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As seis necessidades de uma empresa

Todo empreendedor quando tem a idéia de um negócio, faz uma intensa pesquisa de mercado, verifica quais serão seus clientes potencias, faz analise de custo entre uma série de coisas, tudo isso faz parte do plano de negócios é imprescindível fazer antes de ir “às vias de fato”. Mas a questão é saber identificar quais são as necessidades todas as empresas tem e que as fazem escolher qual o caminho seguir. Baseada na Hieraquia das necessidades humanas de Abraham Maslow, sobre as necessidades humanas, segue o que considero como as seis necessidades de uma empresa.

A primeira coisa que as empresas buscam é a CERTEZA. Assim como nós, as empresas precisam ter confiança e certeza de que permanecerão vivas, que vão conseguir gerar lucros suficientes para sobreviver, e evitar a estatística que diz que 72% das empresas não sobrevivem ao segundo ano de existência. Uma recente pesquisa feita pelo instituto sebrae mostra que esse quadro está mudando, mas ninguém consegue trabalhar direito com o pensamento de que pode falir a qualquer momento. A melhor forma de se manter viva no mercado e oferecer produtos e serviços de valor, a um preço competitivo. Mas apenas isso não basta.

As empresas necessitam DIVERSIFICAR. Oferecer um gama maior de produtos e serviços é o maior desafio hoje em dia, mas isso não significa que  é impossível fazer.  Empresas que não inovam estão presas às suas “estratégias vencedoras”,  estão perdendo mercado, como é foi o caso da Motorola, GM, Varig e tantas outras.  Um exemplo contrário é o da Apple, que em apenas 6 anos, criou pelo menos 5 novas versões do iPod que é o sucesso de vendas da companhia e em 2007 lançou o primeiro iPhone. No ano passado, mais uma vez, revolucionou com o iPad, inaugurando um novo mercado, o de Tablets. A concorrência está maluca tentando lançar novos produtos.

A terceira coisa que as empresas procuram é SIGNIFICADO, toda empresa quer ser reconhecida como a mais inovadora, a mais criativa, a mais lucrativa, com maior faturamento. Veja, por exemplo, os bancos que divulgam seus lucros a cada trimestre, o que eles estão querendo com isso? Mostrar parar as pessoas que são instituições sólidas, onde os clientes podem confiar e deixar seu dinheiro. Fazer parte das 500 empresas da Forbes também é motivo de orgulho para essas empresas.

As empresas já perceberam que para serem significantes precisam se aproximar de seus clientes. Essa CONEXÃO cria um vinculo emocional com o consumidor. Afinal, como se destacar entre tantos concorrentes se não atingindo a cabeça e o coração de cada cliente potencial? O objetivo das empresas hoje é criar uma legião de fãs seguidores que participem ativamente de comunidades, promoções, dêem feed backs e espalhem sua marca pelas redes sociais.

Tudo isso com um só objetivo de CRESCER e atingir novos mercados. A partir do momento em que a empresa deixou de pensar na própria sobrevivência, obteve significado e criou relacionamento duradouro com os clientes a tendência é que ela queira se expandir e começar a fazer a diferença na vida de outras pessoas

A sexta necessidade é uma característica especial que apenas algumas empresas conquistam. Quando a General Motors deixou de será a maior montadora do mundo, e o lugar foi ocupado pela japonesa Toyota. Sentiu o gosto amargo de perder a liderança. Os mercado mudam e os rankings também, o caso de algumas líderes se manterem no topo até hoje como a rede Globo, a Intel, a Microsoft e Petrobrás só para citar algumas, conquistaram aquilo que todas as empresas querem que é o que chamo de AUTO-REALIZAÇÃO. Diferente do que você pode estar pensando, ao invés de aproveitar os louros da vitória, elas redobram seus esforços para se manter no topo o maior tempo possível.

Para finalizar, que perguntar: Quantas dessas necessidades estão sendo atendidas em sua vida? o que você tem feito para encontrar a Auto-realização?

Pense Nisso!

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Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Luh disse:

    Boa tarde;
    saiba que achei muito interessante e atualizada, e sua matéria me ajudou a fazer um trabalho na escola. Só está faltando algumas pontuações para um melhor entendimento, mas acredito que esteja faltando por que você deve ter feito com pressa. Não tenha pressa, e ele vai sair perfeito!
    Muito bom!

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