Como você está vendendo? Qual é a impressão que você causa no cliente potencial ao entrar em contato com ele? Provavelmente você já sabe que tem somente uma chance de causar uma extraordinária primeira impressão.
Em apenas 30 segundos o cliente é capaz de saber se você é um vendedor tirador de pedidos, ou um especialista nos produtos que representa e que quer ajudá-lo a fazer a compra da sua vida. Se você não tiver isso em mente e ainda estiver naquelas de acreditar que somente a qualidade do produto é suficiente para vender, acho melhor você rever seus conceitos.
Recentemente eu escrevi um artigo falando sobre os pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de conseguir o “sim” do cliente. Hoje quero falar a respeito da impressão que você causa nas pessoas. Hoje em dia você precisa ser percebido como um especialista, alguém que quer ajudar o cliente a comprar, mas fazer com que o cliente pense que é dele a decisão da compra. O autor e treinador Jeffrey Gitomer diz que
As pessoas não gostam que alguém venda alguma coisa para elas, mas elas adoram comprar”.
A missão de cada vendedor é abrir a porta para que o cliente compre, mas muito mais do que isso, sinta que é ele que está comprando e não o vendedor que esta vendendo. Entendeu a diferença?
O objetivo de qualquer vendedor deve ser o de criar uma percepção (impressão) para o cliente de que ele (o vendedor) está ali apenas como um facilitador da compra para o cliente. As pessoas tendem a acreditar em um especialista que as ajudem a fazer a melhor escolha. As pessoas também gostam de conversar com pessoas que percebam como bem sucedidas. Portanto, aparência, atitude e simpatia contam e muito.
Cabe ao vendedor, criar, em apenas 30 segundos, a impressão de que está ali para ajudar o cliente e que seu objetivo não é “apenas” vender, mas ajudar o cliente a realizar a compra de forma que se sinta “dono da situação”.
As pessoas compram pela emoção. Fazer com que se sintam bem nesse momento é fundamental.
Forte abraço