Desde de que me entendo por gente, sempre questionei sobre os motivos da nossa vinda a este planeta, quais são os objetivos a serem alcançados, e o que nós viemos fazer durante nossa passagem por aqui.
Fama, sucesso, dinheiro, parecem ser, nos dias de hoje, o principal motivo de tanta correria. Não quero dizer que algumas coisas não tenham real importância.
Afinal, precisamos resolver as coisas práticas da vida, como ganhar dinheiro para pagar as contas, garantir o sustento da família e vencer nesse mundo tão competitivo.
Mas, será que é só isso?
Recentemente tive a oportunidade de assistir novamente no netflix o documentário“Uma verdade inconveniente”, adaptado do livro do com o mesmo nome, escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e que fala sobre as constantes mudanças climáticas e os perigos que representa o aquecimento global.
Este homem tem dedicado seu tempo para sensibilizar pessoas sobre a importância de todos nós combatermos as causas desse mal que afetará nosso planeta em um futuro não muito distante.
Seu propósito de o influenciar positivamente a humanidade para uma transformação de atitude com seus discursos ao redor do mundo.
Aliás, o dicionário Houaiss descreve a palavra propósito, como sendo como; “aquilo a que alguém se propôs”, que tem muito haver com o que conhecemos como Karma, que significa literalmente; Ação, trabalho ou simplesmente “Aquilo que você veio fazer aqui”.
Essas duas palavras indicam a intenção de fazer algo, e a consciência de que esse algo precisa ser feito. Pensar nas gerações futuras é fundamental, mas precisamos traduzir nossas preocupações em ações práticas hoje.
Você não precisa ter o poder e influência de Al Gore para fazer a diferença no mundo. Eu acredito que você é único, e não importa qual seja sua situação de vida atual, saiba que pode descobrir qual é o seu propósito.
O reverendo Norte-Americano, Martin Luther King Jr, disse em um de seus discursos:
Figuras como Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. São lembrados por terem feito a diferença no mundo, mas fizeram isso apenas porque acreditavam profundamente que o propósito de suas ações tinha um único objetivo; ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.
Ter um propósito nada representa se você não estiver disposto a entrar em ação, para fazer a diferença no mundo.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que apenas 50% dos profissionais dentro das empresas, estão realmente satisfeitos com aquilo que fazem, ou com o cargo que ocupam.
Tenho repetido em minhas palestras sobre a necessidade de encontrar a satisfação naquilo que fazemos, ressalto que precisamos encontrar um propósito realmente valioso, no qual possamos dedicar nosso tempo.
Caso contrário podemos estar dedicando os melhores anos de nossas vidas fazendo algo que não nos trás satisfação e como isso, os resultados vão se apequenar cada vez mais.
Aproveito para te perguntar; você, como profissional, sabe qual é o seu propósito dentro da empresa?
Atualmente, sou convidado a fazer palestras para públicos variados, desde vendedores, gestores, diretores ou trabalhadores de “chão de fabrica”.
Quando pergunto ao contratante qual é a maior necessidade do seu público, a resposta é quase sempre a mesma… Eles precisam de motivação.
Mas o que é a tal da motivação?
O significado da palavra diz que é ter “motivo para ação”. Ter um porque forte, uma razão que faça com que as pessoas saiam da zona de conforto e façam alguma coisa.
O maior desafio que as empresas têm nesse momento é o de manter cada funcionário motivado para obter os melhores resultados.
Ora, ao começar a trabalhar em uma empresa os profissionais ficam empolgados e estão a mil para mostrar serviço.
O que acontece depois de algum tempo?
Eles entram no marasmo que muitas empresas e equipes já se encontram, e assumem que não podem mudar o, que de certa forma, já faz parte da cultura da empresa.
Se você quer que sua equipe esteja sempre motivada a dar o melhor de si, é preciso lhes dar um propósito significativo que os façam se manter no caminho, mesmo diante de toda a pressão para cair na vala comum da maioria dos trabalhadores, que apenas trocam seus dias por um salário no final do mês.
E você?
Como se sente em relação aquilo que faz todos os dias?
Você sente que está realizando seu propósito, ou está lutando para sobreviver?
Muitos falam que é preciso ter paixão naquilo que fazemos, e por paixão podemos entender uma vontade gigantesca de fazer mais e melhor.
Sim é preciso ter paixão! Porém, paixão sem um propósito verdadeiro, pode apenas se transformar em “fogo de palha”. Muita gente que queria mudar o mundo ontem, já se acomodou com um bom salário e com as mordomias de um cargo executivo.
O Norte Americano John Wood abriu mão de ser um alto executivo da Microsoft, com todas as mordomias de um alto executivo global, com jatinhos particulares e limusines à disposição, esperando em cada aeroporto do mundo, para tentar descobrir porque mesmo com todas essas coisas, seu nível de insatisfação era tão alto. Resolveu tirar férias, e fazer trekking no Nepal.
A aventura acabou revelando qual era ser verdadeiro propósito, ajudar crianças carentes de países subdesenvolvidos, a ler e escrever. Ele então, criou uma ONG, a Room to Read, que construiu escolas e já ajudou a milhares de crianças em vários países. Ele conta sua história no livro “Saí da Microsoft para mudar o mundo”.
Perguntado sobre qual conselho daria àqueles que estavam insatisfeitos no trabalho, respondeu; “Não seja infeliz. A vida passa rápido, rápido, rápido. Muitos, especialmente no meu país, dizem que odeiam seu trabalho. Que diabos estão fazendo nele então?” Finaliza.
Não quero dizer que você tenha que se meter em uma aventura como essa para descobrir qual é o seu propósito, mas as histórias que geralmente ouvimos sobre superação e realização, podem sempre inspirar as pessoas a buscarem a felicidade naquilo que estão fazendo atualmente.
De todas as viagens ou aventuras que você possa decidir se meter, saiba que onde você encontrará as melhores respostas é dentro de si mesmo.
Permita-se ouvir a voz que vem de dentro do seu coração, e não tenha medo de mudar aquilo que faz, se assim for a mensagem que você receber, pois a vida passa rápido, rápido!
Para isso, é preciso que eles compreendam qual é o propósito da empresa, o que ela realmente representa para seus clientes e de que forma ela está fazendo a diferença na vida das pessoas.
Antes disso, é só blá, blá, blá de missão / valores / visão, que a maioria não entende e não segue.
Se você conseguir fazer com essas pessoas compreendam e se comprometam a seguir o verdadeiro propósito da empresa, não vai ter problemas com falta de motivação.
Pense nisso!