Uma das grandes questões que envolvem a área de vendas, hoje em dia, é a respeito do marketing pessoal que cada vendedor procura fazer.
Muita gente dedica boa parte do seu tempo tentando vender uma boa imagem sobre si, e com isso, repetem o mesmo erro, que é de falar somente de si mesmas.
Isso ocorre principalmente nas redes sociais. É um tal de eu fiz isso, eu comi aquilo, é foto no espelho pra mostrar a roupa nova. É grande a necessidade de chamar a atenção e de se sentir significante.
Não há nada de errado nisso, a não ser que essa seja a ideia de marketing pessoal que você tem.
Poucas pessoas estão realmente preocupadas em COMUNICAR valor para seus potenciais clientes, e pior, quase ninguém, oferece valor real.
Como você pode trazer mais valor à vida das pessoas? Simples, se interessando por elas, ao invés, de tentar faze-las se sentir interessadas por você.
O escritor Dale Carnegie dizia que…
Você consegue fazer mais amigos em dois meses se interessando pelas pessoas, do que em dois anos tentando fazer as pessoas se interessarem por você.
Simples, não é? Entretanto isso está longe de ser fácil.
Por isso destaco 3 dicas certeiras para fazer as pessoas se interessarem (e gostarem) de você, e com isso, aumentar sua possibilidade de fazê-las comprar seu produto ou serviço.
01. SEJA INTERESSADO, NÃO INTERESSEIRO
A melhor maneira de fazer qualquer pessoas se interessar por você é se interessando por ela primeiro. É a chamada lei da reciprocidade, faça alguma coisa por alguém, e a outra pessoa se sentirá impelida a fazer alguma coisa por você.
Demonstre interesse real pela pessoa e por seus problemas, e uma brecha de inicio de relacionamento vai se abrir.
Mas existe um ponto importante nessa história, você deve realmente estar interessado na pessoa, e não fingir interesse.
Muitos vendedores têm outros interesses ao começar um relacionamento, e depois se perguntam porque não conseguiram vender. Não seja interesseiro, seja interessado.
02. APRENDA A OUVIR A OUTRA PESSOA
Como demonstrar interesse? Aprenda a ouvir (de verdade) a outra pessoa. Muitas vezes, uma simples conversa faz com que a pessoa se sinta bem.
Lembre-se de quando mais precisava conversar com alguém e de repente apareceu aquele amigo e vruum, você despejou tudo e logo em seguida pensou, nossa essa pessoa é minha melhor amiga!
Saber ouvir é uma habilidade que pode ser desenvolvida, tenha isso como objetivo principal quando estiver se comunicando com outras pessoas.
03. TENHA O DESEJO VERDADEIRO DE AJUDAR
Esse é um dos pontos fundamentais, pois muita gente só pensa em ajudar outras pessoas quando estão realmente bem.
Alguns dizem; Quando eu ganhar na Mega-sena vou ajudar outras pessoas, ou então, quando minha se ajeitar vou fazer caridade, o que é quase a mesma coisa, mas a questão é que você pode ajudar qualquer pessoa independente de dinheiro.
Muitas vezes ajudamos ouvindo verdadeiramente alguém, oferecendo apoio e feedback, e até mesmo dando conselhos e consultoria para que estiver precisando.
Não pense em vender, pense em ajudar.
Forte abraço e sucesso sempre!
Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos e aproveite para comentar aqui no blog.