deve ter assistido alguma vez o programa “O aprendiz”, com o megablater empresário Donald Trump, ou até mesmo com os genéricos brasileiros, Roberto Justos e Doria Junior, no programa, um grupo de profissionais compete entre si por um emprego em uma grande empresa. Nos primeiros dias, parece que todos se respeitam e desejam o sucesso mútuo, mas no decorrer do programa, é muito comum ouvir os depoimentos das pessoas falando mal do desempenho dos outros participantes. Essa atitude é nociva, pois faz a equipe andar para trás e não obter as vitórias que viriam facilmente se soubessem elogiar e apoiar os companheiros. Na próxima vez que vir alguém fofocando sobre algum colega de trabalho deixe o cara falando sozinho, procure se afastar desse tipo de gente, isso é contagioso e pode fazer com que você seja alvo do mesmo grupo em outros momentos.