O estresse, cansaço e doenças psicossomáticas tornaram-se comuns no mundo corporativo, por outro lado às pessoas anseiam cada vez mais por uma vida com mais qualidade e tranquilidade no trabalho. Em contrapartida, as empresas precisam de resultados para que continuem competitivas, o que requer de toda a engrenagem muito empenho e trabalho. Como deve ser nosso comportamento diante de tanta exigência? O que fazer para enfrentar os desafios desse novo milênio? Parar de trabalhar? Trabalhar menos e correr o risco de não ser tão produtivo quanto seu colega? Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma das questões que mais ocupa a mente dos profissionais?
Para enfrentar esta situação, em primeiro lugar, é preciso entender que grande parte das pessoas trabalha apenas para pagar contas e sobreviver por mais um mês. Parte do estresse do dia-a-dia está relacionado à falta de motivação, já que muitas pessoas fazem algo que não lhes preenche. A idéia frustrante de que se poderia estar fazendo algo melhor, algo que fizesse a diferença para sua vida faz com que o trabalho torne-se apenas uma necessidade e não uma realização. Aliás, a palavra trabalho vem do Grego e quer dizer trabus= sofrimento e lho= constante, então para muitos, trabalho é sofrimento constante.
Então, pare de trabalhar! Calma, não estou dizendo para você pedir demissão do seu emprego. Apenas digo que se o trabalho para você é um sacrifício, mude a forma de encarar o trabalho. Comece a ’servir’. Não é à toa que a área de serviços é a que mais cresce, simplesmente porque saímos da era industrial e entramos na era da informação. O importante agora é realmente aprender a servir outras pessoas, os melhores servidores são aqueles que ganham mais dinheiro. Mesmo que você esteja trabalhando em uma empresa em que você não tenha contato direto com o público, saiba que em última instância, o seu trabalho chegará ao consumidor final de alguma forma, portanto, você poderá fazer a diferença para esse consumidor. Mude o conceito do que é trabalho e isso fará grande diferença na sua vida.
Forte abraço