A louca escalada corporativa tem exigido cada vez mais qualificação dos profissionais, que não param de buscar por mais e mais informações, para se manterem em dia com os novos desafios do mercado.
Eu acredito que os melhores profissionais são aqueles que se preparam continuamente para enfrentar um mundo em constantes mudanças.
Entretanto, é preciso entender que somente acumular cursos e conhecimento pode ser causar o sentimento de que você ainda não está preparado.
Eu passei por isso, e de certa forma ainda passo. Com o objetivo de me tornar o melhor na minha área, li tudo que podia e mais um pouco, fiz dezenas de cursos no Brasil e nos Estados Unidos, mas o sentimento era de que ainda faltava alguma coisa.
Não caia nessa armadilha!
O fato é que a globalização tem eliminado impiedosamente milhões de vagas daqueles que realizam trabalho mecânico, ou seja, trabalho “não criativo”.
A indústria automobilística faz isso há décadas com suas linhas de montagem, foi assim também com os caixas de atendimentos eletrônicos, e agora com todo trabalho que pode ser trocado por um software.
Isso significa que o que vai fazer você se destacar na área em que atua, não é ter diploma universitário, Pós graduação, Mestrado, Doutorado, MBAs, Cursos de idiomas…
É preciso desenvolver novas competências e talentos como; liderança, motivação, assertividade, criatividade, intraempreendedorismo, gestão das mudanças entre outras.
Entre essas eu destacaria a criatividade como um fator decisivo entre o trabalho mecânico e a nova economia criativa.
Por isso, nesse artigo eu quero falar sobre 3 crenças que podem estar impedindo você de ser mais criativo para se destacar no mercado em que atua.
A necessidade por mais qualificação profissional, gerou uma crença que mais atrapalha do que ajuda…
É justamente a crença de que “Eu ainda não estou pronto, e preciso estudar mais, de conseguir mais certificações, só assim eu serei promovido e manterei meu emprego”.
Eu tenho uma notícia pra você…
É justamente aquilo que você já tem dentro da sua cabeça que pode estar sabotando seu sucesso. Isso mesmo, o excesso de informação tem feito as pessoas ficarem estressadas e de certa forma mais “lentas”. principalmente na hora de tomar decisões.
Imagine um computador com vários programas abertos, o que acontece?
Certamente vai usar mais memória e consequentemente vai ficar mais lento, quando não trava de vez.
O que a gente , quase nunca, se questiona é que não saber alguma coisa é natural. Você nasce sem saber nada, aliás, as pessoas de maior sucesso no mundo, não sabem de tudo.
Apenas acumular mais conhecimento não vai torná-lo ultra competitivo ou competente, o que é preciso fazer agora é tornar as coisas mais simples e divertidas.
Se você está se sentindo sobrecarregado e não consegue definir qual caminho tomar, a primeira coisa que você precisa fazer é uma dieta mental!
Isso mesmo, escolher sabiamente o que colocar pra dentro da cabeça.
Se você assiste aos telejornais diárias para se manter informado, sabe do que eu estou falando.
Esse tipo de informação pode ser considerada importante, mas a verdade é que ela programa sua mente para o perigo, entende o que eu falo?
Saber das guerras, crises e injustiças do mundo não vai te ajudar em nada na sua missão de construir um mundo melhor.
Eu aprendi que podemos fazer alguma coisa com aquilo que temos agora, e não esperar estar 100% preparado para entrar em ação.
Isso não vai acontecer, você nunca estará pronto!
Sabe porquê?
Porque o mundo está mudando cada vez mais rápido e o que precisamos é de pessoas que estejam dispostas a despertar seus talentos inatos para fazer a diferença.
Ser criativo, ousado e corajoso é a resposta para essa questão.
O problema é que muitas pessoas têm a resposta na ponta da língua quando se fala em criatividade…
A capacidade de gerar alternativas para alcançar um objetivo tornou-se fator indispensável para a ascensão na carreira profissional, e isso requer criatividade.
Quanto mais criativo, mais alternativas e quanto mais alternativas, maiores as possibilidades de escolhas inteligentes.
Nesse momento surge a terrível afirmação…
– Ah, mas eu não sou criativo!
Tem certeza disso?
Muitas pessoas têm emperrado seu desempenho profissional, não por falta de capacidade, mas por se autocondicionar como uma pessoa não criativa.
Pare de se enganar!
Você é criativo e pode estar perdendo grandes oportunidades.
A criatividade já veio instalada de fábrica em você e em todos os seres humanos.
O problema é que desde muito cedo aprendemos que só existe uma resposta certa para cada pergunta…
Ou vai me dizer que nunca decorou a matéria exata que iria cair na prova da escola, só porque era exatamente a resposta que o professor exigia?
Eu sei disso, porque fiz muito “decoreba” para passar de ano, mas o que realmente me fez pensar diferente foram as perguntas que eu comecei a fazer logo depois que sai da escola.
