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Um Oceano Azul de Possibilidades

O ano mal começou e você já se sente estressado e preocupado com toda pressão por resultados? A crise mundial aumentou ainda mais as responsabilidades das equipes de vendas, que precisam se reinventar para conquistar novos clientes, manter os antigos e ainda superar a concorrência.

O fato é que hoje em dia não basta apenas fazer um bom atendimento, criar promoções ou conceder descontos. Seu concorrente já está fazendo o mesmo. Sabendo disso muitos vendedores repetem a estratégia e tentam baixar ainda mais seus preços, diminuindo assim suas margens de lucro, grande erro!

Uma pesquisa feita por Neil Rackham e John de Vicentis autores do livro, Reinventando a gestão de vendas, mostrou que;

O principal propósito da força de vendas não é apenas comunicar valor, mas agregar valor a cada cliente. Isso ocorre porque a tecnologia atual permite o acesso rápido a qualquer tipo de informação.

Portanto, seu objetivo a partir de agora não é apenas comunicar os benefícios dos produtos ou serviços que você oferece, mas descobrir uma maneira de gerar valor real para os clientes.

Apesar da tal crise, eu acredito que é possível fazer algo diferente. E a primeira coisa que você precisa fazer é parar de reagir aos acontecimentos e criar uma nova estratégia para aproveitar essa grande oportunidade.

No oriente a palavra crise tem dois significados; perigo ou oportunidade. É você quem decide como quer atravessar essa fase. Você pode escolher ficar com medo de não conseguir novos clientes ou decidir mudar sua forma de enxergar as coisas e aproveitar o momento para se reinventar.

Por isso quero perguntar a você; quais são as estratégias que você está usando para manter os clientes da sua base atual e quais são as novidades para atrair novos clientes?

W. Chan Kim e Renée Mauborgne, autores do livro A estratégia do oceano azul, falam sobre a inovação de valor, que tem como objetivo aumentar o valor percebido para cada cliente, criando demandas em mercados inexplorados, ao mesmo tempo em se que reduz o custo operacional da empresa.

No Brasil existem vários exemplos de empresas que criaram um oceano azul e deixaram a concorrência comendo poeira.

É o caso da GOL, Spoleto, Casas Bahia que conseguiram criar uma nova demanda ao oferecer valor extraordinário a um publico totalmente novo.

No Estados Unidos a Apple e a Starbucks, são exemplos de empresas que se reinventaram para criar uma nova demanda,  e com isso novos clientes. É claro que depois que você criar seu oceano azul, a concorrência vai correr atrás e copiá-lo. E se você não quiser que sua empresa vá para o oceano vermelho cheio de tubarões querendo uma fatia do seu mercado, você  vai continuar a procurar novas oportunidades, de se reinventar,  e principalmente levar cada vez mais valor aos seus clientes.

Um Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

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