Blog

3 dicas para vencer crenças limitantes
10 de abril de 2012
3 formas de superar os desafios
17 de abril de 2012

Ninguém Pode Fugir Da Sua Própria História

N19. what's your story

 

Um das coisas que descobri no decorrer desses anos todos inspirando e motivando milhares de pessoas por todo Brasil,  e através do meu site,  para diversos países, é que preciso ser congruente com aquilo que transmito.

Sempre rechacei fortemente aquelas pessoas que dizem:

“faça o que eu falo e não o que eu faço”.

Cito os exemplos do Médico fumante e Obeso querendo te dar dicas de saúde, o especialista em finanças que está quebrado,  ou o Psicólogo que mal consegue gerenciar suas próprias emoções.

Procuro ser muito verdadeiro e congruente com as descobertas que compartilho com as pessoas.

Antes de discursar minha verdade para alguém, procuro sentir em meu coração se isso é realmente o que acredito.

Tive  sorte por nunca ter passado por nenhuma tragédia em minha vida e  sempre tive recursos pessoais para confortar pessoas que não tiveram essa mesma sorte.

Muitos têm a intenção positiva de confortar alguém dizendo coisas que, talvez não conseguiriam cumprir se estivessem na mesma situação. Seria eu uma dessas pessoas?

Geralmente as frases ditas são : “Ei,  isso vai passar”,  “Você precisa ser forte”, “Procure ver o lado positivo disso”. Sempre correndo o risco de ouvir; Você diz isso porque não é com você.

Na semana passada eu e minha esposa tomamos a primeira grande porrada das nossas vidas. Nosso filho Lucas foi diagnosticado com Diabetes tipo 1, aquele que, ainda, não tem cura,  e que será necessário tomar insulina ( por enquanto ) pelo resto da vida. Que choque, um verdadeiro esmagamento de coração.

Depois de negar, me revoltar, chorar e xingar, me lembrei do que venho dizendo a vocês durante todos esse anos, e percebi que só existe uma maneira de superar esse momento, e é justamente fazendo aquilo que digo para as pessoas fazerem;

Preciso ser RESILIENTE. A autora Cláudia Riecken, escreve em seu livro SobreViver,  que resiliência é a capacidade de reverter uma situação adversa, de usar a força contrária de um dado evento a seu favor, de recuperar-se.

Descobri que o ferreiro tem que ter sim espeto de ferro,  e que não podemos e nem devemos fugir da nossa própria história.

Comecei então a olhar para todos os pontos positivos dessa situação, e vi que posso me recuperar para ajudá-lo,  e criar laços ainda mais profundos com meu filho e minha esposa, e isso por si só,  já uma grande bênção.

A frase que dá titulo a esse artigo foi emprestada (roubada) do filme de animação Rango, que em certo momento tem um diálogo com um suposto Clint Eastwood, que diz que mesmo que as coisas não sejam como gostaríamos “ninguém pode fugir da sua própria história”.

Todos nós viemos aqui para aprender a evoluir e precisamos passar por certas coisas para irmos para o próximo estágio, e assim será a partir de agora,  uma nova vida nova.

Forte abraço e saúde a todos

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

12 Comentários

  1. elaine disse:

    Olá Fernando sempre acompanho seus artigos e comentários ja participei de suas palestras te admiro demais e creio que o que esta passando será nada força garra e fé em deus tudo isso junto dará força para todos voces, Fernando meu irmão descobriu que tinha diabete tipo 1 com treze anos hoje com 26 convive normalmente e toma tmb insulina todos os dias é uma luta que só guerreiros vencem e seu filho será um deles é só ter controle que ele terá uma vida saudavel e feliz

    um forte abraço para vcs todos

  2. Rosângela,

    Como dizem os antigos; só recebemos a carga que podemos suportar, e se achamos que a carga é maior do que nossa capacidade para carregá-la é porque ainda não desenvolvemos a resiliência suficiente para superá-la.

    Obrigado por compartilhar sua história.

    Forte abraço e saúde sempre!

