Todo começo de ano a história se repete. Muitas pessoas começam com a corda toda em busca de realizar seus objetivos, mas por algum motivo, vão perdendo a força e acabam desistindo daquilo que se propuseram realizar. Outras pessoas, porém, dizem que querem isso e aquilo, mas nem chegam a entrar em ação. Por que isso acontece? Simplesmente por que ficam esperando o melhor momento para agir. Acreditam que precisam se preparar melhor antes de fazer alguma coisa. Eu digo; o melhor momento é AGORA! Por isso, recomendo que mesmo que as coisas não estejam perfeitas, comece! Coloque seu “avião na pista” e vá ajustando o curso enquanto decola.
Preparei algumas dicas que poderão ajudar você a manter “vivo” seus projetos para 2011.
01 – Comece pequeno, Comece agora!
É muito comum ficar empolgado quando temos uma ideia ou quando pensamos em um novo projeto, mas o que acontece em seguida? A maioria das pessoas demora muito tempo no planejamento e acaba perdendo aquela euforia inicial gerada pela ideia. Minha recomendação é que ao descobrir o que precisa ser feito, entre em ação o quanto antes. Criar momentum é aproveitar o frescor da ideia em sua mente para começar a fazer. É muito mais fácil empurrar um carro que já está em movimento do que começar a empurrar um carro que está estacionado.
02 – Determine um prazo.
Eu sou fanático por prazos. Isso realmente me coloca no foco necessário para fazer acontecer. Talvez você seja assim, talvez não. Mas o fato é que se você não souber onde é a “linha de chegada”, pode ficar procrastinando a realização do projeto até o dia de São Nunca.
03 – Não desista.
Ou desista rápido. É muito comum ver pessoas desistindo logo que aparecem os primeiros obstáculos. Entenda que obstáculos é que mais vão surgir no caminho da conquista dos seus objetivos. Pense no motivo verdadeiro porque quer o que quer e terá forças para enfrentar os possíveis tropeços nessa jornada.
04 – Saia da zona de conforto.
A pior coisa que pode acontecer a um profissional é acreditar que já tem ou fez tudo o que tinha que fazer. Crie desafios para serem enfrentados, desafie a si mesmo se for necessário, mas não se transforme em um “pé de alface”, plantado atrás da segurança de sua mesa.
05- Brinque.
Ria, divirta-se durante o processo, não faça as coisas ao pé da letra. A criatividade e flexibilidade para mudar de estratégia quando for necessário é fundamental para que você se sinta motivado mais tempo.
06 – Busque a excelência.
Não existe “almoço grátis”. Se você quiser melhores resultados em sua vida, terá que fazer algum esforço, aliás, terá que dar o melhor de si. Não existem grandes prêmios para desempenho medíocre, se você quer realmente se destacar e fazer acontecer terá que ser excelente naquilo que faz.
Lembre-se, se você quiser realizar coisas maravilhosas em sua vida, terá que sair da sua zona segura e entrar em ação. O processo nem sempre é fácil, mas tenho certeza de que você vai sair revigorado a cada etapa superada, a cada novo degrau alcançado.
Pense nisso!
3 Comentários
Perseverar quando os desafios aparecem é o mesmo que lapidar um diamante! Quem busca sempre alcança, e gera em si energias que o atrairão para o caminho certo
Perseverar quando os desafios aparecem é o mesmo que lapidar um diamante! Quem busca sempre alcança, e gera em si energias que o atrairão para o caminho certo
Muito bom! Damos o tom, o ritmo e a cor! Tudo começa em nos!