Blog

O Segredo Para Transformar Seu Conhecimento Em Lucro.
29 de outubro de 2024
O Segredo Para Se Destacar Em Um Mercado Saturado
12 de novembro de 2024

Desapareça por 6 meses e volte irreconhecível

Sair de cena por um tempo pode parecer o oposto do que todos dizem, mas na prática, funciona.  

Sumir por um tempo de forma estratégica pode te ajudar a ter mais clareza para recomeçar de maneira mais consciente e organizada. 

E nesse artigo eu quero compartilhar com você a minha experiência de ter me desconectado por um tempo da Internet para fazer uma mudança de impacto na minha vida.  

A verdade é que muitos se sentem estagnados, frustrados, com a sensação de que estão correndo em círculos enquanto buscam o sucesso. É a tal corrida dos ratos, descrita pelo escritor Robert Kiyosaki no livro Pai Rico, Pai Pobre.

Eu gosto de chamar essa corrida dos ratos de Efeito Looping, porque parece que a sua vida é apenas a repetição de algo que você já viveu.

Os dias são iguais, as semanas são iguais e os anos parecem ser a repetição dos anos anteriores.

Tudo porque a gente fica nessa correria louca, sempre correndo atrás de alguma coisa, e quando consegue, começa de novo correr atrás de mais coisas.

Mas porque será que sempre parece faltar algo?

Porque muitos insistem em avançar sem nunca parar para respirar, para realmente se reorientar. 

Bom, eu poderia falar sobre a pirâmide das necessidades humanas de Abraham Maslow, para explicar porque a gente nunca se sente satisfeito, e até entender porque cada vez que adicionamos uma tarefa nova, um curso novo, uma rede social a mais, a sensação de estar “perdido” aumenta.

Mas às vezes, o que separa você de um futuro de sucesso é algo mais simples do que você imagina.

Durante anos eu fui adepto da multitarefa

Eu vivia fazendo sempre dezenas de coisas ao mesmo tempo, mas esse ano resolvi mudar essa maneira de agir para me reinventar.

Porque mesmo produzindo muito, eu sentia que estava vivendo a Síndrome do Rambo, atirando pra tudo quanto é lado e acertando muito pouco.

  Eu realmente senti que precisava dar esse tempo a mim mesmo. Talvez pela frustração de ter acreditado na ideia de que fazer mais é sempre o melhor caminho para o sucesso. 

Imagina que você está dirigindo por uma estrada onde a velocidade máxima é de 80km/h e de repente você vê uma placa dizendo que a partir de agora a velocidade é livre e você pode usar sua potência máxima.

Seria maravilhoso poder usar todo seu potencial para acelerar seus resultados, mas e se você estiver dirigindo na estrada errada? 

No mundo digital, você está sujeito a muitas armadilhas…um fulano diz que você precisa viralizar, o outro que você precisa criar uma comunidade, o outro que você precisa criar um movimento, o outro criar funis de vendas…

Todos tentando te convencer das suas verdades!

Eu estava ignorando um ponto essencial: clareza sobre o que eu realmente queria.

Sumir por 6 meses tem um único objetivo: Fazer você parar e te forçar a olhar para dentro…

E a verdade é que, sem essa pausa, muitas pessoas estão tentando alcançar objetivos que não são delas, sem tempo para entender suas próprias metas, apenas acumulando tarefas e distrações.

Eu acho que foi Jung que disse que quando você olha para fora você enxerga e quando você olha para dentro você desperta.

Foi exatamente isso que eu fiz, me desconectei por um tempo das coisas e me reconectei com aquilo que eu mais queria… ter o controle novamente da minha vida.

Deixa eu te contar o que descobri depois de sumir do radar por 6 meses. Talvez você se pergunte, mas eu não posso parar por 6 meses.

Não é sobre fugir ou parar; não é sobre abandonar tudo e viver como um monge; 

É uma escolha estratégica de fazer uma pausa para organizar e lapidar tudo que já tem. 

Eu não acredito nessa história de mudar radicalmente, nem de começar do zero. Quando decidi pausar, confesso que parecia arriscado, sair do radar me fez perder clientes, oportunidades e dinheiro, mas foi a chave que me fez sair do piloto automático de ficar tentando fazer as coisas sempre da mesma maneira, pra isso eu precisei…

1. Definir Metas Claras para os próximos 6 meses da minha vida. 

Antes de qualquer decisão, pare para definir o que você quer alcançar com esse momento.

Quer expandir seu negócio, aprender uma habilidade ou reconectar com suas metas? Isso é essencial para tornar sua pausa produtiva.

No meu caso eu queria reencontrar a minha essência, minha identidade para construir um posicionamento claro no mercado.

Depois de tantos anos fazendo e falando aquilo que os meus clientes diziam para eu falar, eu senti que tinha chegado a hora de tentar ser tudo para todo mundo.

Por isso, eu acabei dando um tempo de publicar vídeos aqui no Youtube, diminui radicalmente meus posts no Instagram e mais importante eu reduzi o consumo de conteúdo com dopamina barata.

Então o segundo passo é 

2. Desconecte-se do Mundo Digital: 

Se você não conseguir parar mesmo, limite drasticamente o uso de redes sociais e outras distrações digitais. Esse período offline é o que vai permitir que sua atenção volte para você mesmo, reduzindo as comparações e aumentando o foco.

Às vezes, a gente começa a navegar e quando se vê, passa uma hora. A culpa não é sua, o feed infinito foi feito para fazer você ficar preso na frente do celular.

Eu descobri que o verdadeiro inimigo é o que eu chamei de agenda de alienação, que foi implantada para manter você consumindo apenas conteúdos superficiais e que não vão te levar a lugar nenhum.

Nesse período desconectado eu li 17 livros, e isso me ajudou a investir meu tempo em algo que realmente iria expandir meu nível de consciência.

Mas pra isso eu tive que…

3. Criar uma Rotina Estruturada

Meses são feitos de semanas, semanas são feitas de dias e dias são feitas de horas, e mais importante do que você vai fazer em um mês é que você vai fazer nos próximos 60 minutos. 

Eu criei pra mim, uma rotina diária que me ajuda a maximizar a minha performance, que vai desde meditação, respiração, jejum intermitente até tomar café bullet proof.  e isso me ajudou a ser mais focado e produtivo.

Então, programe esses meses como um período de crescimento planejado, com um cronograma de aprendizado, prática e lazer. Uma rotina sólida ajuda a manter a sensação de propósito e traz resultados.

Você precisa encontrar tempo de qualidade para aprender algo novo, para cuidar da sua saúde e aumentar a clareza em relação ao que você quer.

Uma das coisas mais importantes que eu aprendi sobre pessoas de sucesso, é aquilo que elas chamam de “Senso de direção”. 

Se você quer alcançar coisas grandiosas em sua vida, você precisa sair da pista de alta velocidade por um tempo, encontrar a estrada certa e depois começar a acelerar novamente.

Eu estou começando a acelerar novamente, e mesmo assim eu não para de…

4. Investir em Autoconhecimento:

Como eu disse, durante esse período, eu li 17 livros, a maioria sobre comunicação, posicionamento e copywrting, mas 2 deles explodiram a minha cabeça, que são os livros do Dr. Joe Dispenza…

O primeiro é o quebrando o hábito de ser você mesmo, [CLIQUE AQUI PARA COMPRAR]

Esse livro me fez entender que o nosso futuro é a repetição do passado, se não mudarmos nossos hábitos.

O segundo é o Como se tornar sobrenatural [CLIQUE AQUI PARA COMPRAR]

Esse livro fala sobre como podemos realizar coisas extraordinárias se pudermos ter um cérebro coerente. 

Então, reforçando… você precisa aproveitar esse período para se conhecer mais a fundo. 

Meditação, leituras, autoconhecimento e, se possível, sessões de terapia ajudam a alinhar suas motivações internas com seus objetivos.

O filósofo de negócios Jim Rohn dizia que…

Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”.

Ou seja, é o ambiente que influencia e impacta diretamente sua realidade.

Se o ambiente não está te ajudando, mude o ambiente externo e você vai mudar o ambiente interno… em outras palavras, você vai se tornar irreconhecível por aqueles que não querem que você cresça

Bom, isso é o que eu acredito que pode te ajudar a dar uma pausa para ter clareza, foco e, especialmente, a confiança de que você está no caminho certo, um que faz sentido para você. 

Essa estratégia é o alicerce para quem quer estar entre os 1% que fazem diferença e não apenas repetem o que veem por aí.

Lembre-se: o maior erro que você pode cometer é seguir sempre em frente sem se permitir reavaliar.

Ter momentos de pausa planejada é o que separa quem atinge sucesso de quem apenas se esforça. Não é sobre quantidade; é sobre qualidade.

O que você achou? Deixe um comentário.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *