Um dos fatores que me levou a iniciar minha jornada como palestrante motivacional foi, ironicamente, o reconhecer a minha própria falta de motivação.
Apesar de manter uma visão otimista sobre meu futuro, eu supunha que os resultados desejados simplesmente se materializariam por si só. No entanto, aprendi que o otimismo, por si só, tem suas armadilhas.
Se você perguntar para qualquer pessoa sobre a importância de pensar positivo e ser otimistas, serão unanimes em responder que esse é o ponto chave para o sucesso no mundo atual.
Entretanto…
Estudos recentes sugerem que um otimismo excessivo pode até ser contraproducente, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Isso ocorre porque, muitas vezes, os otimistas confiam tanto no sucesso iminente que negligenciam a necessidade de esforço concreto para alcançar seus objetivos.
É comum ouvir alguém afirmar que alcançará todos os seus sonhos “se Deus quiser”, mas sem tomar medidas práticas para torná-los realidade.
Essa foi minha realidade por muito tempo. Acreditava que as oportunidades deveriam vir ao meu encontro, e elas até vinham, porém não com a rapidez que eu esperava.
Esse padrão só mudou quando entendi que existe uma diferença brutal entre acreditar que as coisas vão dar certo, e fazer dar certo.
Foi quando decidi tomar a iniciativa de organizar minhas ideias e transformar sonhos em ações concretas. Foi então que compreendi que um dos principais comportamentos das pessoas entusiasmadas é justamente esse: agir.
Desde essa epifania, passei a analisar minhas atitudes com mais cautela, especialmente quando me percebia apenas otimista sem agir de acordo. Adotei o princípio de entrar em ação assim que uma ideia ou um objetivo significativo surgisse em minha mente.
A verdade sobre o entusiasmo é que ele envolve mais do que apenas acreditar; requer fazer algo a respeito. É preciso ir além do simples pensamento positivo.
O autor Seth Godin, em sua mais recente obra sobre marketing, discute a importância de tomar a iniciativa. Ele defende que devemos agir, mesmo que não nos sintamos completamente prontos ou confiantes.
Afinal, é mais fácil manter em movimento um carro que já está em curso do que tirar um carro parado da garagem. A vida exige dinamismo, e aqueles que são verdadeiramente entusiasmados nunca estão estáticos. Muitos se limitam apenas a intenções, e por isso não veem progresso em suas vidas.
Portanto, lembre-se: não basta apenas ser otimista. Para realmente fazer as coisas acontecerem, é essencial ser entusiasmado e adotar as ações necessárias para transformar possibilidades em realidades.
Um abraço forte e sucesso sempre!