Um dos maiores administradores do século XX foi sem dúvida Andrew Grove, para quem não o conhece, ele foi o presidente do fabricante de processadores Intel. Ele era um cara contundente e um verdadeiro paranoico por produtividade e dizia que “só os paranoicos sobrevivem”, aliás, nome este de um de seus livros.
Segue abaixo algumas de suas dicas para melhorar seu desempenho e produtividade.
01. USE SUAS AGENDA ATIVAMENTE
Estabeleça prioridades a serem cumpridas e use sua iniciativa para preencher espaços – entre os acontecimentos nos quais o tempo é crucial.
02. APRENDA A DIZER NÃO PARA OS TRABALHOS ALÉM DA SUA CAPACIDADE
É melhor dizer não antes do que depois. Seu tempo é finito, quando você diz sim para alguma coisa, está inevitavelmente dizendo não para outra.
03. TENHA CERTA FLEXIBILIDADE NA AGENDA
É preciso ter uma agenda com certa “folga”, assim, um telefonema inesperado, não arruinará sua programação para o restante do dia.
04. APRENDA A LIDAR COM AS INTERRUPÇÕES
Uma experiência na Intel revelou que o rendimento dos gerentes e supervisores era prejudicado pelas interrupções. A dica é não se esconda, tenha resposta padrão para interrupção padrão. Programe uma hora de “portas abertas”, onde possam procurá-lo para discutir questões relevantes.
05. EVITE REUNIÕES DESNECESSÁRIAS
Antes de marcar uma reunião, o líder deve se perguntar, qual é o objetivo dessa reunião? É realmente necessário investir tempo para discutir determinado assunto? É justificável? Se for, estabeleça o tempo que a reunião vai durar antes de começar.