Recentemente participei de um evento (não vou falar qual o segmento), em que o discurso de abertura do presidente da empresa trazia “uma boa notícia”. O executivo, parecendo ter encontrado a solução para a baixa nas vendas, comunicou orgulhoso, que iria diminuir as metas e aumentaria os prêmios para os vendedores.
O auditório veio abaixo com a novidade. Gritos, aplausos… Menos esforço, mais benefícios, era tudo que a maioria ali, demonstrou querer. Fiquei absolutamente perplexo, não consegui acreditar no que estava acontecendo. Eu que havia sido contratado para inspirar aquela equipe a dar o melhor de si, agora tinha que dizer… Calma gente! Vamos devagar… Agora ficou mais fácil.
Não, não e não!!!
Eu só faço aquilo que eu realmente acredito. E eu acredito que todos nós, sem exceção, podemos conquistar resultados cada vez melhores em nossas vidas. Mas para isso, precisamos ter a expectativa de que iremos conseguir.
Já foi provado que quando alguém tem suas expectativas diminuídas, seu rendimento também diminui. O contrário também é verdadeiro. Ao estabelecer grandes metas, o ser humano descobre dentro de si o incrível poder de fazer as coisas acontecerem.
A verdade é que sabemos muito pouco a respeito do nosso potencial pleno, mas o pouco que já descobrimos, seria suficiente para viver uma vida muito acima da média. É uma pena que muitos não saibam e não queiram utilizar seu potencial máximo.
Lembro de observar meu filho, que na época tinha quase dois anos, e ficava tentando subir no sofá, ficar pendurado na mesa ou se esticando para alcançar algo no alto de um armário, compreender que os desafios são “a mola” que faz o ser humano evoluir. Sem desafios a vida seria muito chata, lenta e assim como os dinossauros, logo entraríamos em extinção.
O corpo humano é uma máquina feita para o movimento. Se deixarmos de usá-lo, logo nossos músculos começam a atrofiar.
O mesmo acontece com nossa mente. Se não estabelecermos grandes desafios, se não tivermos grandes metas, logo o cérebro também começa a “atrofiar”. Um estudo mostrou que uma pessoa quando se aposenta, reduz sua expectativa de vida para apenas 5 anos, ou seja, parar de trabalhar é o caminho certo para antecipar a própria morte.
Por isso, nunca pare de estabelecer metas grandiosas para sua vida, pois como dizia o pintor e escultor italiano Michelangelo.
O perigo não está em estabelecer uma meta grande e não conseguir, e sim estabelecer um objetivo pequeno demais e conseguir.
Quer viver uma vida acima da média?
Então tenha a ousadia e pensar e AGIR grande. Lute com todas as suas forças para ser melhor hoje do que foi ontem, sem medo de não conseguir aquilo que deseja. Aumentar sua performance é a única estratégia que vai garantir excelentes resultados.
Pense em alcançar grandes coisas em sua vida, mas não se esqueça que a construção do seu sucesso, começa com pequenas ações feitas com consistência.
Tenha grandes sonhos, mas tenha também grandes ações. No final você será lembrado por aquilo que fez e não pelo que intencionou fazer!
Grande abraço
O que você achou desse artigo? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!
1 Comentário
Ouvi alguém dizer, há poucos dias, que fazer um discurso ou escrever com facilidade parece simples para muitas pessoas; entretanto, isto é o fruto de muito estudo e planejamento, mesmo quando as palavras fluem como “improviso”. Você, Fernando Oliveira, é assim. Todos os temas que você aborda em seu Blog (ainda não assisti palestras) merecem ser lidos e refletidos; algum ensinamento nós encontraremos para a prática e melhoria das nossas atitudes. Parabéns, como sempre!
Dalva Trindade