As pessoas, a sociedade e os dirigentes de empresas na grande maioria das vezes querem consenso, querem eliminar os conflitos, mas, infelizmente não têm consciência de que eliminam também as possibilidades de criação.
Muitos não acreditam serem criativos porque aprenderam a pensar assim. Por isso, é preciso uma nova aprendizagem, ou melhor, é preciso desaprender padrões já estabelecidos e que insistem em manter-nos seguindo com a boiada.
Muitas pessoas insistem em querer melhores resultados pensando e agindo da mesma forma, Isso não funciona.
O Cientista Albert Einstein dizia que…
O que isso quer dizer?
Significa que a sua forma de pensar atual trouxe você somente até aqui, mas não poderá levar você aonde deseja.
Para alcançar novos patamares em sua vida, você terá que começar a pensar diferente, começar a fazer perguntas diferentes das que vem fazendo até agora.
As crianças são altamente criativas, simplesmente porque perguntam tudo o tempo inteiro, e não têm medo de arriscar fazer algo diferente.
Isso acontece porque ele ainda não tem os filtros que os adultos têm, e que os impedem de arriscar coisas novas.
O escritor Daniel Pink autor do livro O cérebro do futuro – A Revolução Do Lado Direito Do Cérebro (A Whole New Mind), diz que estamos passando por uma revolução sem precedentes, e que o trabalho criativo será cada vez mais valorizado.
Quer ser mais criativo?
Então tenha a coragem para correr riscos, como dizia a diretora do Cirque du Soleil, Diane McKee…
Coragem tem mais a ver com a disposição para correr riscos do que qualquer outra coisa.
Ficar com medo de experimentar coisas novas é negar nossa própria natureza. É matar a criança que ainda existe dentro de você.
A questão é…
O que você vai fazer a partir de agora?
Vai continuar fazendo o que sempre fez e esperar novos resultados?
Ou dar um jeito de dar um “reboot” no cérebro e resgatar a curiosidade que você tinha na infância?
Pare. Pense. Pergunte. Encontre as respostas!
Há alguns anos li uma entrevista do cartunista Angeli, criador nos anos 80 da revista Chiclete com banana, sobre os motivos que o levou a, literalmente, “matar” sua personagem mais famosa, a Rê Bordosa.
A personagem era uma mistura de Rita Lee com Janis Joplin, e tinha um humor ácido que era muito original. Ele respondeu que era preciso matar a “galinha dos ovos de ouro”, caso contrário ele não poderia se reinventar e criar coisas novas.
Até hoje continuo fã do cara, pela coragem e personalidade para criar coisas novas a todo o momento. Ele também tem uma tira que é famosa chamada “Angeli em crise”, é assim que eu me sinto quando luto contra as mesmas velhas idéias e tento criar um novo personagem ou uma palestra diferente.
E você?
Como tem combatido as mesmas velhas idéias que o impedem de ser e fazer diferente?
O autor norte americano Seth Godin, diz que o que mais impede as empresas de crescerem é o fato de ficarem amarradas a uma estratégia campeã.
Ou seja, o sucesso do passado impede que a empresa mude e enxergue novas oportunidades, como, por exemplo, aconteceu na época do surgimento da Internet.
Muitas empresas não conseguiram mudar ou não tiveram velocidade suficiente para se livrar de suas estratégias de sucesso. porque tinha a crença de que não se deve mexer em time que está ganhando.
O mundo vai continuar mudando e as grandes empresas, com raras exceções, vão continuar engessadas e com medo de mudar suas estratégias campeãs.
Mas isso não é motivo para você ficar esperando que uma grande mudança aconteça para que só então você mude, ou na pior das hipóteses, alguém mude com você!
Talvez você se sinta confortável porque tem trazido os resultados que a empresa espera de você, mas as estratégias campeãs que você usou no mês passado para bater suas metas de vendas, talvez não tenham os mesmo resultados com os novos clientes que precisa conquistar este mês.
Ser extremamente competente pode ser a maior inimiga da mudança e atrapalhar seu crescimento.
O ideal é que cada pessoa dentro das empresas se tornassem uma especialista em mudanças, com preparo para descobrir novas respostas para os novos desafios.
Eu gostaria de inspirar você a mudar sua atitude sempre que sentir que a sua velha forma de pensar já não está trazendo os resultados que você tanto deseja.
Melhor ainda é que você seja estimulado a mudar sempre e evitar que a mudança que ocorre dentro das empresas, pegue você de surpresa.
Quais são as coisas que você pode fazer diferente hoje?
Toda grande mudança é precedida de pequenas mudanças, que funcionam como avisos para o que vai acontecer no futuro.
Crie o hábito de fazer coisas diferentes e inusitadas, que tal investir alguns minutos por dia para meditar, passear no parque ou ler algum livro de ficção que estimule sua imaginação?
Isso vai fazer toda a diferença na era de economia criativa.
Se você quer ser mais criativo e pensar fora da caixa precisa ter a coragem de “matar a gansa dos ovos de ouro”, e repita para si mesmo; Quem disse que não se mexe em time que está ganhando?
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