Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que nos últimos 25 anos eu tenho me dedicado a entregar conteúdo e entretenimento em eventos corporativos por todo Brasil, aquilo que eu chamo de Motiversão, uma metodologia exclusiva, onde eu utilizo estratégias de Programação Neurolinguística, interação e Humor.
E que até agora eu nunca havia revelado como é o preparo de uma palestra motivacional com humor sob medida para empresas.
A grande diferença entre uma palestra genérica e uma palestra customizada é justamente o nível de personalização em relação ao público, tema da convenção e objetivos de cada cliente.
Algumas empresas já entenderam a importância de criar um evento marcante para seus funcionários, e por isso, tem a ousadia capaz de me chamar para transformar esse objetivo em realidade.
Recentemente eu fui convidado pela Malagueta Produções de São Paulo para dar uma palestra para seu cliente, a empresa Omron Healthcare Brasil.
A Omron é líder mundial no segmento de equipamentos com tecnologia japonesa para monitores de pressão, inaladores, linha de alívio da dor, termômetros e active health, e está no Brasil desde 2003.
Para sua convenção de vendas, o tema escolhido pela empresa foi Operação Mordida Certa, que tinha como pano de fundo a ideia de transformar vendedores em verdadeiros tubarões em vendas.
Com isso em mente, e após uma reunião de briefing com o cliente para alinhar todos os conteúdos com o cronograma da convenção, comecei meu processo criativo que vou descrever abaixo.
No cronograma do evento que durava 3 dias, havia uma série de atividades e conteúdos, como palestras, jogos e até um “Shark tank”, onde a galera apresentou ideias de novos negócios, e minha missão e responsabilidade era o de encerrar a convenção em altíssimo nível, e para isso, o meu desafio era criar uma palestra única, capaz de motivar e engajar os mais de 100 vendedores da empresa para transformarem 2018 no melhor ano de todos.
A mensagem era clara; viva o novo, mude, transforme-se para alcançar um novo patamar de resultados.
E o meu primeiro passo foi o de criar…
Inspirado pela fascinante temática dos tubarões, eu mergulhei de cabeça no mar de ideias, e criei especialmente para o evento um novo personagem; O Comandante Artur Barão, um experiente navegador apaixonado por tubarões e por todas as características desse rei dos mares.
Além disso, eu também criei uma logomarca exclusiva com o nome do personagem que se assemelha a palavra tubarão.
A figura de um comandante de navio também é bastante marcante, com isso, também contei com ajuda de uma loja de fantasias para a composição do Artur Barão.
Com o palestrante / Personagem definido, faltava escolher o tema da palestra e construir uma apresentação única.
Eu acredito que toda empresa é diferente e especial, então não haveria motivo algum para repetir a mesma palestra. Ou seja, ao contratar um palestra customizada, sua empresa vai ter uma apresentação exclusiva e única.
Para esse evento eu criei a Palestra Motivacional “Em Busca do Oceano azul”, inspirada no livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renee Mauborgne.
Eu sempre busquei integrar conteúdo inovador, com interação humorística e músicas de impacto, selecionadas por um DJ/Sonoplasta profissional, que aliadas ao tema do evento, dão um brilho todo especial.
O processo criativo é quase sempre muito árduo, para essa palestra eu investi cerca de 3 a 4 horas por dia durante 3 semanas, entre pesquisa sobre tubarões, imagens, vídeos, e o alinhamento do tema com as estratégias de atitude em vendas matadoras para que todos os presentes pudessem sair do evento com uma experiência motivacional realmente marcante.
Meu objetivo como profissional não é apenas o de deixar as pessoas motivadas por alguns dias, mas mostrar que somente quando elas estiverem realmente comprometidas e engajadas com as metas da empresa, e com seus próprios objetivos, terão aquilo que chamamos de automotivação.
Por isso, o processo de aprendizagem e crescimento nunca termina, é preciso continuar a busca pela automotivação constantemente.
Por vezes, alguns clientes querem prolongar essa experiência e encomendam alguns dos meus livros com descontos especiais para grupos, e isso pode fazer uma grande diferença na hora de manter a equipe motivada.
Seria muita ousadia dizer que a palestra foi incrível, fantástica, maravilhosa, e que todos gostaram, mas ser aplaudido de pé ao final de cada apresentação, me faz acreditar que estamos indo na direção certa com a missão de transformar profissionais em todo Brasil.
Talvez você queira ler alguns depoimentos de pessoas e profissionais das mais de 1.000 empresas atendidas nos últimos anos. Clique aqui para ver alguns depoimentos.
Abaixo nossa tradicional foto de final de palestra.
Veja mais fotos da palestra na sessão cases de sucesso clicando aqui.
O processo para a elaboração de uma palestra sob medida requer:
E se você quiser levar para sua próxima convenção uma experiência motivacional sob medida, e ter um oceano de ideias para o seu próximo evento, preencha o formulário no final dessa página e peça uma proposta.