Blog

5 Coisas Que Você Pode Fazer Para Aumentar Incrivelmente Sua Energia
22 de setembro de 2014
3 Maneiras Certeiras De Fazer As Pessoas Se Interessarem Por Você
28 de outubro de 2014

4 Maneiras Infalíveis Para Se Livrar Das Armadilhas Mentais

N21. Armadilhas

 

Você já se perguntou porque mesmo querendo muito alguma coisa, acaba, invariavelmente,  fazendo coisas que te leva a obter o exato oposto do queria?

Uma das coisas mais nocivas que pode nos acontecer em se tratando de conquistas pessoais, é ficar repetindo os mesmos erros do passado,  sem saber como se livrar do que eu chamo de armadilhas mentais.

Nosso cérebro é um fantástico computador e guarda praticamente todas as experiências que vivenciamos, Seja elas, boas ou traumáticas, desde do dia em que nascemos até agora.

Algumas dessas experiências são lembradas facilmente, enquanto outras ficam escondidas em nosso subconsciente até que um dia uma situação semelhante desperte o mesmo tipo de reação que o momento da ocorrência.

O grande problema é que, muitas vezes, ele usa essas experiências para reagir negativamente e nos impedir de grandes realizações.

É o caso de alguém que ouviu na infância que não seria bom o suficiente para realizar determinada tarefa, e passa a vida tentando provar para as pessoas que é capaz, que consegue, buscando aprovação o tempo inteiro.

Ou pior, transforma aquelas palavras em uma profecia autorrealizável, e realmente fica com medo até de tentar qualquer coisa relacionada àquilo que deseja.

Um outro exemplo é quando terminamos um relacionamento e dizemos a nós mesmos que “NUNCA MAIS” iremos ficar com ninguém.

Nosso cérebro,  na intenção positiva,  de nos proteger da dor que o rompimento gerou, cria várias armadilhas mentais para que, realmente fiquemos livres da dor de frustração, e do sofrimento que um relacionamento pode causar.

ATENÇÃO: Eu disse “pode causar”, mas não necessariamente vai causar.

Entenda como essas armadilhas criadas pelo cérebro podem te atrapalhar…

Elas vem em forma de desculpas, tais como; “fulano não é bonito, inteligente, legal o suficiente para que eu fique com ele”. “não quero me envolver, “quero curtir a vida”, e por aí vai.

Esse é apenas um pequeno exemplo a respeito de relacionamento, mas que serve para mostrar que podemos nos sabotar em diversas áreas, como; financeira, saúde, profissional, e etc.

O que fazer para se livrar das armadilhas mentais?

Abaixo eu quero compartilhar com você 4 maneiras infalíveis para que você possa “combater” os pensamentos que o impedem de alcançar o que você realmente quer, ao invés de ficar evitando aquilo que não quer.

01. ESCUTE A VOZ QUE ESTÁ EM SUA CABEÇA

A primeira coisa que você deve fazer é identificar a voz que cria as armadilhas e sabota sua realizações.

Sempre que você estiver tentando fazer algo onde já obteve algum tipo de experiência, seja ela, positiva ou negativa, seu cérebro vai alertá-lo. E mesmo que não se lembre, “ELE” sabe que você já passou por isso.

O melhor a fazer nesse momento é parar para ouvir sua própria voz interna. Às vezes, essa voz parece um “disco riscado”, onde repete insistentemente; “Não faça isso, não faça aquilo”, “isso não vai dar certo”, “lembra o que aconteceu quando você tentou?”, “Você é um tolo se acha que vai conseguir”. Ouça o que sua VOZ tem a dizer.

Entenda que seu cérebro sempre terá a intenção positiva de ter proteger da dor. Permita-se apenas ouviu sem julgar.

02. NEGOCIE COM O SEU CÉREBRO

Sabendo que o cérebro tem sempre a intenção positiva de te proteger da dor de frustração, você precisa aprender como negociar para que ele pare de, não apenas proteger você de se frustrar, mas também para ajudá-lo a obter prazer.

Porque no final das contas é exatamente isso que ele faz. Ou você discorda que um relacionamento também pode ser fonte de prazer e satisfação? Claro que sim!

O filósofo de negócios Jim Rohn dizia que ;

O mesmo muro que o protege das frustrações também o afasta das realizações.

03. RESPEITE E AGRADEÇA A MENSAGEM

Sempre que ouvimos nosso subconsciente falar conosco, é porque uma mensagem está tentando ser transmitida.

Respeite e agradeça à mensagem, mas em seguida procure perceber se não é apenas um eco automático reagindo ao medo causado pela incerteza de alguma coisa nova chegando em sua vida.

Faça seu cérebro entender que as experiências do passado nada tem a ver com o futuro.

O que aconteceu com você não precisa se repetir. E você pode, a partir desse momento, fazer novas ESCOLHAS e, com isso, criar um RESULTADO completamente diferente do que já experimentou anteriormente.

Uma estratégia poderosa para sair dessa linha de pensamento, é dizer para si mesmo(a), Obrigado pela informação, mas o passado já passou, e eu sou responsável pelas minhas próprias escolhas agora.

04. CONVERSE COM SEU CÉREBRO

Ao agradecer e comunicar ao seu cérebro que é capaz de fazer uma escolha diferente, você estará tomando novamente o controle de sua própria vida, e quando fizer isso, vai deixar de permitir que a mente reativa impeça você de viver coisas novas, sejam elas boas ou ruins.

Repito, nosso cérebro tem sempre a intenção positiva de nos proteger da dor e frustração, mas também acaba evitando prazer e realização.

Eu tenho uma frase que sempre digo quando fico inseguro em relação a alguma DECISÃO importante que preciso tomar.

Eu digo;

Eu acredito que meu futuro está sendo construído agora por minhas escolhas e ele será maravilhoso!

Isso faz com que eu me sinta mais leve e confiante de que tudo irá dar certo. Não permita que o mecanismo de defesa do cérebro limite suas realizações e a conquista dos seus sonhos.

Forte abraço e sucesso sempre!

E então? Gostou do artigo? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Mensagens todo dia disse:

    Muito bom seu texto 😉

    Já conhece o blog MENSAGENS TODO DIA?
    http://mensagenstododia.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *