Tenho ressaltado em meus últimos artigos a importância de abandonar atitudes negativas que possam estar impedindo o seu crescimento pessoal e profissional.
Abandonar essas atitudes tornou-se caso de “vida ou morte” para todas as pessoas que realmente queiram mudar alguma coisa em suas vidas.
E um dos fatores que podem estar impedindo você de crescer e ser feliz, são as crenças sobre o que funciona e o que não funciona para você.
Muitas pessoas desistem de seus sonhos porque veem qualquer insucesso como um sinal de que não é aquilo que precisa ser feito.
Veja Tomas Edison, o inventor da Lâmpada incandescente, tentou mais de 2.000 vezes até conseguir fazê-la funcionar, e quando perguntaram a ele como aprendeu a lidar com tanto fracasso, ele apenas respondeu:
Eu não fracassei, apenas descobri formas
diferentes de como a lâmpada não funciona!
A verdade é que NUNCA fracassamos! ou ganhamos ou aprendemos, e se você não está aprendendo ainda, é porque está olhando para o fracasso como algo negativo.
Muitas pessoas investem um tempo valioso olhando para o passado e focalizando suas atenções naquilo que não deu certo, e por isso, se sentem frustradas e até infelizes.
Muitos de nós passamos por experiências que acabam deixando marcam em nossas vidas. Às vezes acontece de perdermos um ente querido, e a partir desse momento as coisas parecem perder a graça.
Em alguns casos podemos até sentir que não vale mais a pena viver. Eu sei que não é fácil. Nossa mente insiste em repetir e repetir todas as cenas de algo que você quer esquecer.
Sei também que é muito difícil viver no presente. É só pararmos um pouco e… Lá vem um pensamento.
Na década de 60 o filósofo e escritor canadense Marshall McLuhan já antecipava esse tipo de atitude chamando isso de “A síndrome do espelho retrovisor”. Quando você olha para um espelho retrovisor, ele apenas mostra aquilo que está atrás de você.
O espelho retrovisor no carro serve para que você possa se orientar, ver se pode fazer uma mudança na trajetória, e com isso, evitar algum tipo de acidente.
O que acontece, é que se você passa a maior parte do tempo olhando para o espelho retrovisor, é muito provável que, ao invés de se orientar, não consiga sair do lugar ou possa sofrer um acidente.
Assim são as pessoas que insistem em viver no passado. Suas vidas literalmente param de funcionar, simplesmente porque elas se sentem incapazes de olhar para frente e viver a vida.
Para muitos as experiências passadas são fatores limitantes para que não arrisquem fazer nada que não tenham absoluta certeza de que dará certo. Imagine se Edison dissesse:
– Ai meu Deus e agora, fracassei? Não vou conseguir, vou mudar de profissão!
Alguns especialistas dizem que nós passamos cerca de 75% do nosso tempo lembrando de coisas do passado, 20% imaginando o futuro, e apenas 5% no presente.
Não é raro encontrar pessoas saudosistas em relação ao passado, vivem falando dos áureos tempos em que estavam no auge, e não se cansam de repetir;
– Na minha época as coisas eram melhores!
– Na minha época as coisas eram mais fáceis!
– Na minha época não tinha tanta violência! E por aí vai.
Quero lembrar você de que a sua época, o seu tempo é agora. O que passou não tem mais volta e a melhor coisa a fazer é olhar para frente.
De nada adianta ficar se lamentando pelos erros cometidos no passado, pois isso vai apenas impedir que você olhe para frente, vai te impedir de aproveitar as novas oportunidades que surgirão, que é o que realmente interessa.
Pare de ver noticias negativas na televisão, pare de ouvir pessoas que insistem em repetir que nada está dando certo, que nada funciona, que o futuro é negro.
Essa atitude pode literalmente sabotar a sua felicidade. É isso que você quer?
Lembre-se que seu futuro não precisa ser uma repetição do passado, pelo menos não precisa ser, se assim você desejar.
Você é o único responsável por construir seu futuro. Portanto, esqueça do espelho retrovisor, olhe pra frente construa e sua vida dia após dia.
Pare agora o que estiver fazendo e sinta sua respiração… Isso, muito bem, respire profundamente… Agora expire, solte o ar e continue respirando.
Quantas vezes você presta atenção em sua respiração?
É provável que você responda que não presta atenção, simplesmente porque você está ocupado pensando naquilo que precisa fazer ou lembrando de um passado que não pode mudar.
A melhor coisa para se manter no presente é através da respiração, preste atenção em sua respiração e com certeza você vai limpar sua mente dos problemas e preocupações.
Pense nisso!
3 Comentários
Olá, excelente artigo.
Gostaria de saber a fonte da pesquisa mencionada no artigo que diz: “Alguns especialistas dizem que nós passamos cerca de 75% do nosso tempo lembrando de coisas do passado, 20% imaginando o futuro, e apenas 5% no presente.” Procurei e não consegui encontrar, se puder me passar um link eu agradeceria.
Olá Rafael, tudo bem? Obrigado por comentar aqui no Blog. Na verdade essa é uma informação que peguei em um dos treinamentos do Professor Marins da Anthropos Consulting, que por ser um especialista na área de desenvolvimento humano, nem questionei, como você está fazendo. Por incrível que pareça, por causa disso, fui pesquisar e encontrei esse artigo aqui – http://www.maisequilibrio.com.br/bem-estar/presente-passado-e-futuro-7-1-6-228.html que diz a mesma coisa e fala da mesma fonte.
Forte abraço
[…] Não há problemas nenhum em se lembrar do passado, o grande problema é que que com essas lembranças, muitos acreditam que seus melhores anos já se passaram, e agora nada podem fazer. Isso gera; depressão, pessimismo, arrependimento, e tantas outras emoções que não ajudam em nada viver o dia de hoje. Isso tem um nome; “síndrome do espelho retrovisor” , leia o artigo na íntegra clicando aqui. […]