Um dos fatores mais importantes, e que determinam como e o que alcançamos em nossas vidas, é sem dúvidas, o fator INFLUÊNCIA.
Todos nós somos influenciados pelas pessoas mais próximas, e elas podem ter um impacto positivo ou negativo em nossos resultados.
É claro que existem pessoas de quem gostamos, mas que são negativas e não nos ajudarão a conquistar aquilo que desejamos, e outras que são motivadas e positivas, e sim… essas poderão nos influenciar positivamente o obter o que queremos.
Talvez você afirme que não se deixa envolver pela negatividade, mas será que isso realmente é verdade? Existem fatores e circunstâncias que muitas vezes negamos a existência em nossas vidas, mas quando nos permitimos “enxergar” descobrimos que em geral precisamos mudar alguma coisa.
Em artigo recente eu sugeri que você fizesse uma “viagem no tempo”, e destaquei a importância de investirmos esforços somente naquilo que podemos realmente mudar.
Se você aceitou o desafio certamente traçou ou reformulou metas e objetivos. Agora quero abordar outro aspecto bastante importante para que você permaneça no caminho rumo às suas conquistas. Preste bastante atenção na metáfora a seguir:
Seis rãs saltavam felizes no meio do pântano quando de repente avistam um balde e resolvem saltar por cima, mas apenas três conseguem chegar ao outro lado. As outras caem dentro do balde que estava cheio de leite.
Por ser muito escorregadio, as rãs não conseguem saltar no líquido e começam a se debater na tentativa de sair daquela situação.
As outras três rãs que estavam fora do balde começam a fazer previsões sobre o futuro das companheiras e uma delas grita:
– Não adianta tentar sair, o leite é escorregadio demais e vocês vão morrer!
E não demora muito até que a primeira rã desiste e afunda, o que fez com que as rãs da platéia ganhassem força e, em coro, gritam para as duas restantes.
– Estão vendo, não tem jeito, vocês não vão conseguir. É o fim para vocês!
Logo outra rã começa a sentir o cansaço, entrega os pontos e afunda. Com isso, as rãs que estão à margem do balde enlouquecem, pois agora tinham mais certeza de que não haveria como sair dali. E gritam para a rã que insistia na tentativa de salvar a sua vida.
– Você viu? É impossível sair, por que você não desiste?
Porém a rã parece ignorar a gritaria e começa a mexer as patas com mais força. Com isso ela transforma o leite em nata e num impulso consegue saltar para fora do balde.
A conclusão de alguns é que a terceira rã foi perseverante, outros destacam que a vontade de viver foi o que determinou sua sobrevivência…
Mas, não foi nada disso. A rã era surda, por isso não deu ouvidos para as outras, superou limites e resguardou sua vida.
Trazendo essa metáfora para nossa realidade podemos concluir que muitas vezes não chegamos ao nosso objetivo porque nos deixamos levar pelas interferências, os comentários alheios, o noticiário da tevê.
Absorvemos a negatividade e damos vazão às opiniões de pessoas que não desejam a nossa vitória.
A melhor maneira de evitar a negatividade em sua vida, é fazer como a rã; “nos fingirmos de surdos” para os comentários de pessoas tóxicas que nos desviam dos nossos objetivos.
Não permita que ninguém diga como você deve fazer as coisas, principalmente quando o comentário é contrário àquilo que você acredita.
Deixe apenas que influências positivas orientem seus passos e façam diferença nos seus projetos.
O que achou desse post? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!