Você gostaria de ver sua equipe de vendas totalmente engajada e motivada para conquistar resultados acima da média, mesmo em períodos de economia estagnada?
Nesse artigo eu vou te contar 3 maneiras altamente eficazes para que você possa motivar sua equipe de vendas, e com isso melhorar seus resultados…
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Em tempos de crise e retração econômica, um dos setores mais afetados é a área de vendas. Isso acontece porque as pessoas perdem poder de compra, e começam a ter medo do que vai acontecer no futuro…
Com isso, tentam proteger seu dinheiro a todo custo, adiando suas compras, e isso pode impactar diretamente o mercado em que você atua.
E quando os resultados ficam abaixo das expectativas, sua equipe de vendas pode ficar com a moral baixa e a motivação desaparece. E, como você sabe, um profissional desmotivado tem um custo muito grande pra a empresa.
Se você não quer ver sua equipe dando prejuízo e se lamentando pelo baixo desempenho…
A primeira coisa que você precisa fazer é; descobrir se eles entenderam a VISÃO DE PROPÓSITO a respeito daquilo que estão vendendo…
Boa parte dos profissionais de vendas, estão focados apenas no produto que vendem. Entretanto, é preciso entender que nos dias atuais o vendedor precisa ser um AGENTE DE MUDANÇAS capaz de transformar a vida das pessoas.
Mostre a eles uma VISÃO clara de que aquilo que estão vendendo é muito mais do que apenas um produto ou serviço.
Você não vende carro, computador, sapato ou sorvete… você vende produtos e serviços que fazem as pessoas sentirem algum tipo de emoção.
O que a Harley Davidson vende?
Motos, certo? mas eles Também vendem uma coisa chamada… estilo de vida.
O que a Ferrari, Mercedez, Audi vende?
Carros? Sim, essas empresas também vendem carros.
Mas o produto intangível deles é o … Status.
O que o Facebook, Google, whatsApp vende? Conexões. A missão deles é aproximar as pessoas através da tecnologia.
Entenda que produtos e serviços são apenas o meio que leva a uma emoção, a uma experiência… leva a um estado de espirito que faz as pessoas comprarem aquilo que compram.
Quem não ficaria motivado sabendo que seu trabalho é ajudar as pessoas a transformarem suas vidas?
A segunda coisa é OFERECER um FEEDBACK SINCERO em relação ao trabalho que eles estão fazendo.
Se você quer o engajamento das pessoas, precisa saber a hora de fazer um bom elogio e de apontar caminhos possíveis para a melhoria do desempenho.
Se você souber ouvir e dar feedback, vai demonstrar que realmente está interessado, não apenas no profissional, mas também no ser humano que está à sua frente.
Um dos escritores que mais impactaram positivamente a história, foi o norte americano Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, ele diz que:
Você consegue mais amigos em, duas semanas, se interessando pelas pessoas, do que em dois meses tentando fazer elas se interessarem por você.
Isso significa que você, ao ouvi-los com interesse verdadeiro, você conquista influência e autoridade, e pode, com isso, mostrar para sua equipe que eles têm um importante significado na empresa.
Sem a área de vendas, a empresa está fadada ao fracasso. Mesmo com toda a tecnologia do comercio eletrônico, ter um vendedor motivado e comprometido em servir seus clientes faz toda a diferença na hora de vender mais.
Ao contrário do que muitos pensam, o vendedor não quer apenas ganhar uma comissão no final do mês, ele precisa sentir que faz parte de algo maior que ele mesmo, precisa se sentir valorizado, inspirado a vender aquilo que vende…
Isso não significa que ele não tenha que ter metas ousadas, muito pelo contrário, eu recomendo que o vendedor tenha metas que vão além daquilo que ele mesmo acredita ser capaz de alcançar no momento.
Dessa forma, ele vai se desafiar a sair da zona de conforto, e começar a superar seus próprios limites, vencendo a mentalidade derrotista, que muitos têm, quando ouvem as noticias negativas que bombardeiam os telejornais hoje em dia.
E finalmente a terceira maneira de motivar sua equipe de vendas, é sendo um EXEMPLO POSITIVO para ajudá-los a se tornarem lideres dentro da empresa.
A sua missão como diretor, gerente, supervisor… enfim, como líder, é a de formar outros líderes…
Não tenha receio de ser superado, tenha medo de que eles sejam apenas vendedores comuns, fazendo as mesmas reclamações, justificando as objeções dos clientes com mais e mais descontos.
O líder é alguém que possui uma atitude indestrutível… portanto, ajude-os a se tornarem mais proativos, mais comprometidos e mais motivados a ajudar outras pessoas a serem assim.
É preciso fazê-los acreditar na missão de transformar a vida das pessoas e que eles são 100% responsáveis pelos resultados que conquistam, políticos, jornalistas e palpiteiros de plantão não são responsáveis pela economia, somente a ação massiva e empreendedora é capaz de motivar e engajar pessoas.
Então vamos lembrar as 3 maneiras de motivar sua equipe a dar verdadeiros saltos de motivação e produtividade mesmo em momentos de crise.
– A primeira coisa é ter uma visão de propósito clara em relação àquilo que vendem.
– A segunda é oferecer feedback sincero e significância para a equipe. Mais do que dinheiro, eles querem se sentir parte de algo maior.
– E finalmente, estimular a liderança dentro da empresa. Cada vendedor é uma pequena célula que precisa estar altamente conectada, energizada e comprometida com o bom funcionamento do corpo, que é a empresa onde trabalha.
E você…quais outras maneiras você usa para motivar sua equipe e a si mesmo? Deixe uma comentário dizendo o que achou desse artigo e o que você faz para manter sua equipe altamente motivada.
Um forte abraço e altas vendas pra você!
Fernando Oliveira