Em uma pesquisa realizada a alguns anos por uma importante publicação no Estados Unidos, perguntaram a centenas de diretores executivos de varias companhias, quais eram as 20 qualidades do funcionário ideal.
A resposta foi de que 86% consideraram duas qualidades imprescindíveis na frente de qualquer outra, a primeira era a capacidade de estabelecer prioridades, ou seja, eles tinham a capacidade de separar o que era importante do que não era.
A segunda era a capacidade de realizar o trabalho com rapidez. Nada mais justo do que ser rápido em um mundo que tem se transformado a uma velocidade assustadora.
Entenda que rapidez não tem a ver com pressa. Ser rápido nos dias de hoje significa o mesmo que ser eficiente.
Sua capacidade de aumentar seu desempenho continuamente pode ser a diferença entre um trabalho mais ou menos de um trabalho excelente.
Durante vários anos pesquisei maneiras de melhorar meu desempenho, foco e estratégias para ir além em meus projetos. Descobri na neurociência caminhos para entrar em alta performance dia após dia.
Por isso nesse artigo eu quero compartilhar 5 coisas que aprendi para entrar em alta performance.
A primeira coisa que aprendi, é que preciso ter metas claras, ou seja, assim como mostra a pesquisa, precisamos saber discernir o que é importante do que não é.
E a melhor maneira de fazer isso, é descobrindo aquilo que você quer, para não ficar gastando seu tempo naquilo que não quer.
Quando comecei a priorizar meus objetivos, acelerei dramaticamente meu desempenho, e com isso, meus resultados.
Não consigo acreditar em tudo que consegui realizar esse ano, e o melhor é que o ano que vem será tão bom quanto está sendo esse.
O mundo está cheio de artistas visionários que não colocam no papel suas idéias, empresários falidos sem começar o negócio e PHDs que não conseguem ser síndicos de prédio.
Para a informação valer a pena você precisa de algo que faça você entrar em ação imediatamente, uma alavanca que impeça você de ficar parado assim que tiver a primeira idéia.
Ao ter metas claras ganhei como “efeito colateral”, um FOCO absurdo. Minha concentração também aumentou e comecei a fazer coisas em menos tempo.
Aprendi que posso ter centenas de ideias e planos, mas preciso entrar em ação imediatamente em pelo menos uma coisa. Estabeleça um objetivo para o dia.
Escreva; hoje quero limpar minhas gavetas, ou terminar meu artigo, ou fazer tantas ligações para clientes. Eu geralmente tenho pelo menos 4 metas (grandes) por dia, sempre começo com aquela que não depende só de mim para que aconteça, assim eu aciono outras pessoas logo cedo.
Nos dias de hoje todos nós temos acesso à informação, seja pela televisão, rádio, Internet, jornal, celular ou vizinho fofoqueiro, mas, nem por isso as pessoas estão satisfeitas com sua carreira, suas finanças, sua vida emocional, seus relacionamentos.
Temos dentro de nossa cabeça um fantástico computador, que é responsável por tudo aquilo que alcançamos em nossa vida.
Se bem programado (como todo bom computador), podemos transformar as informações que temos acesso diariamente e realizar coisas extraordinárias em nossas vidas.
Se não cuidamos dele, nos tornamos vítimas de seus “caprichos” e da sua forma de agir.
É preciso saber como reprogramar seu cérebro para que ele ofereça as respostas que você precisa para melhorar seu desempenho. Programe-se para alcançar o sucesso na área que deseja.
Muitos de nós perdemos um tempo valioso tentando realizar algum trabalho nas 8 horas que temos dentro das empresas, mas o fato é que cada pessoa tem seu próprio biorritmo, isso significa que somos mais produtivos e focados em horários diferentes.
Onde está o problema?
É que se você não descobrir o horário que tem melhor desempenho vai ficar tateando coisas para fazer durante o dia sem muito sucesso.
Quando descobrir qual é o seu melhor horário, crie um plano para usá-lo.
Desde que Daniel Goleman falou sobre a importância da inteligência emocional, não parei de buscar respostas para entender o porquê muitos de nós perdemos oportunidades, dinheiro e, às vezes, a a própria vida, justamente por não sabermos controlar nossas emoções.
Você pode controlar suas emoções de 3 formas; através do seu FOCO, da sua LINGUAGEM, e também da sua FISIOLOGIA.
Essa última eu considero a mais poderosa, pois descobri que a forma como usamos nosso corpo influencia diretamente nosso sistema nervoso central e isso impacta decisivamente em nossas emoções.
Saber usar essas 3 forças pode ser fundamental para “educar” nossas emoções, aumentando nosso desempenho e gerando os resultados que desejamos.
Se você quiser saber como aumentar o desempenho da sua equipe utilizando essas 3 forças, entre em contato conosco e saiba como levar uma palestra ou treinamento em sua empresa.
Forte abraço e sucesso sempre!
2 Comentários
Ótimos textos, leio todos os artigos a praticamente um ano. Acabei descobrindo você quando procurava mais sobre PNL. Ultimamente você sempre tem enfatizado que estuda “maneiras de melhorar o desempenho”, por isso gostaria de saber: quais suas fontes, que livros costuma ler? Acho muito bacana suas ideias e gostaria também de “beber” um pouco das mesmas fontes. Crescimento intelectual, amadurecimento emocional, desenvolvimento humano… coisas que tenho buscado para atingir uma vida equilibrada. Grande abraço!
Hideyukis, tudo bem?
Hoje em dia tenho lido bastante coisa sobre produtividade e desempenho.
Um dos meus mentores é o Anthony Robbins que fiz curso em 2009 já li todos os livros e estou sempre revisitando alguma coisa.
recomendo que você procure saber sobre um pouco mais sobre Tony Schwartz – visite http://www.theenergyproject.com/ – caso você só faça leituras em português – procure pelo livro “Envolvimento Total” do mesmo autor.
Outro que você pode tentar saber mais é sobre o Psicólogo Mihaly Csilszentmilhalyi no livro “A descoberta do Fluxo”.
Leia também “Trabalhe 4 horas por semana e fique rico” do Tim Ferriss
Recomendo que você procure assistir as palestras do TED com esses autores.
Infelizmente no Brasil temos poucas opções de leitura, a não ser aquelas de gestão de tempo, que eu considero perda de tempo. Se tiver que ler algo sobre gerenciamento de tempo, leia “A Arte de fazer acontecer”. do David Allen.
Acho que isso dá pra começar.
Forte abraço