Em um mundo extremamente competitivo onde as vagas por emprego são disputadas a unha pelos milhares de candidatos que saem das universidades todos os anos, o objetivo de todo profissional é o de ser conhecido como o melhor em sua área de atuação.
Nesse final de semana terminou o campeonato mundial de Fórmula 1, esporte que acompanho e sou fã desde a época do Nelson Piquet. Durante todos esses anos, acompanhei e torci pelos brasileiros que passaram pela F1. Ontem assistindo ao grande prêmio vi uma das várias entrevistas do nosso Rubens Barrichello, e perguntado sobre se iria continuar correndo no próximo ano, sua resposta, madura, era a de que sim, gostaria muito de continuar e completar 20 de carreira, mesmo sem um contrato, ele ainda acredita que irá correr.
O que me entristece são os comentários dos fracassados de plantão falando mal do “Barrica”, como se ele fosse um fracassado. O cara está a quase 20 anos na categoria Top do automobilismo mundial, é multimilionário, pilotou durante anos uma Ferrari, que é o sonho de qualquer piloto. Além disso, tem uma família linda e faz amigos por onde passa. Esse cara não pode ser um fracasso. Para a galera frustrada por não ver no Brasil um piloto vencedor, como era o Senna, descontar esse frustração no Barrica chega a ser injusto.
Quero que você faça a seguinte reflexão, imagine que em sua profissão atual, seja ela qual for, só existem 24 vagas no mundo inteiro, seja sincero e responda; você estaria empregado? Seria um dos 24 top profissionais em sua área? Quero apenas que você responda a si mesmo(a) e entenda que se respondeu que não estaria empregado(a), mesmo assim não pode se considerar um fracasso. Simplesmente porque você é único(a) e especial.
As coisas mudam, hoje você pode ter um desempenho sensacional e amanhã cair um pouco, o que conta é como você encara seus altos e baixos. Rubens Barichello é um otimista e uma ótima pessoa. Mas nem sempre as coisas foram favoráveis. Da mesma forma todos nós temos nossos desafios e costumamos enfrentá-los com aquilo que temos hoje. Lembre-se; se você não puder ser melhor que o outro, seja apenas você mesmo, seja melhor do que você foi ontem e continue crescendo.
Forte abraço e sucesso sempre!