É muito provável que você já tenha ouvido alguém dizer que, em se tratando de metas a melhor coisa a se fazer é pensar grande. “Mire na lua, dizem, porque se você não acertá-la, vai acabar acertando alguma estrela”. A frase é bacana, mas o fato, é que ela só vale como metáfora para se tentar alvos grandes em sua vida.
Acontece que à maioria das pessoas aprendeu desde muito cedo que é preciso trabalhar muito para sobreviver, e depois, se der, realizar algum sonho. Fomos treinados para não acreditar em nosso potencial para a conquista de grandes objetivos na vida. O conselho que recebi desde pequeno foi; “Estude muito, consiga um bom emprego, tenha segurança e quando você se aposentar irá poder fazer aquilo que quiser”. Nunca vi muito sentido esperar chegar os 60 anos para começar a realizar meus sonhos. O que eu faria antes disso? Trabalharia igual a um maluco? Trocaria meu tempo por um salário que mal daria para pagar as contas? Ficaria esperando o final de semana chegar para assistir televisão no sofá da sala? Credo!
Hoje em dia, infelizmente, a maioria das pessoas luta apenas para sobreviver ou para ter uma vida que funcione. Ao invés de trabalharem para realizar seus sonhos. Sinceramente, eu não acredito que fomos feitos para levar uma vida cheia de apertos e contas para pagar. Mas por que então ninguém nos ensinou desde cedo que é possível realizarmos aquilo que desejamos? Simplesmente por que “eles” (pais, professores, amigos), também não aprenderam.
É importante ter grandes objetivos, mas é preciso saber que grandes objetivos são conquistados com pequenas ações feitas de forma sistemática. Meu mentor, o filósofo de negócios Jim Rohn, que faleceu em dezembro do ano passado, costumava dizer que; “É muito fácil fazer alguma coisa, mas também é muito fácil não fazer”. O que a maioria escolhe? Infelizmente escolhe não fazer, mesmo as coisas consideradas fáceis.
Eu sei, eu sei… É muito difícil sair do ciclo trabalhar/comprar /pagar contas/trabalhar. Mas sei também que é totalmente possível. Qual é o grande sonho da sua vida? O que gostaria de realizar, mas deixou engavetado até agora? Para algumas pessoas pensar grande é motivo para se sentirem desmotivadas, por que elas veem o objetivo tão distante que fica “quase impossível” sentir que algum dia irão realizá-los. O segredo então é pensar pequeno, ou seja, pensar em metas menores, que estejam diretamente ligadas as metas maiores.
Plano para pensar pequeno
No final do ano passado quando comecei a olhar meus planos para 2011 (sim, eu tenho meus objetivos para os próximos 6 meses, 1 ano, 5 anos, 10 anos e 20 anos, mas sei que eles já estão começando a acontecer, simplesmente porque todos os dias eu faço alguma coisa que me aproxima deles). Vi que consegui realizar 100% do que havia me comprometido a fazer em 2010. Como consegui? Simples, “pensando pequeno”. Não com a mentalidade do perdedor, mas agindo nas pequenas coisas, naquilo que só dependia de mim mesmo fazer. Por isso, quero compartilhar com você a estratégia que uso para realizar objetivos.
Em primeiro lugar é preciso saber o que você quer. Eu recomendo que você tenha pelo menos quatro grandes objetivos por ano. Objetivos que desafiem sua capacidade, como aprender uma nova língua, uma viagem internacional, perder 20 quilos etc.
Depois defina quatro metas que irá realizar por mês, mas que estejam intrinsecamente ligadas as metas principais. Em seguida defina quatro metas semanais que também estejam diretamente ligadas as metas do mês, bem… Não é difícil descobrir qual é o próximo passo, certo? Isso mesmo, estabelecer quatro metas diárias que estejam ligadas a meta da semana, mês e ano. A meta grande não será realizada se você não fizer alguma coisa todos os dias para vê-la realizada.
Lembre-se uma grande caminhada começa com pequenos passos. Quando você faz isso descobre que conquistar uma grande meta é apenas uma conseqüência do esforço diário, de manter o foco, disciplina e determinação naquilo que precisa ser feito.
O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Comente, dê sua opinião participe.
2 Comentários
ESPETACULAR !!!
Se eu gostei?! É pouco, eu adoreiii… Parabéns pela mensagem passada, que sirva pra muitas pessoas, assim como serviu pra mim! Abraços…