Em setembro do ano passado o mundo parou por causa da crise financeira mundial. Muita gente duvidou que o Brasil pudesse enfrentar o desafio de manter o crescimento dos últimos anos. Alguns organismos financeiros especulavam que o país teria um encolhimento na economia. Não só isso não aconteceu, como crescemos mais do que os mais otimistas previam. Culpa dos “maravilhosos” políticos brasileiros? De forma alguma. Todos concordam que fizemos nossa lição de casa e algumas medidas foram acertadas. Mas o mérito é desse povo trabalhador que não foi apenas otimista, mas também colocou a mão na massa para fazer a economia andar.
Enquanto alguns empresários, com medo, simplesmente fincaram o pé e pararam com os investimentos, demitiram um monte de gente e ficaram esperando a crise passar, outros pisaram no acelerador e fizeram as coisas acontecerem. Das muitas palestras que fiz esse ano…
nas diversas empresas espalhadas pelo Brasil, muitas haviam feito investimentos antes da crise e decidiram continuar acelerando. Resultado; crescimento nas vendas e a contratação de mais pessoas.
A melhor coisa que você pode fazer para construir um futuro seguro é procurando pela incerteza de se tornar um empreendedor. O escritor de negócios Peter Drucker dizia que a melhor maneira para adivinhar como será o futuro é construindo o futuro hoje. E como você faz isso? Tomando decisões, entrando em ação. Correndo o risco de errar, mas também de acertar.
A frase que dá titulo a esse artigo é inspirada em um pensamento do ator norte americano Kyle Chandler, e representa muito bem aquilo que acredito ser a melhor coisa que podemos fazer para evitar o fracasso…criar oportunidades. As pessoas de sucesso, criam as próprias oportunidades. Não ficam esperando que as coisas aconteçam, não ficam esperando que a idéia genial para um novo produto caia no colo. Se Thomas Edison estive vivo, talvez dissesse algo como “A única maneira de ter uma idéia genial é ter 999 idéias idiotas”. Os empreendedores estão sempre dispostos a se arriscar, por isso, não tenha medo de ter idéias, não tenha medo de arriscar. Construa hoje o futuro que deseja.
Forte abraço