A lei da física diz que para cada ação existe uma reação na mesma intensidade. Através das nossas ações todos os dias colocamos algo no mundo, seja um pensamento, um sorriso, uma palavra… Nossas atitudes são como “molas” que geram acontecimentos. Assim como os fazendeiros, estamos sempre plantando algo no fértil solo das possibilidades. Quando o agricultor planta uma semente de melancia tem a convicção de que algum tempo depois colherá melancia. É impossível plantar uma coisa e colher outra.
Em todo momento plantamos e colhemos os frutos da nossa semeadura. Se “plantarmos” pensamento positivo, por exemplo, todo nosso corpo reage criando substâncias de bem-estar e vitalidade em nosso organismo. Porém, o contrário também é verdadeiro. Quando permitimos que pensamentos negativos tomem conta da nossa mente o organismo libera substâncias que geram mal-estar, desânimo e, em alguns casos, pode acabar até numa doença crônica, como a depressão.
No mundo corporativo não há mais dúvidas de que as empresas estão buscando pessoas que saibam equilibrar técnica, conhecimento, qualidade de vida e diversos outros valores. Conhecimento técnico é fundamental, mas, atualmente, não é a coisa mais importante. Qualquer que seja a área de atuação do profissional, sua remuneração já não é estabelecida pelo tempo que permanece na empresa. Esse era um paradigma da era industrial. Na era da informação, exatamente a que vivemos hoje, o profissional é pago pelo valor que leva ao mercado. Quanto mais você cresce como pessoa, mais conhecimento acumula e quanto mais valor agregado tem, melhores são suas condições de contribuir com a empresa, a família, os relacionamentos. Albert Einstein costumava dizer: “Antes de se tornar uma pessoa de sucesso, torne-se uma pessoa de valor”.
Essa máxima de Einstein é uma realidade em pleno século XXI. Quanto mais você investir em seu desenvolvimento pessoal, mais valorizado estará no mercado de trabalho. A era da informação trouxe consigo a era dos serviços e, quer você aceite ou não, estamos sempre servindo! E não há como negar que atualmente os melhores servidores são os mais bem remunerados. Portanto se você não está colhendo aquilo que deseja observe o que tem plantado.
Aquele que semeia pouco, pouco colherá;
e aquele que semeia com abundância, com abundância colherá.
2 Coríntios 9:6
A partir dessa pequena, porém, valiosa observação a sua vida pode ser transformada. Compartilhe os seus conhecimentos com as pessoas ao seu redor. Busque alimentar-se de informações que realmente façam diferença em sua vida e, acima de tudo, observe o que tem plantado. Lembre-se que recebemos de volta tudo aquilo que colocamos no mundo. Portanto, coloque o seu melhor para que possa receber o melhor.