  3. Rosângela Godo disse:

    Bom dia Fernando, sempre gostei demais de seus artigos e palestras, e hoje lendo esse me emocionei, porque é difícil demais lidar com a enfermidade , só a fé é que pode nos dar força para seguir a caminhada, uma caminhada que não sabemos como vai ser, por isso temos que crer que temos um Deus Todo Poderoso que nos alimentará, nos fortificará, nos acolherá em seus braços nos dias da fraqueza , do choro, da tristeza, tive grandes perdas na minha vida e convivi com enfermidades de pessoas amadas também e posso te garantir que só por ele venci todas e hoje estou aqui firme e forte, aprendi a trabalhar a resiliência de uma maneira sobrenatural. Muita força, muita paz, muita luz, e creia que o Senhor é contigo nesta caminhada.
    Um forte Abraço

  4. Rosania Paranhos disse:

    Bom dia Fernando, gosto muito de voce, sempre que recebo seus boletins leio atentamente e encaminho para alguém do meu contato. Sinto muito pela doença do seu filho Lucas, mas continue com sua fé e Deus concederá a cura. Paciência e perseverança, lembrando que a nossa hora não é a mesma de Deus.A Paz de Cristo esteja com voce e familia.

  5. Fabiano de souza disse:

    O importante e saber que somos humanos, e também passamos por momentos ruins,independente de quem somos ou do que fazemos, o que importa é centrar-nos em aquilo que podemos fazer para melhorar esses momentos.

    • Fabiano,

      É isso mesmo, sempre tive isso em mente, não importa o que te acontece, mas o que você faz com o que te acontece. A forma como você lida com as situações dificeis da vida é o que determina como será seu futuro, certo?

      forte abraço

  6. Márcio Sabino disse:

    Fernando, espero verdadeiramente que você leia o que irei comentar sobre a situação que você, sua esposa e seu filho estão passando.
    Dentro de cada um de nós existe uma força absurda e absoluta chamada FÉ, uma espécie de chave mestra que abre todas as portas, essa força não é nossa, vem de DEUS, Ele colocou dentro de cada um de nós, estou falando de algo sobrenatural.
    Será que você ainda não percebeu?
    SEU FILHO SERÁ CURADO.
    Você é um homem inteligente, e a FÉ que funciona não vem da emoção(coração), vem da razão(intelecto). Você tem um talento dado por DEUS de falar as multidões, aprenda a usar esta chave e a cura de seu filho será um fato. Se não sabe como usar essa chave chamada FÉ, procure alguém usado por DEUS para te ensinar. O relato da ressurreição de Lázaro em João 10:1-46 é uma prova do poder da FÉ. Pare o que estiver fazendo, pegue uma Bíblia, chame sua esposa e seu filho, sente-se perante eles e leia este relato para eles mas sobre tudo para você. Creia, tome uma atitude e acenda essa chama dentro de vocês.
    Meu segundo filho vejam só, também se chama Lucas. Eu e minha esposa lutamos desde o nascimento até os cinco anos de vida de nosso pequeno Lucas tentando uma solução para um problema respiratório crônico com o qual ele sofria, a última médica que atendeu nosso filho nos disse a seguinte frase:”Seu filho vai viver a vida toda com esse problema, não tem cura, só controle, crises, controle, crises…” Meu caro, aquilo foi como um buraco que se abriu no chão. minha revolta foi tamanha que peguei meu filho e minha esposa no meio da consulta e sai do consultório sem olhar para trás. Pedi a Deus ajuda. Foi quando ouvi no rádio pessoas conversando sobre o poder sobrenatural da FÉ em um Jesus que cura pois é o Médico dos médicos. Cri, tomei atitude de ir até aquelas pessoas com a certeza de que aquela era a última porta em que bateria.
    Hoje meu filho com 10 anos brinca e cresce com uma saúde de ferro. Lembre-se, quando o seu Lucas estiver curado, fale as multidões sobre Nosso Senhor Jesus Cristo para glorificá-lo e assim ajudar e outras pessoas que estiverem precisando.
    Eu fugi da minha realidade você também pode.
    Não aceite este diagnóstico!
    Seja RESILIENTE sim, más com FÉ.
    Tenho certeza da vitória do seu pequeno Lucas.

    Um abraço e que Deus abençoe.

    Obreiro Márcio Sabino – I.U.R.D. Ananindeua, PA.

    • Márcio,

      pode ter certeza de que Fé é o que mais temos. Sem nenhuma sombra de dúvida eu acredito no poder que todos nós temos, e vejo que é uma questão de tempo até que a cura venha até nós.

      obrigado por sua mensagem.

      forte abraço, saúde e vida longa!

  7. Walter disse:

    Caro Fernando,

    Nos conhecemos em um treinamento da Matrix ( Amauri ) em Curitiba. Sempre que posso leio seus comentários.
    Especialmente esse, chamou-me a atenção pela congruência e verdade , ao expor uma situaçao pessoal e precisar testar nos próprios olhos o colírio que, frequentemente, é recomendado aos outros para enxergar os diversos lados de uma mesma situação.

    Parabéns pela abordagem; feliz evolução.

    Abraços

    Walter Sanzovo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *