Um dos maiores desafios que tenho enfrentado é justamente dizer não às boas ideias que sempre tenho sobre um negócio, livro, DVD, curso. No final do ano passado tomei a decisão de dizer não para tudo aquilo que não estivesse dentro do meu planejamento. Tenho ideia para mais 10 livros, 15 DVDs e pelo menos 3 novos seminários, mas resolvi fazer uma coisa de cada vez, já escrevi sobre isso aqui no Blog. Clique aqui para ler. E isso tem me dado um FOCO absurdo, e como consequência disso, tenho mais tempo para fazer as coisas que eu gosto.
Quero compartilhar com você algumas ideias de como parar de dizer sim para tudo e voltar a ter o controle sobre sua vida.
Estabeleça suas prioridades
Já faz alguns uns bons anos que venho fazendo um planejamento anual do que quero fazer, e isso tem me norteado de tal forma que inevitavelmente tenho realizado tudo aquilo a que me propus fazer. Sempre escrevo 4 grandes metas para o ano, coisas que sei que posso alcançar, mas que serão desafiadoras, como lançar um novo livro, preparar um DVD ou um novo seminário. Dentre essas 4 grandes metas, defino os passos anteriores a elas em mais 4 metas mensais, como; escrever tantas páginas por mês, planejar uma viagem internacional e etc. E finalmente estabeleço 4 metas que tenho que alcançar toda semana. Procuro sempre ver se elas estão ligadas àquelas 4 grande metas que estabeleci para o ano. Fora isso, todas as novas ideias, fica em uma pasta de projetos para o próximo ano.
Diga não às distrações
Hoje em dia é muito fácil cair na tentação de ficar vendo fotos no Flickr, olhando no Facebook ou assistir filmes no Youtube. A menos que seja absolutamente necessário, eu nem abro esses sites. Pra falar a verdade é muito difícil dizer não para as redes sociais ou um novo joguinho no iPhone, mas como já disse, é preciso estabelecer prioridades, e a minha hoje é a de ser altamente produtivo, ou seja, aproveitar meu tempo ao máximo. Minha recomendação é que se você não puder dizer não para todas as coisas, pelo menos diminua ou dificulte o acesso a elas. Tenha coragem para dizer não às redes sociais (pelo menos não fique o dia inteiro com o Facebook aberto e o MSN no disponível), assim, acho que sua produtividade pode aumentar e muito.
Diga não até para boas ideias
Eu costumo dizer que uma boa ideia é uma boa ação, aquela ideia que fica martelando sua cabeça, mas que você não faz nada a respeito apenas suga sua energia e divide seu foco, fazendo você perder força. Um foco é como um laser que tem direção certeira. Eu digo não para ideias que eu sei que não posso entrar em ação nas primeiras 24/48 horas. Um exemplo de uma ideia que eu digo sim é quando penso em um novo personagem. Não deixo que se passe nem um hora para eu começar a fazer as coisas para que ele “nasça” bem . A produção é imediata. Se não for assim, nem começo.
Seja sincero
Muitas vezes ficamos atolados com tanta coisa para fazer porque temos vergonha ou medo de dizer; não! Achamos que irão nos ver como incompetentes ou sei lá. Ter coragem para dizer não é fundamental para que você desafogue suas pendências e tenha tempo de qualidade para realizar as coisas com excelência. Tenho a vantagem de ter um negócio próprio onde estabeleço aquilo que quero e posso dizer sim ou não a hora que quiser. Mas se você trabalha em uma empresa e recebe demandas o tempo inteiro, procure deixar claro para as pessoas que aquilo que você está trabalhando no momento não pode ser interrompido ou que precisa consultar sua agenda, e, (se isso não custar seu emprego), não tenha medo de dizer não. Na minha opinião a sinceridade é o melhor caminho sempre!
O que achou dessas dicas? Foram úteis? Faça um comentário, participe!
2 Comentários
Até então tenho procurado sucesso em vendas por conta própria tendo idéias diferentes todos os dias e os resultados tem sido…
Vou me basear nos seus comentários pois você está coberto de razão. Parabéns!
Luiz, tudo bem?
Por vezes temos medo de dizer não, sei lá porque. Eu mesmo era assim, e no final meus resultados não era o esperado, quando tornei claro aquilo que queria, vi que podia dizer não sem culpa. outra estratégia que uso quando não sei com clareza o que quero em alguma situação é me perguntar “O que eu NÃO quero? Pronto. Minha vida ficou muito mais simples. Forte abraço.