Na semana passada o mundo se comoveu com o acidente do Air Bus A-330 da companhia aérea Air France. O voo de número AF 447 saiu do Rio de janeiro as 19:30 em direção a Paris e perdeu contato por voltas 23:30. Dentro do avião quase sessenta brasileiros e muitos estrangeiros. No total estima-se que 228 pessoas entre passageiros e tripulantes tenham perdido a vida no acidente. Até agora não se sabe ao certo o que houve, e as autoridades procuram respostas que possam indicar os fatos.
Enquanto escrevo esse artigo, 16 corpos já foram encontrados e estão sendo trazido para as bases militar de Fernando de Noronha e Recife. A marinha também está recolhendo centenas de partes do avião. Outras equipes tentam localizar a caixa preta através da qual poderão ter algum sinal do que de fato aconteceu.
Um comunicado oficial da Air France diz que não há esperanças de encontrar alguém com vida.
Sempre que existe um acidente desse porte, ficamos comovidos e refletimos a respeito de uma infinidade de coisas. O que aconteceu? Por que aconteceu? Poderia ter sido evitado? Nesse momento cabe aos especialistas entrarem em ação para tentar descobrir o que de fato aconteceu, e como podem criar sistemas seguros para que não volte a acontecer. Mas, e as vidas que se perderam? Essas não há como resgatar. Por isso, várias homenagens estão acontecendo no mundo. Os familiares querem manter a lembranças das pessoas vivas. Assim é a vida, somos lembrados pelo que fizemos enquanto estamos vivos.
Se nós podemos aprender alguma coisa a respeito desse terrível acidente, é que a vida, por ser tão frágil, deve ser vivida intensamente. Não conhecemos o futuro, mas podemos lidar com aquilo que acontece em nossas vidas, através das escolhas que fazemos diariamente. Tornar a vida maravilhosa é mais do que uma obrigação.
Infelizmente só somos retirados da letargia, quando vemos ou passamos por dor e perda. Por isso, quero pedir a você que não espere que alguma coisa triste aconteça para que, só então, você possa viver de verdade. Dentro daquele avião havia muitos sonhos que infelizmente não serão realizados, mas você pode…agora.
Às famílias das vitimas, meu profundo pesar, com o desejo e a esperança de que as autoridades competentes posam esclarecer os tantos “porquês”… Que esse acidente não tenha sido em vão.