Você anda cabisbaixo porque não consegue bater seus metas de vendas, e não entende porque alguns vendedores conseguem vender, mesmo em tempos de crise, e você só recebe não?
Fique tranquilo, você não é o único vendedor a passar por isso.
A crise trás quase sempre grandes oportunidades para que você possa crescer como profissional, mas sempre tem uma lição que você pode receber da vida.
Comigo não foi diferente, eu não conseguia entender, o porque profissionais menos experientes do que eu estavam trabalhando e muito, e eu olhando os pássaros na varanda…
Brincadeira!!!
Eu não parei nenhum um minuto nesses últimos dois anos, em que o país passou por toda turbulência causada pela roubalheira desenfreada que afetou profundamente a nossa economia.
Em nenhum momento eu deixei de procurar pelas oportunidades e alternativas para continuar servindo meus clientes.
E descobri os 3 motivos pelos quais as pessoas podem não querer comprar de você.
Você já deve ter ouvido a máxima que diz: “Quem não te conhece não te compra”, certo?
E é exatamente isso que acontece quando você fica abaixo do radar.
Quando não conseguimos vender, muitas vezes, ficamos nos perguntando –
O que há de errado comigo? Quando deveríamos nos perguntar o que eu precisa fazer certo dessa vez?
No livro As armas da persuasão, o psicólogo e pesquisador Robert B. Cialdini cita vários gatilhos mentais em seus estudos.
Em uma explicação rápida, gatilhos mentais são estratégias usadas com o objetivo de persuadir as pessoas, impactando aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.
O principal gatilho mental usado para combater o fator “ninguém te conhece”, é o gatilho da familiaridade.
Quantas marcas são ultrafamosas e que já parecem ter ficado no inconsciente coletivo.
O que elas tem em comum?
Elas simplesmente são onipresente em nossas vidas, elas estão em toda parte à todo momento.
Empresas como Coca cola, Apple, Microsoft, Facebook, google, estão em todo lugar e todo mundo sabe que são.
A boa notícia é que você não precisa ter os bilhões gastos por essas empresas para promover seus produtos e serviços.
Você só precisa voar no radar das pessoas que gostaria de chamar a atenção.
Como?
A oferta e a concorrência em qualquer área é tão grande hoje em dia, que colocar apenas 2 posts por semana no Facebook ou enviar um email de vez em quando para sua lista de prospectos, não vai ajudar a alavancar sua marca.
Você precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo, sem medo do que vão pensar à seu respeito.
O escritor Mike Koenigs fala sobre a Multicasting strategy, que é estar simultaneamente em diversas plataformas, que hoje em dia estão disponibilizadas gratuitamente na Internet.
Use massivamente as redes sociais / compartilhe seu conhecimento através de artigos no seu blog ou no Twitter, grave vídeos com dicas no seu canal do Youtube, coloque posts no seu Instagram, ou de um oi no Snapchat.
Esteja em todos os lugares, seja conhecido. Essa é a melhor forma de não ser esquecido pelos seus prospectos.
A melhor maneira de fazer as pessoas confiarem em você é utilizando o gatilho mental da autoridade.
Você já consumiu algum produto de determina marca somente porque um amigo recomendou?
É muito provável que sim. Assim como é bastante provável que você mesmo já tenha recomendado a alguém que compre algo que você gostou, certo?
Você já indicou um filme no cinema, uma viagem para determinado lugar, ou um produto somente porque você gostou?
Então na visão dessas pessoas você é uma autoridade, alguém com a experiência e o conhecimento prático daquilo que está recomendando.
Profissionais de Markenting Multinível fazem isso o tempo!
Primeiro eles consomem os produtos de determina empresa, gostam desse produto e depois recomendam para amigos e familiares.
A diferença é que nesse caso eles estão ganhando dinheiro com essas pessoas.
O ideal é que você saiba exatamente como determinado seus produtos ou serviços vão ajudar as pessoas.
Você precisa mostrar pra elas que você é uma autoridade, quem tem o conhecimento e os recursos necessários para ajudar aquela pessoa a resolver um problema específico.
Não se preocupe em fazer todo mundo gostar de você. Nem Jesus conseguiu essa unanimidade. O que você precisa fazer é aprender a falar a língua do seu público alvo…
Escute o que eles estão dizendo, quais são suas motivações, suas necessidades, suas dores.
Uma técnica infalível para criar Rapport, que é aquela empatia instantânea com seu interlocutor é repetir o nome das pessoas à exaustão.
As pessoas adoram ouvir seu próprio nome, assim como adoram falar de seus problemas.
Quando conversar com alguém diga: e então [FULANO] conte-me mais sobre isso [PROBLEMA ESPECÍFICO], e ouça-a atentamente.
No treinamento Altas Vendas eu ensino como criar empatia instantânea com qualquer pessoa.
Já esteve em alguma festa conversando com alguém, e depois de 5 minutos pareciam velhos amigos? Isso é muito comum acontecer, assim como aquela sensação de que você não gosta de alguém, sem mesmo ter conversado com a pessoa.
Pergunte-se; porque essa pessoa faz com que eu me senta assim?
Por fim, seja interessado nas pessoas, ao invés de interesseiro. O escritor Dale Carnegie dizia que:
Você pode fazer mais amigos em duas semanas se interessando pelas pessoas do que em dois meses tentando fazer elas se interessarem por você.
Conclusão:
– A resposta que você busca para aumentar suas vendas, é justamente criar uma aura de onipresença. Lembre-se; se ninguém sabe quem você é ou o que você vende, jamais terá sucesso em vendas.
– Ser uma pessoa confiável, significa, estar disposto a oferecer valor para quem realmente precisa dos seus serviços ou produto. A melhor maneira de ser uma autoridade é… sendo uma autoridade.
– Talvez você não possa fazer todo mundo gostar de você, mas pode influenciar as pessoas a serem mais receptivas a você e ao que vende se criar empatia com elas antes de tentar vender qualquer coisa.
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Um forte abraço e sucesso sempre
Fernando Oliveira