O ser humano se considera a espécie mais evoluída deste planeta. Afinal, conseguiu sobreviver, até agora, a todo tipo de intempéries. Com certeza temos flexibilidade suficiente para nos adaptar a todo e qualquer tipo de situação. Não fosse isso, o “bicho-homem” estaria extinto há um bom tempo.
Enquanto o homem domina o mundo, no mercado corporativo, também conhecido com “Selva Corporativa”, o homem-bicho-homem tem tido cada vez mais dificuldades para se adaptar e sobreviver a todas as mudanças no ambiente, que influencia diretamente em seu comportamento. É interessante perceber como os profissionais vão perdendo velocidade à medida que o tempo passa. Há um momento em que muitos perdem o brilho nos olhos que tinham na época dos testes de seleção
Tempos atrás li em uma revista alguns tipos de perfis profissionais e sua associações com animais. Um que me recordo é o do “profissional pato”. O pato tem uma característica interessante, pois sabe nadar, andar e voar, que em se tratando de habilidades, tem uma série de vantagens sobre os outros, exceto por um motivo, o pato faz tudo o que faz, mas faz de forma… “mais ou menos”.
A águia também sabe voar, mas tem visão, velocidade e foco que são determinantes para sua sobrevivência. O guepardo é o animal terrestre mais rápido do mundo e atinge mais de 100 km por hora em velocidade final. O tubarão é o rei dos mares. Velocidade, estratégia e força são suas principais características. Sabendo que esses animais são os melhores no ar, na terra e na água, e se você pudesse escolher, qual você seria? Uma Águia, um Guepardo ou um Tubarão? E se eu lhe dissesse que mesmos esses “especialistas”, correm riscos e não estão livres de extinção?
Entenda que nos dias atuais não basta ser apenas especialista em uma área. Você tem que ser uma mistura dos três. Ou seja, acabou a era do especialista. Vivemos na era do multiespecialista, o profissional que é especialista (e competente) em várias áreas. Este profissional possui conhecimento técnico, foco, velocidade em tomar decisões, é um estrategista nato, entende de gente, sabe trabalhar em equipe, e ainda por cima faz isso com os “pés nas costas”.
Eu sei que desenvolver novas habilidades não é um troço fácil, principalmente quando nos acostumamos com a segurança do ambiente que já conhecemos. Mas insisto em dizer que é imprescindível continuar buscando o crescimento e a adaptabilidade, se você quiser manter-se competitivo na área em que atua.
Você pode ser um pato e conviver bem com isso, ou tornar-se um “Águepardão” (mistura de águia, guepardo e tubarão), entre os três uma característica é predominante; a VELOCIDADE. Não seja atropelado pelo trem das mudanças. Estamos na era em que o mais rápido vai devorar o mais lento. Na África, todos os dias, um leão acorda sabendo que precisa ser mais rápido que a gazela ou morrerá de fome. Da mesma forma, todos os dias na África, a gazela acorda sabendo que precisa ser mais rápida que o leão ou será devorada por ele. Não importa quem você seja, apenas saiba de uma coisa, Você precisa ser mais rápido que os outros.
Forte abraço
O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Comente, dê sua opinião participe.